
ARBITRAGEM
Na primeira rodada do returno do Campeonato Paranaense, muitas polêmicas envolvendo arbitragem aconteceram e o assunto deverá ser discutido pela Federação Paranaense de Futebol.
Segundo várias rádios e emissoras de televisão de Curitiba, que acompanharam os jogos entre Engenheiro Beltrão 1x1 Coritiba e A. Paranaense 2x2 Império, erros grotescos de arbitragem aconteceram na rodada.
No sábado, em Engenheiro Beltrão, o árbitro Heber Roberto Lopes fez uma péssima arbitragem, prejudicando o Coritiba. Primeiro marcou um pênalti inexistente a favor do Engenheiro Beltrão, numa jogada onde Jackson estava de costas para o lance e a bola acabou batendo em seu braço.
No segundo tempo da partida, o árbitro não marcou a penalidade máxima numa jogada similar cometida por Reginaldo, do Beltrão, sendo que desta vez o jogador estava de frente para o lance. Minutos mais tarde, Luiz Carlos sofreu uma penalidade clara cometida pelo goleiro Júnior e Heber não assinalou.
Mas, sem dúvida alguma, a pior arbitragem aconteceu na Arena da Baixada no domingo, durante a partida A. Paranaense x Império. Um lance que ficará na história do futebol paranaense, um dos mais grotescos erros de arbitragem ocorreu quando, aos 29 minutos da segunda etapa (a partida estava 2x1 para o Império Toledo), em um cruzamento pela direita, Willian recebeu a bola e chutou em direção ao gol, mas a bola saiu pela linha de fundo, batendo na placa de publicidade e tocando na rede pelo lado de fora.
Na continuidade do lance, o jogador William lamenta o insucesso da conclusão, socando o gramado; o gandula repassa a bola para a cobrança do tiro de meta e os jogadores se posicionam naturalmente para a continuidade do jogo quando, inexplicavelmente, o árbitro da partida, o Sr. José Francisco de Oliveira e o assistente Rogério Luder, incorretamente validaram o lance, concedendo o gol de empate do time rubro-negro.
Serviço
O cartunista Cássio Salgado do site A Turma do Vô Coxa fez uma tirinha bem-humorada para mostrar o que vem acontecendo com o futebol no Estado do Paraná.
Para saber mais do site A Turma do Vô Coxa que contém histórias em quadrinhos e artigos sobre o Coritiba clique aqui.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)