
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Rio Branco se enfrentam neste domingo, 16, às 16h, no estádio Fernando Charbub Farah, pela partida de ida das quartas-de-final do Campeonato Paranaense 2014. Depois de colecionar mais um vexame, após quase conseguir perder para a equipe do Cene, no meio de semana, o Alviverde volta as suas atenções para a esfera Estadual e tenta sair na frente de seu adversário por uma vaga nas semifinais. Pela frente, o Rio Branco, que iniciou muito bem o Paranaense, perdeu um pouco do fôlego mas, mesmo assim, defende uma importante invencibilidade dentro de seus domínios
Coxa tenta encontrar um padrão de jogo e mostrar alguma coisa
Na última quinta-feira, o Coritiba foi até Campo Grande para fazer a sua estreia na Copa do Brasil 2014 e promoveu (mais um) show de horror para a sua torcida. Sem força e sem qualquer padrão de jogo, a equipe saiu atrás do marcador em uma nova desatenção da zaga, que viu o jogador adversário subir sozinho na área para deslocar Vanderlei. Ainda no primeiro tempo, em um lance casual, Roni empatou. Na segunda etapa, jogando um pouco melhor, o Verdão virou com Júlio César, mas aí Dado Cavalcanti tratou de tirar o melhor jogador da partida (Roni) para colocar um meio-campo (Norberto). O Coritiba parou de atacar e viu o Cene empatar o jogo e conseguir o objetivo de trazer a decisão para Curitiba. Mais um vexame e um novo reforço para as sombrias projeções de 2014.
Depois de uma extensa pré-temporada, o Coritiba ainda não conseguiu fazer uma partida decente em 2014. É verdade que alguns jogadores importantes da base foram negociados, mas o Coritiba vem jogando um futebol medíocre e desinteressado. Some-se a isso a evidente crise financeira e administrativa pelas quais o clube vem passando e o cenário do desespero está montado. Não adianta mais tapar o sol com a peneira. Com este time, fatalmente o Coritiba ocupará um lugar na série B em 2015, além de colecionar outros vexames em esfera nacional. Passiva, a torcida Alviverde toma a mesma postura da diretoria e espera "cair do céu" a solução para todos os problemas.
Em relação ao time, a tendência é que Dado Cavalcanti repita o mesmo time que jogou em Campo Grande. Há uma semana e meia fazendo trabalhos de "fortalecimento muscular", Zé Eduardo será desfalque mais uma vez. Após tantos "trabalhos", é curioso que os músculos do atacante ainda não estejam fortalecidos. Moacir, com dores no quadril, também será poupado. Já Leandro Almeida e Geraldo seguem no trabalho de recuperação física. E assim o Coritiba vai a Paranaguá: sem comando administrativo, sem dinheiro, sem esperança e completamente à deriva. Resta apenas o sentimento (e o sofrimento) de uma imensa torcida, que é obrigada a ver absurdos atrás de absurdos, dia após dia.
Rio Branco tenta recuperar bom início para buscar a classificação
Após iniciar bem o Campeonato Paranaense e alcançar a liderança da competição, o Rio Branco perdeu um pouco do fôlego na reta final da fase classificatória. Há quatro jogos sem vencer, o Leão da Estradinha foi caindo na tabela, mas mesmo assim se classificou na sétima colocação. O fator fundamental para que o Rio Branco marcasse presença na segunda fase foi o desempenho do time no Gigante do Itiberê. Invicto em seu estádio, o Alvirrubro conta com a força de sua torcida para tentar sair na frente do Coritiba e ficar em boa posição para tentar a classificação em Curitiba, no próximo final de semana.
Em relação à equipe que enfrenta o Coritiba, o técnico Netinho poderá contar com a volta de importantes jogadores que foram poupados da última partida da equipe, diante do Maringá. Thiago Rodrigues volta ao gol e Anderson Rosa reaparece na zaga. Salatiel também volta a ficar disponível, entretanto, o atacante deve figurar no banco de reservas. A grande esperança de gols da equipe é o atacante Jonatha Fumaça que, após começar muito bem o campeonato, caiu um pouco de produção mas segue sendo bastante perigoso.
Panoramas da partida
O primeiro passo para o Coritiba vencer a partida em Paranaguá é deixar de ser o verdadeiro amontoado que entrou em campo nas últimas partidas. Dado Cavalcanti precisa definir melhor o seu esquema e, sobretudo, corrigir o escancarado problema de marcação no meio. Já que o treinador voltará a insistir com Germano e Gil, que, pelo menos, posicione melhor as peças e evite os buracos na retaguarda. Chico e Luccas Claro, ambos devendo, também precisam atuar melhor. Mas nada disso será suficiente se a equipe não atuar com vontade, determinação e raça. A torcida espera que o bonito discurso do respeito não fique apenas na carta e os atletas honrem a camisa que estão vestindo.
Ofensivamente, claramente o retorno de Roni trouxe bem mais movimentação ao ataque. Entretanto, é preciso que seus companheiros de meio-campo joguem melhor para que o acionem na frente. Robinho precisa aparecer mais para o jogo e mostrar-se útil. Já Alex, mesmo sofrendo com as marcações individuais, tem conseguido dar bons passes, mas ainda está longe do nível que pode atuar. Na frente, Júlio César precisa aproveitar as suas chances e se movimentar melhor. É fundamental, também, que Victor Ferraz e Carlinhos sejam incisivos no apoio e deem mais opções de ataque.
Na parte defensiva, certamente a principal preocupação dos zagueiros do Verdão será com Jonatha Fumaça. Seu companheiro de frente, provavelmente Ricardinho, também merece atenções. Além deles, os meias Rafael Chorão e Bismarck são bons jogadores e também precisam ser vigiados. Por fim, o Coritiba precisa neutralizar as jogadas pelos lados do campo (principalmente com James, formado nas categorias de base do Coritiba) e as bolas alçadas na área.
Certamente, a torcida Coxa-Branca descerá a serra rumo ao litoral paranaense para empurrar o Verdão na partida que abre o mata-mata da segunda fase do Campeonato Paranaense. Em contrapartida, exige raça e comprometimento. O Coritiba, como instituição, precisa dar uma resposta imediata à sua torcida. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de uma vitória.
Exigimos RESPEITO, do jogador ao presidente! Honrem as cores que vestem e as posições que ocupam. Chega de discursos ou cartas. Trabalhem e nos levem a sério!
Campeonato Paranaense 2014 - quartas-de-final - jogo de ida
Rio Branco x Coritiba
Local: Estádio Fernando Charbub Farah (Gigante do Itiberê), em Paranaguá
Data: 16/03/2014, domingo
Horário: 16h
Rio Branco:
Thiago Rodrigues; James, Cris, Anderson Rosa e Júnior Capixaba; Duda, Vinícius Gaúcho, Rafael Chorão e Bismarck; Ricardinho (Marquinhos) e Jonatha Fumaça.
Técnico: Netinho
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Carlinhos; Germano, Gil, Robinho e Alex; Roni e Júlio César.
Técnico: Dado Cavalcanti
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza/PR
Assistente 2: Marcelo Pavan/PR
4º Árbitro: Leandro Barros Nunes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)