
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Cianorte Futebol Clube terminou a primeira fase do campeonato paranaense de 2022 em 7º lugar na classificação com 17 pontos. A equipe teve cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas nos 11 jogos que disputou, com 12 gols marcados e 10 gols sofridos.
A melhor campanha obtida pelo “Leão do Vale do Ivaí” no campeonato paranaense foi em 2012 quando terminou a competição invicto com sete vitórias e quatro empates nos 11 jogos disputados, ficando em 3º lugar na classificação. Neste mesmo ano de 2012 a equipe fez uma excelente campanha na série D do campeonato brasileiro, chegando nas quartas de final quando foi eliminada pelo Mogi Mirim (SP), portanto, bem perto de conseguir o acesso à série C.
De lá para cá o time do Cianorte acabou caindo para a 2ª divisão do paranaense em 2014, permanecendo até 2016 quando sagrou-se campeão, voltando então para e elite do futebol do Paraná.
O Cianorte foi protagonista e se orgulha de um dos maiores feitos de sua história que foi na Copa do Brasil de 2005, quando ganhou do Corinthians (SP) pelo placar de 3 x 0, em jogo que foi disputado em Maringá, no Estádio Willie Davis. O Timão tinha em seu elenco jogadores consagrados como o goleiro Fábio Costa, os argentinos Carlos Tevez e Mascherano, o meia Roger Flores, os atacantes Carlos Alberto e Nilmar. No segundo jogo, na capital paulista, o Cianorte perdeu por 5 x 1 e foi eliminado. Após o primeiro jogo a equipe cianortense teve destaque na mídia nacional, pois havia derrotado o poderoso Corinthians que depois viria a ser campeão brasileiro daquele ano. A equipe tinha como técnico Caio Júnior, que estava em início de carreira como treinador, e que faleceu no acidente aéreo da Chapecoense, em 28 de novembro de 2016.
Para essa temporada de 2022 a principal contratação da equipe foi o volante Ralf, experiente jogador de 37 anos, que se destacou no Corinthians (SP), inclusive sendo titular da equipe que foi campeã do mundial de clubes de 2012. Ralf tem sido titular e referência do Leão do Vale.
A diretoria do clube se orgulha em ter uma gestão profissional, e anunciou no dia 4/2/2022 que se tornou o primeiro clube do Sul do Brasil a virar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Segundo declaração de seu presidente, Lucas Franzato, isso vai permitir que o clube busque mais recursos e investimentos junto a empresas.
Na primeira fase do campeonato paranaense o Cianorte jogou contra o Coritiba no Estádio Couto Pereira, dia 22/1/2022 e perdeu por 1 x 0, gol de Igor Paixão. Naquela ocasião o time jogou com: Gleibson, Michel, Doma, Itambé e Patrick; Ralf, Zé Vitor (Guilherme Pinto) e Everton Morelli; Alan Sebastião (Anderson Cavalo), Rodrigo Alves e Luiz Fernando (Coutinho). O jogo até foi equilibrado no primeiro tempo, mas no segundo tempo o Coritiba se impôs e venceu a partida.
O Técnico da equipe é João Burse, de 39 anos, que completou 60 jogos no comando do Leão do Vale e está à frente da equipe desde 2020, sendo um dos técnicos mais longevos do futebol paranaense.
A equipe do Cianorte praticamente não teve alternâncias em sua formação durante os 11 jogos da primeira fase, com o técnico João Burse conseguindo repetir a mesma formação em quase todos os jogos, exceção feita ao goleiro Gleibson que perdeu a titularidade na 6ª rodada, dando lugar ao reserva Leo Steffen, quando a equipe perdeu para o Maringá por 1 x 0. Mas na 10ª rodada Gleibson voltou ao time titular quando o time ganhou do São Joseense por 2 x 0.
O jogo será disputado no Estádio Municipal Albino Turbay, que tem capacidade para 4.000 espectadores e que recebeu reformas no início do ano de 2022, entre elas, a troca completa do gramado e a instalação de sistemas de drenagem e irrigação. A grama que foi colocada é do tipo “Bermuda Celebration”, que é a mais utilizada atualmente em grandes estádios nacionais.
O Cianorte Futebol Clube mais uma vez vai disputar a série D do campeonato brasileiro e integra o Grupo A7, que conta com as equipes do Paraná Clube, Nova Iguaçu (RJ), Portuguesa (RJ), Pérolas Negras (RJ), São Bernardo (SP) e Santo André (SP).
A expectativa é boa para a disputa com o Coritiba pela vaga nas semifinais, a torcida local deve marcar presença no primeiro jogo na cidade de Cianorte, para incentivar a equipe e em consequência trazer um bom resultado para o segundo jogo, na capital paranaense.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)