
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Roma se enfrentam neste domingo, 26, às 16h, no Couto Pereira, pela 11ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense 2012. Com remotas chances de título, o Coritiba tenta tirar lições de um turno em que a qualidade de jogo apresentada ficou abaixo da crítica e a necessidade de reforços claramente visível. Pela frente, terá um Roma que estacionou na metade da tabela mas, mesmo assim, acabou demitindo o técnico Pedro Caçapa e espera vida nova no segundo turno da competição Estadual
Vencer, torcer e, acima de tudo, aprender com os erros para evitar novos fiascos
Na última quarta-feira, 22, o Coritiba foi até a Vila Capanema para enfrentar o rival A. Paranaense em um AtleTiba esquisito em virtude da determinação dos organizadores da partida, que permitiram apenas a presença da torcida rival que, diga-se de passagem, compareceu em número bastante reduzido. Embora o jogo tenha sido emocionante e franco, em virtude da necessidade da vitória de ambas as partes, ficou evidente as limitações de ambas as equipes. Pior para o Coritiba que, em muitos momentos, acabou acuado pelo rival da segunda divisão, preocupando (e muito) a sua torcida para os futuros compromissos, como o Campeonato Brasileiro. A cada rodada que passa, os pesadelos sobre uma fraca campanha a nível nacional aumentam, assim como a angústia de pensar em conviver com fantasmas do passado.
Por isso, é preciso ter a humildade em reconhecer os erros e rever o planejamento enquanto há tempo. Reforços para diversos setores do campo são necessários, assim como chances para jogadores da base. Entretanto, os jogadores que porventura desembarcarem em Curitiba precisam ter qualidade suficiente para resolver os problemas e não apenas encher prateleiras, como se o clube fosse um verdadeiro balcão de negócios. Nesse sentido, o técnico Marcelo Oliveira, que fez um bom trabalho no AtleTiba, necessita ter voz ativa para cobrar a diretoria e Felipe Ximenes por reforços.
Em relação ao time que encara o Roma e espera contar com a sorte para vencer o turno, o treinador Coxa-Branca precisará conviver com mais problemas. Willian, que foi vetado de última hora do AtleTiba, segue em tratamento médico e permanecerá de fora. Tcheco continua a substituí-lo. Assim como o volante, Pereira apresentou um desgaste muscular em função do esforço da última rodada e também foi vetado. Demerson é opção para o seu lugar. Já o lateral Jackson, expulso em um lance que só o árbitro Heber Roberto Lopes pode explicar o porquê do cartão, cumpre suspensão automática e cederá lugar a Gil. Por fim, Renan Oliveira reclamou de leves dores musculares e pode ser poupado. Nesse caso, Éverton Ribeiro apareceria como titular. Nas demais posições, a equipe é a mesma que empatou o clássico.
De técnico novo, Roma tenta aquecer os motores para o segundo turno
Na oitava colocação do Campeonato Paranaense, o Roma experimenta certa instabilidade na competição. Relativamente longe da disputa contra o rebaixamento, o time de Apucarana parece conseguir o seu objetivo de manter-se na primeira divisão Estadual. Entretanto, nem isso foi suficiente para que a diretoria do clube do Norte do Estado não realizasse mudanças no comando técnico. Após o empate por 0x0 contra o Paranavaí, em casa, o treinador Pedro Caçapa foi demitido e, em seu lugar, assumir Cláudio Eduardo Pereira, o Piruá.
A meta do treinador para o confronto diante do Coritiba é iniciar o planejamento para o segundo turno do Paranaense, com a intenção de elaborar um padrão tático para a equipe. Justamente por isso, não está descartada a hipótese de Piruá realizar alguns testes em seu time. A grande novidade deve ser o retorno do atacante Fábio, que não atuou no empate por 0x0 com o Paranavaí por estar suspenso. Com isso, Felipe Capixaba deve voltar a ser opção no banco de reservas.
Panoramas da partida
Embora as chances de título do primeiro turno sejam bastante reduzidas, os jogadores do Coritiba têm a obrigação de lutar até o final, vencer o Roma e torcer para que a sorte esteja ao lado. Somente o título salvaria uma péssima primeira parte de competição mas, nem sob essa hipótese, as deficiências do time podem ser mascaradas. A necessidade de reforços é urgente, assim como um choque em alguns jogadores do elenco que vêm rendendo muito abaixo do que podem. De qualquer maneira, seja qual for a classificação final do Coritiba neste turno, é fundamental que a equipe melhore de rendimento e faça uma segunda parte de campeonato minimamente decente.
Ofensivamente, o Coritiba precisa voltar a ter mobilidade no campo de ataque e isso passará, fundamentalmente, por uma melhor atuação do meia Lincoln, que vem devendo bastante nestes primeiros jogos com a camisa Coxa-Branca, fazendo com que a torcida lembre, com saudade, de Marcos Aurélio. Além dele, Éverton Ribeiro (o provável titular, visto que Renan Oliveira deve ser poupado) precisa querer aproveitar as chances que passam e demonstrar um bom futebol. Improvisado na direita, Gil deve ser outra boa opção de ataque, visto que deve ter a instrução de avançar ao fundo com mais frequência. Pelo alto, Emerson e Demerson podem ser boas alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba deve tomar cuidado com o retorno de Fábio, artilheiro da equipe de Apucarana com quatro gols no campeonato. Elton, seu companheiro de ataque, é um jogador de boa presença de área, que também merece cuidados. Outro jogador que a defensiva Coxa-Branca deve ficar ligada é o meia Ricardinho. Por fim, o cuidado com as jogadas de bola aérea sempre é importante, especialmente contra o Roma, que apresenta altos zagueiros, como Robenval.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida do Coritiba comparecerá em bom número para empurrar a equipe neste último compromisso do turno do Campeonato Paranaense. Entretanto, a torcida também deve cobrar uma maior produção dos jogadores, que ficaram devendo muito na maioria dos jogos desta primeira fase. Torcedor Alviverde, vá ao Couto Pereira para comemorar mais esse triunfo e, quem sabe, o título deste turno, que viria para acalmar os ânimos mas, em hipótese alguma, deve esconder os muitos defeitos apresentados.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 11ª rodada - 1º turno
Coritiba x Roma
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 26/02/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso e Tcheco; Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro (Renan Oliveira); Caio Vinícius.
Técnico: Marcelo Oliveira
Roma:
Spada; Grafite, Robenval, Luís Paulo e Gílson; Sérgio, Bahia, Léo e Ricardinho; Fábio e Elton.
Técnico> Cláudio Eduardo Pereira (Piruá)
Árbitro: Fábio Filipus/PR
Assistente 1: Luiz Henrique de Souza Santos Renesto/PR
Assistente 2: Ricardo Vilar Neves/PR
4º Árbitro: Cristiano Antônio Teixeira/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)