
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e J. Malucelli se enfrentam nesta quarta-feira, 19, às 19h30, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois da estreia com vitória do time principal na competição, o Verdão tenta jogar ainda melhor para somar mais três pontos e se aproximar dos líderes. Além disso, outra atração para o jogo é a comemoração pelo milésimo jogo profissional da carreira de Alex. Do outro lado, o líder e único invicto da competição. Como de costume, o J. Malucelli se destaca no campeonato e promete ser uma parada bastante difícil para o Coritiba na noite desta quarta-feira
Depois da "estreia", Verdão tenta manter o ritmo
Na última sexta-feira, o Coritiba lançou seus titulares pela primeira vez no campeonato e fez uma "estreia" relativamente tranquila. Depois de um primeiro tempo em que levou alguns pequenos sustos, o time se acertou na segunda etapa, foi muito superior ao Rio Branco e, com dois gols de Geraldo, somou três importantes pontos na tabela de classificação. A vitória deixou o Coritiba na sétima colocação, dentro da faixa dos clubes que estarão na segunda fase do Paranaense. Agora, a tendência é que a equipe siga evoluindo para conquistar ainda mais pontos e se prepare para encarar a fase aguda do campeonato, mirando o quinto título consecutivo.
Além do bom desempenho coletivo, principalmente na segunda etapa, quando Dado Cavalcanti ajustou o posicionamento de sua equipe dentro do gramado, vale destacar também as boas atuações individuais, especialmente de Alex e Deivid. O menino de ouro Alviverde (que fará o seu milésimo jogo como profissional na partida desta quarta-feira) encheu os olhos da torcida e da imprensa com passes milimétricos e uma ótima movimentação. Já o artilheiro Coxa-Branca "entregou" o primeiro gol a Geraldo e, aparentemente em ótima forma, se deslocou muito, abrindo espaços e criando chances de gol. Considerando que foi apenas a primeira partida da dupla em 2014, as perspectivas são boas para a temporada.
Em relação à equipe que entra em campo diante do J. Malucelli, a grande ausência será Roni, que foi o principal destaque no primeiro tempo da partida diante do Rio Branco. O atacante sofreu uma lesão na coxa e não poderá atuar. Sendo assim, Geraldo recupera a posição de titular e fará a mesma função, abrindo constantemente pelo lado esquerdo. No meio, Gil destoou um pouco do restante da equipe, mas ganha nova chance. A grande dúvida passa a ser Deivid, que sentiu um desconforto muscular no último coletivo e pode ser poupado. Neste caso, Júlio César assumiria o comando de ataque Alviverde. No restante da equipe, Dado Cavalcanti não promove qualquer atuação.
Líder, J. Malucelli quer continuar ofuscando os colegas da capital
Mais uma vez, o J. Malucelli faz um excelente início de Campeonato Paranaense. Seguro, o único time invicto da competição foi capaz de promover reações incríveis no Janguito Malucelli diante do Arapongas e do Rio Branco para evitar derrotas e seguir, por enquanto, com o status de "time imbatível" nesta edição do Estadual. Os 12 pontos do time do Parque Barigui praticamente já garantem participação na próxima fase mas, desta vez, além de conquistar uma vaga nas competições nacionais, o J. Malucelli quer deixar de lado a fama de "cavalo paraguaio" e brigar seriamente pelo título.
O time tem, como principal diferencial, o entrosamento. A equipe é muito parecida com aquela que disputou o último Paranaense, com algumas caras bastante conhecidas como o zagueiro Leandro Silva, os meias Thiago Santos e Andrezinho e os atacantes Bruno Batata e Getterson, todos com presença confirmada na equipe do técnico Sandro Forner para o jogo desta quarta. A principal dúvida parece estar na lateral, onde Baiano e Evandro disputam a vaga. A definição deve ficar apenas para minutos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
Depois de uma certa ansiedade na estreia e do primeiro contato com a bola em uma partida oficial, o time Coxa-Branca tem tudo para render ainda mais na partida desta quarta-feira. E realmente será preciso um desempenho ainda melhor, porque o J. Malucelli é, provavelmente, o segundo melhor time do campeonato, apresentando muito entrosamento. A situação na tabela ainda não é confortável e, por conta disso, os jogadores do Verdão precisarão buscar a vitória a qualquer custo, mostrando-se atentos e determinados durante os 90 minutos da partida.
Ofensivamente, o Coritiba deverá manter a tendência da partida diante do Rio Branco e trabalhar principalmente pelos lados do campo. Nesse sentido, Geraldo e Gil serão bastante importantes, pois, além de receberem o apoio dos laterais, devem impor velocidade ao estilo de jogo da equipe. Caso a estratégia volte a dar resultado, quem agradece é Alex, que terá mais espaços para trabalhar no meio-campo e poderá encostar em Deivid ou Júlio César, na referência, criando jogadas de perigo ao gol adversário. As jogadas de bola parada também podem ser interessantes alternativas, principalmente caso o jogo permaneça truncado.
Na parte defensiva, o Verdão deverá tomar muito cuidado com a competente dupla de ataque do J. Malucelli, formada por Bruno Batata e Getterson que, curiosamente, foram formados nas categorias de base do Coritiba. Os dois vêm demonstrando muito entrosamento e, além disso, são os responsáveis diretos pela maior parte dos gols do time do Parque Barigui. Além deles, a defensiva Coxa-Branca também deve prestar muita atenção nos meias Thiago Santos e Andrezinho, que são bastante habilidosos e criativos. Por fim, também é preciso conter o avanço dos laterais e prevenir os lances de bola parada.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá às arquibancadas do Couto Pereira para prestigiar outra partida e empurrar os jogadores rumo à segunda vitória consecutiva. Um novo triunfo aproximará o Coritiba do topo, dando um pouco mais de tranquilidade nesta reta final da primeira fase. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Mais uma vez, o Coritiba precisa de sua energia a vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 7ª rodada - 1ª fase
Coritiba x J. Malucelli
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 19/02/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Willian, Germano, Gil e Alex; Geraldo e Deivid (Júlio César).
Técnico: Dado Cavalcanti
J. Malucelli:
Edvaldo; Evandro (Baiano), Leandro Silva, Alex Fraga e Tomas; Wellington, Cleiton, Thiago Santos e Andrezinho; Bruno Batata e Getterson.
Técnico: Sandro Forner
Árbitro: Rafael Traci/PR
Assistente 1: Maurício José Braga/PR
Assistente 2: André Luiz Severo/PR
4º Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)