
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 9, às 19h30, na Vila Capanema, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois do empate na última rodada, o Verdão necessita da vitória para, além de dar um salto na tabela, ganhar moral e preparar a estreia do elenco principal, o que deverá acontecer na próxima sexta-feira. Além disso, mesmo com equipes alternativas, um AtleTiba sempre mexe com as emoções e vale muita coisa. Pela frente, um rival que ainda vive sob o êxtase da suadíssima conquista da vaga na Libertadores e que busca uma reação imediata no Paranaense para evitar a participação no Torneio da Morte, que definirá os dois rebaixados à Segunda Divisão
Vai pra cima deles, Coxa!
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Cianorte, no Couto Pereira, para tentar encaixar duas vitórias consecutivas no Paranaense e mirar as primeiras colocações do campeonato. Entretanto, não foi isso que aconteceu. Após um primeiro tempo razoável, em que teve as melhores chances, mas não conseguiu penetrar na defesa adversária, o Alviverde ficou em superioridade numérica na segunda etapa, quando um defensor do Cianorte foi expulso. Curiosamente, a partir deste momento, o time do interior tomou as rédeas do jogo e chegou ao seu gol. A resposta foi imediata e, no lance seguinte, Anderson Costa empatou para o Verdão. Quando se esperava a virada, outra vez o Coritiba se perdeu e, no final, ainda teve que comemorar o empate, visto que o Leão do Vale do Ivaí perdeu chances incríveis de vencer o jogo.
Mas agora é hora de colocar a cabeça no lugar e simplesmente focar o AtleTiba. Será a "despedida" dos garotos Alviverdes, que fizeram as cinco primeiras partidas do campeonato e, logicamente, não querem sair com derrota, muito menos no jogo mais importante do Estado, em que a grande maioria dos jogadores destes jovem elenco Alviverde fará a estreia no maior clássico da capital. Portanto, é preciso que o Coritiba demonstre qualidade, suba de nível e vença o clássico.
Em relação ao time, o técnico Zé Carlos, que também se despede do comando do Coritiba neste domingo e cederá lugar a Dado Cavalcanti, novamente tem que conviver com problemas. Além de Djair, Artur e Maykon, que já estavam no DM, o técnico Coxa-Branca perdeu o zagueiro Wallyson, também machucado. Em seu lugar entrará Igor Leandro, que formará dupla com Rafael Bonfim. Na frente, Zé Rafael voltou a ir muito mal diante do Cianorte e abrirá espaço para a grande novidade da equipe. Depois de um longo tempo afastado, Anderson Aquino reaparece e tenta, ao lado de Keirrison, reencontrar o caminho para o bom futebol. No restante, a equipe será a mesma da última rodada.
Depois da euforia descabida, A. Paranense tenta escapar do rebaixamento
No meio de semana, o torcedor do A. Paranaense viveu uma verdadeira agonia em 90 minutos. Para passar pela Pré-Libertadores e evitar um vexame que só o Corinthians (diante do Tolima) experimentou, o rival contou com um gol de pênalti aos 52 minutos do segundo tempo e toda a incompetência do fraquíssimo time do Sporting Cristal nas cobranças de pênalti para avançar de fase. A euforia nas arquibancadas contrastou coma "fúria" do presidente do time rubro-negro que, dos camarotes, bradava contra seus próprios torcedores, em uma surreal cena flagrada pela televisão.
No Paranaense, o time de Dejan Petkovic vai mal das pernas. Penúltimo colocado, o time luta para fugir da Segunda Divisão Estadual e precisa, a qualquer custo, de um bom resultado neste domingo. Uma derrota para o Coritiba somada à difícil tabela que o time rival ainda tem pela frente pode selar o fracasso. Em relação à equipe, o técnico sérvio deve promover algumas mudanças, principalmente na zaga. Mário Sérgio e Sidclei, que deram outra cara ao time na derrota para o Rio Branco, no último final de semana, devem ser promovidos a titulares e assumem as laterais. Com isso, Léo Pereira retorna à zaga e Juninho ao meio-campo. Na frente, o jovem Mosquito vem demonstrando muita qualidade e será mantido. Crislan, que já atuou no Campeonato Paranaense do ano passado, volta a ser a referência na frente.
Panoramas da partida
Para que o jovem elenco Alviverde se "despeça" bom do Campeonato Paranaense, será preciso jogar com muita vontade, determinação, raça e comprometimento. O clássico na Vila Capanema tem tudo para ser bastante nervoso e de um nível técnico não muito elevado em virtude das precárias condições do gramado. Pelo lado Alviverde, tensão pelo fato de ser o primeiro AtleTiba da carreira para muitos jogadores. Já do lado rubro-negro, pressão por conta da péssima campanha e da situação na tabela. O certo é que, em caso de vitória do Coritiba, a equipe ficará ainda mais abalada psicologicamente. Por isso, o Verdão deve ficar ligado nos contra-ataques e utilizar a velocidade para chegar ao gol de Rodolpho.
Ofensivamente, o Coritiba deve utilizar a experiência de Anderson Aquino e Keirrison para criar jogadas de ataque que levarão perigo à meta adversária. Os dois atletas será as referências do Coritiba dentro das quatro linhas e devem estar preparados para concluírem as chances que aparecerem. Além deles, a trinca formada por Denner, Dudu e Thiago Primão também terá bastante responsabilidade na criação de jogadas. Por fim, o apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada serão importantíssimas armas do Verdão.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar muito cuidado com a dupla de frente do A. Paranaense, formada por Mosquito e Crislan. O primeiro, inclusive, já demonstrou muita qualidade e deve ser vigiado durante os 90 minutos. Além deles, é preciso controlar as jogadas criadas por Marcos Guilherme e neutralizar as chegadas surpresa de Hernani e Otávio, dois volantes que costumam apoiar muito o ataque e chutar em gol. Por fim, o Coritiba deve ficar atento às jogadas de bola aérea.
Certamente, a torcida Coxa-Branca lotará as arquibancadas da Vila Capanema e, mesmo em um AtleTiba esvaziado por conta da ausência dos principais jogadores dos dois times, fará muita festa para empurrar os jogadores do Verdão rumo à mais uma importante vitória. Os Guerreiros que não estiverem na Vila Capanema, enviarão energias e vibrações positivas para que o Coritiba atinja os três pontos e afunde o rival.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 5ª rodada - 1ª fase
A. Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema)
Data: 09/02/2014, domingo
Horário: 19h30
A. Paranaense:
Rodolpho; Mário Sérgio, Tarik (Lucas Alves), Léo Pereira e Sidclei; Juninho, Otávio, Hernani e Marcos Guilherme; Mosquito e Crislan (Domenic).
Técnico: Dejan Petkovic
Coritiba:
William; Rhuan, Rafael Bonfim, Igor Leandro e Paulo Otávio; Ícaro, Thiago Primão, Denner e Dudu; Anderson Aquino (Anderson Costa) e Keirrison.
Técnico: Zé Carlos
Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Assistente 1: Rafael Trombeta/PR
Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer/PR
4º Árbitro: Leandro Barros Nunes
5º Árbitro: Luciano Roggenbaum
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)