Paranaense 2025
Por: Ricardo Honório
A primeira fase do Campeonato Paranaense 2025 chegou ao fim, definindo os oito classificados para as quartas de final e os dois clubes rebaixados à segunda divisão.
Dos 12 clubes que disputaram a primeira fase, FC Cascavel e Andraus ficaram no limbo: não conseguiram avançar, mas também evitaram o rebaixamento.
Os classificados para a segunda fase, em ordem de colocação, foram: Operário, Athletico Paranaense, Coritiba, Londrina, Cianorte, Maringá, Azuriz e São Joseense.
A grande surpresa da reta final foi justamente o São Joseense. Com apenas 1 ponto em seis jogos, o time de São José dos Pinhais cresceu após a troca de treinador. Argeu, ex-zagueiro de Paraná e Coritiba, assumiu o lugar de Lúcio Flávio e fez a equipe deslanchar, conquistando quatro vitórias nos últimos cinco jogos, garantindo a classificação e uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
Com essa configuração, Coritiba e Athletico Paranaense poderão se enfrentar já na semifinal, caso avancem diante de seus adversários.
Por outro lado, o campeonato terminou de forma melancólica para Rio Branco e Paraná Clube. Os dois times, que haviam sido promovidos no ano passado, retornam à segunda divisão. O Paraná, mesmo contando com o apoio da torcida, foi a grande decepção do torneio, reforçando a sensação de que o fim do clube está mais próximo do que nunca.
O Coritiba entra em campo às 16h do próximo sábado (22/2) para enfrentar o Maringá, fora de casa, pelo jogo de ida. A partida de volta será no domingo (9/3), às 18h30, no Couto Pereira.
Confira os confrontos e o chaveamento das quartas de final:
Operário (1) x São Joseense (8)
Londrina (4) x Cianorte (5)
A. Paranaense (2) x Azuriz (7)
Coritiba (3) x Maringá (6)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)