
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Foz do Iguaçu voltou a elite paranaense depois de dois anos fora. A equipe havia sido rebaixada em 2019 e se licenciou em 2020, ficando fora de todas as competições. A volta foi em grande estilo, pois após o vice-campeonato da 3ª divisão, a equipe foi campeã da 2ª divisão em 2022, quando disputou a final com o novato Aruko de Maringá.
Com poucos recursos financeiros, o presidente do Foz, Arif Osman montou uma equipe focando mais em jogadores jovens para a disputa do paranaense. A esperança era que a equipe da fronteira tivesse recebido a parte que lhe cabe sobre a venda do jogador Pepê, atacante, cria da base do Foz, que se transferiu para o Grêmio de Porto Alegre em 2017 e que depois, em 2021 foi negociado com o Futebol Clube do Porto de Portugal. Como o Foz detém 30% dos direitos do atleta, teria que receber em torno de 30 milhões de reais, porém o Grêmio ainda não fez o pagamento e a questão está na CNRD – Câmara Nacional de Resolução de Disputas, órgão da CBF para tentar equacionar a questão.
O Azulão da Fronteira fez sua estreia no campeonato no último sábado em Maringá e perdeu o jogo para o Maringá Futebol Clube por 1 x 0, com gol de pênalti marcado pelo jogador Alemão logo no começo do jogo. Mas apesar da derrota, o Foz teve mais posse de bola durante o jogo, mostrando uma boa consistência defensiva e um ataque com dois jovens atacantes, Ramon, 22 anos e Kauâ de 19 anos, que fizeram sua estreia na equipe, e tiveram boa movimentação. Outro destaque da equipe é o atacante Copetti, remanescente da campanha vitoriosa do título da 2ª divisão.
O técnico do Foz do Iguaçu é Negreiros, 42 anos, que como jogador já atuou pelo Coritiba, Flamengo (RJ) além de outras equipes, e como técnico já dirigiu a equipe do Foz em 2018. A intenção, segundo Negreiros e os dirigentes do Foz, é fazer um campeonato consistente, tendo como objetivo principal a permanência na elite do futebol paranaense.
A equipe da fronteira manda seus jogos no estádio do ABC, na cidade de Foz do Iguaçu.
O histórico de enfrentamento entre as duas equipes em Foz do Iguaçu mostra que em 5 jogos foram 3 vitórias do Coritiba, um empate e uma derrota (em 2015). No último jogo realizado na fronteira pelo campeonato paranaense de 2019, o Coritiba venceu por 4 x 0, lembrando que naquele ano o Foz foi rebaixado no paranaense. Os gols do Coxa foram marcados por Iago Dias, Alan Costa, Wilson (pênalti) e Kady.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)