
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Independente São Joseense é o “caçula” da divisão de elite do futebol paranaense. Conquistou o direito de disputar pela primeira vez a competição ao sagrar-se campeão da Divisão de Acesso em 2021.
O clube foi fundado em 22/5/2015 e na sua curta trajetória já possui dois títulos oficiais conquistados, o primeiro em 2017 como campeão da 3ª Divisão Paranaense e em 2021, depois de alguns anos “batendo na trave”, conquistou o título da Divisão de Acesso, quando disputou a final com o Clube União de Francisco Beltrão.
O clube funciona no modelo de clube empresa, e tem como um de seus maiores parceiros a empresa R13 Fussball, da qual um dos sócios é o jogador Rafinha, lateral direito que atualmente joga no São Paulo F.C., e que jogou no início de sua carreira no Coritiba. Rafinha também foi nomeado embaixador da equipe auri azul de São José dos Pinhais, que, através de seu nome ajuda na divulgação da marca.
O objetivo do clube é a permanência na elite do futebol paranaense, e, se possível, conquistar uma vaga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro.
O técnico da equipe é Marcos Scavinski (Marcão), ex lateral, revelado no Coritiba, mas que ganhou destaque como jogador do A. paranaense. Grande parte dos jogadores que disputaram e foram campeões da Divisão de Acesso renovaram contrato com o clube para a disputa do Campeonato Paranaense de 2022.
O destaque da equipe de São José dos Pinhais é Gabriel Honório, um meia atacante rápido e habilidoso, que já foi o destaque da equipe na Divisão de Acesso. O plantel da equipe auri azul possui alguns jogadores conhecidos da torcida Coxa Branca, como o experiente zagueiro Dirceu, formado no Coritiba, que já rodou por várias equipes do Brasil e Portugal, e o atacante Welissol que também jogou na base da equipe Coxa e foi incorporado esse ano ao São Joseense.
Como curiosidade, o também conhecido da torcida alvi verde, lateral Ricardinho, de 37 anos, disputou a Divisão de Acesso em 2021 pela equipe, chegou a renovar o contrato para a disputa do Campeonato de 2022, mas decidiu se aposentar e não mais disputar o campeonato.
Outros jogadores mais conhecidos que atuam na equipe são o volante Júlio Pacato e o zagueiro Fernando Timbó, que jogou pelo Coritiba em 2014.
O time manda seus jogos no Estádio Municipal Cilmar Pedro Goergen, mais conhecido como Estádio Municipal do Pinhão, com capacidade para 5.000 pessoas que tem como característica principal o gramado sintético.
Nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Paranaense de 2022, o São Joseense conquistou 5 pontos, com dois empates, uma vitória e uma derrota, o que faz com que a equipe ocupe no momento a 6ª posição na tabela de classificação. A primeira vitória conquistada contra o time do Paraná Clube, em São José dos Pinhais, na última quarta-feira dia 2/2/2022, ficará para a história do clube, pois foi a primeira vitória do time na elite do futebol paranaense.
Neste jogo, o São Joseense venceu por 1 x 0 e contou com a seguinte formação: André Luiz, Léo Alaba, Dirceu, Bruno Oliveira e Rael; Caio César (Mateus Norton), Marcinho, Júlio Pacato e Alisson Tadei; Gabriel Honório (Welissol) e Kalil (Bruno Bezerra). O gol foi marcado por Gabriel Honório.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)