
RESULTADO
Um passeio. Na tarde deste domingo, 20, o Coritiba antecipou o final de semana de Páscoa e deu um verdadeiro chocolate em seu rival no gramado sintético da Baixada. Um 2x0 categórico, em que o goleiro Wilson não fez uma defesa sequer. E ainda ficou barato, tamanha a superioridade do Verdão na partida. Gramado devidamente batizado e vitória consagradora de um time que, hoje, foi muito bem armado por Gilson Kleina e mostrou um bom futebol do início ao fim.
Após um susto logo no início da partida, quando Vinícius cruzou da direita e a bola passou com perigo com Walter e Pablo, o Verdão criou a primeira boa chance. Aos 5 minutos, Juan recebeu belo lançamento de Luccas Claro na esquerda e cruzou. Negueba subiu mais que a defesa e cabeceou para excelente defesa de Wéverton. Bem adaptado ao gramado, o Coritiba seguia melhor e criou outra chance aos 15 minutos. Após cobrança ensaiada de escanteio, Ceará cruzou e Alan Santos cabeceou para outra boa defesa do goleiro rival. No lance seguinte, Negueba recebeu na esquerda e chutou de curva, com muito perigo à meta adversária. O Coritiba era muito melhor no jogo e aos 20 minutos criou outra chance. Negueba recebeu, Juan ultrapassou, recebeu e cruzou. A zaga do A. Paranaense se enrolou mas Kléber não conseguiu finalizar, desperdiçando boa chance.
Depois deste início, o jogo perdeu um pouco de velocidade e ficou concentrado mais no meio-campo. Mesmo assim, quem voltou ao ataque foi o Coritiba. João Paulo cobrou escanteio, Alan Santos desviou e Kléber, já dentro da pequena área, não conseguiu chegar na bola. Depois disso, novamente o jogo perdeu em emoção e o único lance que gerou um pouco mais de movimentação foi quando Kléber acabou levando amarelo por discutir com um jogador rival. O último lance de perigo no primeiro tempo foi a única vez que o A. Paranaense chegou perto da meta de Wilson. Walter recebeu na direita e cruzou totalmente errado. Negueba não foi na jogada e permitiu a chegada surpresa de Pará, que cabeceou para fora. Final de um primeiro tempo em que o Coritiba foi totalmente superior ao seu adversário, mas não conseguiu marcar.
O Coritiba iniciou o segundo tempo da mesma maneira que terminou a primeira etapa. Kléber ganhou jogada pela esquerda na raça e tocou para Alan Santos, que bateu forte. A bola desviou em Deivid e foi pela linha de fundo. Aos 6 minutos, o A. Paranaense teve a sua melhor chance até então na partida. Vinícius tocou por trás da zaga, Marcos Guilherme apareceu já dentro da área e, na hora de chutar, acabou pegando errado. Aos 12 minutos, o técnico Paulo Autuori fez duas substituições ao mesmo tempo. Pará e Marcos Guilherme deram lugar a Roberto e Giovanny. Dois minutos mais tarde foi a vez de Gilson Kleina fazer a primeira. Dudu, que foi mal na partida, foi substituído por Thiago Lopes. No lance seguinte, Alan Santos recebeu no bico da grande área e bateu firme para outra boa defesa de Wéverton.
Aos 16 minutos, o Coritiba chegou de novo em bom contra-ataque. Negueba habilitou Juan, que rapidamente tocou para Kléber. Ele bateu e a zaga afastou. Na cobrança de escanteio, João Paulo bateu na cabeça de Juninho. Paulo André, sem "Bom-Senso" nenhum, enfiou a mão na bola dentro da área, cometendo um pênalti tão escandaloso quanto o nível da arbitragem deste Estadual. O árbitro não marcou a infração. Logo depois, com câimbras, Kléber deixou o gramado para a entrada de Vinícius. Aos 28 minutos, saiu o merecido gol do Verdão. Negueba, o melhor do jogo, recebeu na direita, levantou a cabeça e cruzou com muita perfeição. Thiago Lopes apareceu por trás da zaga e cabeceou para o fundo do gol de Wéverton. Já no lance seguinte, o Coritiba quase chegou ao segundo. Carlinhos bateu e a bola estourou na zaga. Entretanto, seis minutos mais tarde, o Coritiba matou o jogo. Vinícius (que entrou muito bem no jogo) recebeu na esquerda e já dominou fintando Eduardo. Ele invadiu a área e sofreu pênalti. Juan bateu com muita categoria e fez 2x0. Festa da torcida Coxa-Branca, que calou a Baixada mais uma vez, como de praxe. Dois minutos mais tarde, André Lima, que conseguiu levar cartão no banco de reservas, fez falta no meio de campo e foi expulso. Aos 42, Gilson Kleina fez a sua última alteração. Negueba cedeu lugar a Amaral. O jogo tava absolutamente decidido. Grande vitória de um Coritiba maduro, que massacrou o seu rival do início ao fim.
O Coritiba fecha a primeira fase da competição no próximo final de semana, diante do Maringá, no Couto Pereira. O Verdão precisa vencer para garantir o terceiro lugar da competição, adquirindo vantagens para a próxima fase.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)