Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O início do campeonato do Cascavel FC não foi bom, pois em dois jogos somou apenas um ponto, contrariando as expectativas do seu técnico que contabilizava pelo menos quatro pontos nos jogos contra o Cianorte, em Cianorte e Londrina no Estádio Olímpico Regional. Além dos resultados que não foram bons, o desempenho do time nessas duas primeiras rodadas preocupa a torcida, que acha que o time montado esse ano é pior do que aquele do ano passado onde a equipe ficou em 6º lugar na primeira fase, sendo desclassificada pelo Maringá nas quartas de final. Essa colocação rendeu à equipe do oeste do Paraná a vaga na Copa do Brasil de 2024 (eliminada no primeiro jogo pelo Petrolina – PE) e a participação na série D do Brasileirão, onde o Cascavel ficou em último lugar do seu grupo, parando na primeira fase.
A Serpente contratou em outubro de 2024 o técnico Silvinho Canuto, 47 anos, que já era coordenador das equipes de base.
O elenco foi reformulado em relação ao ano passado, apenas com alguns poucos remanescentes como o experiente lateral Libano e o atacante Rodrigo Alves. Nesta semana o Cascavel contratou o meia Felipe Martins, de 34 anos, do Orlando City (USA), jogador que fez carreira fora do Brasil, principalmente na MLS (Liga americana), sendo considerado o jogador brasileiro com mais jogos na Liga americana.
O técnico Silvinho Canuto deve mandar a campo a provável formação para enfrentar o Coritiba: Jean Carlos, Libano, Thiago Lopes, Miguel Alcântara e Paulo Victor; Nikollas, Robinho (Felipe Martins) e Peçanha; Josiel, Peu (Shutz) e Rodrigo Alves.
Cascavel e Coritiba já se enfrentaram 17 vezes na história, o Coritiba leva vantagem no confronto com oito vitórias contra quatro vitórias do Cascavel, com cinco empates. O retrospecto do confronto quando jogado em Cascavel mostra que, em oito jogos o Coritiba obteve duas vitórias contra três do Cascavel com três empates.
Vale ressaltar que no histórico recente dos últimos cinco jogos em Cascavel, o Coritiba não venceu nenhum, foi derrotado em três oportunidades e houve dois empates. No último confronto entre as duas equipes realizado em 2024, deu Serpente que venceu por 1 x 0 no Estádio Olímpico Regional.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)