
PARANAENSE
Em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Paranaense, o Coritiba sofreu sua segunda derrota na competição. Agora, o Verdão precisa desesperadamente da vitória frente à equipe do Roma, no próximo domingo, em Apucarana.
A equipe do site Coxan@utas acompanhou a partida através das transmissões das rádios Banda B, Clube B2 e Transamérica. A análise do jogo se deu com base nas considerações das equipes esportivas destes três veículos que enviaram seus profissionais até a cidade de Londrina, para acompanhar a partida.
Para quem precisará de um time forte na disputa da série B do Campeonato Brasileiro, fazer uma campanha ruim no paranaense não é um começo animador. O Alviverde é hoje o sexto colocado do grupo, com 5 pontos. A equipe do Roma joga hoje e pode ultrapassar o Coritiba, colocando-o na penúltima posição. Seja sexto ou sétimo colocado, nada disso condiz com a tradição do Coxa e com a aquilo que o torcedor poderia esperar do time.
Além da confusão tática idealizada por Márcio Araújo, lamentavelmente alguns dos novos contratados já começam a dar mostras de que não estão à altura da camisa do Coritiba. De positivo, as boas estréias de Renan e Keirrison. Os dois jovens entraram no segundo tempo e deram uma maior ofensividade ao time Coxa. Keirrison teve dois bons momentos. No primeiro chegou a marcar um gol, mas que foi anulado, por impedimento. No segundo, cabeceou uma bola que tinha o endereço do gol, mas o atacante Ludemar se atrapalhou no lance e acabou desviando a trajetória da bola, que saiu pela linha de fundo.
Nem mesmo com um jogador a mais por mais de vinte minutos, a equipe do Cori foi capaz de marcar pelo menos um gol no apenas esforçado time do Londrina. Mais uma decepção para o torcedor do Verdão. As equipes esportivas avaliaram como sendo justa a vitória da equipe do Londrina.
As análises foram muito parecidas, afirmando que o time Coxa pouco jogou e que teve uma postura muito defensiva diante de um adversário fraco. Perante mais este resultado ruim, o Departamento de Futebol do Clube precisa abrir bem os olhos e delinear um novo rumo para o Glorioso, avaliando os resultados e tomando medidas necessárias.
Confira como foi o jogo
No primeiro tempo, a equipe da casa começou melhor, tocando a bola e sufocando o Cori. No contra-ataque, Ludemar chutou forte, mas sem direção. Aos 6 minutos, o time Coxa-Branca teve uma falta a seu favor: Julinho cobrou, mas Ludemar não aproveitou o lance.
Aos 10 minutos, Jefferson chutou forte, depois de receber passe de Wilton Goiano, mas a zaga afastou pela linha de fundo. Três minutos depois, novamente Jefferson leva o Alviverde à frente, mas o goleiro sai bem do gol e evita o lance, segurando firme a bola.
Naquele momento do jogo, o meio-de-campo do Alviverde do Alto da Glória não tinha a posse da bola e estava muito distante do ataque - sem a bola chegar, era muito visível que o Coritiba não abriria o placar.
Além disso, a zaga, apesar de bem postada, cometia muitas faltas, o que permitiu que o time do Norte forçasse mais o jogo.
Aos 30 minutos, um lance de muito perigo contra o gol Coxa: escanteio cobrado pelo Londrina, a zaga não corta, o atacante cabeceia bem e o goleiro Artur faz uma importante defesa.
Aos 36 minutos, finalmente o Coritiba consegue levar algum perigo no ataque. Falta perigosa para o Cori. O árbitro erra, ao não assinalar o cartão amarelo. Ricardinho bateu bem e o goleiro londrinense praticou boa defesa.
Aos 39 minutos, perigo na zaga do Glorioso: o ataque alviceleste chegou pela esquerda, com Eduardo. Jéferson arremata para o gol, para mais uma ótima defesa de Artur.
Novamente era visível o erro de posicionamento do Verdão. Jogadores muito distantes uns dos outros, deixando muitos espaços entre os compartimentos do time, repetindo os erros contra Toledo e União, o que novamente facilitou sobremaneira o jogo do adversário. A zaga coritibana estava muito atrás. O meio de campo não se aproximava dos atacantes. O Londrina era melhor em campo, mas Artur fazia a diferença no gol coritibano.
As equipes esportivas que cobriram o jogo criticaram muito a postura tática e o desempenho de alguns jogadores do Cori. Um dos mais criticados foi Julinho, que é ala, mas vem atuando no meio-de-campo.
O primeiro tempo termina com o Londrina melhor. O Alviverde não teve força ofensiva e o meio-de-campo não criou nada. Alterações já no intervalo eram esperadas.
No primeiro bom momento do segundo tempo, aos 3 minutos, o Tubarão abre o placar. Jefferson cobrou falta, cometida por Vagner, e o zagueiro André, de cabeça, livre de marcação, marcou para o time da casa. Londrina 1x0 Coritiba.
Aos 10 minutos, Vagner fez mais uma falta e recebeu o cartão amarelo, mantendo a sua média pessoal de faltas e cartões amarelos.
Aos 21 minutos, Anderson salvou um lance de perigo, mas, no rebote, o jogador Carlos Lima chutou forte, para uma defesa espetacular de Artur, que espalmou a bola pela linha de fundo.
Aos 26 minutos, o Tubarão quase ampliou com Eduardo, que aproveitou bem o cruzamento, matou a bola no peito e chutou forte, mas a bola bateu na trave.
Aos 27 minutos, Ronaldo Marconato (LEC) foi expulso por cometer falta violenta. Mesmo assim, o time Coxa não conseguiu reagir na partida.
Aos 39 minutos, após uma ligeira melhora Coxa, novo lance de perigo contra a meta Alviverde: Anderson tentou tirar de carrinho e a bola explodiu na trave da meta de Artur.
Aos 40 minutos, o estreante Keirrison marca, mas o auxiliar Roberto Bratz invalida o gol do Coritiba, assinalando impedimento do jovem atacante do Verdão.
Após o jogo Almir Zanchi falou à imprensa apenas sobre novas contratações e o possível acerto com Caio e com o zagueiro Marcelo Batatais.
A disputa da série B será árdua, e a torcida não espera outra alternativa que não seja a subida do time neste ano. É preciso que um rumo seja traçado e, dentro do necessário, sejam tomadas atitudes drásticas com relação àqueles que não estão correspondendo.
Neste momento, seria importante que, pelo menos um dos três comandantes do futebol Coxa (Almir Zanchi, Odivonsir Frega e Capitão Hidalgo) tivesse se pronunciado a respeito do atual momento do Clube e sobre as perspectivas do futuro. Era, no mínimo, isso que poderia ter sido feito e que ainda pode.
Há muito tempo pela frente antes do início do Campeonato Brasileiro. Ainda dá para consertar muita coisa, para isso basta o Departamento de Futebol Profissional do Clube passar a agir. A volta de Caio já é um bom início, mas não parece suficiente.
Foto: Angela Eyherabid Araujo para os Coxan@utas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)