
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Azuriz Futebol Clube entrou no campeonato paranaense deste ano com a intenção de fazer melhor campanha do que em 2022, quando acabou em 10º lugar na classificação, e por pouco não foi rebaixado para a segundona.
Mas a equipe não engrenou nestes quatro primeiros jogos e ainda não venceu. Foram três empates e uma derrota fazendo com que a equipe do sudoeste ocupe o 10º lugar na classificação, com os mesmos três pontos de Aruko e Foz do Iguaçu, porém ficando atrás pelos critérios de desempate.
O futebol apresentado não tem agradado a torcida local, que está muito desconfiada em relação à equipe Gralha Azul. Alguns afirmam que o time montado este ano é inferior ao do ano passado e já temem um possível rebaixamento. Até o treinador Tcheco, que assumiu a equipe em janeiro deste ano, já está sendo contestado por parte da torcida local.
Na última quarta-feira o Azuriz jogou contra o Independente Sãojoseense, em Pato Branco, e não passou de um empate em 1 x 1. A equipe do sudoeste começou perdendo, mas conseguiu o empate aos 52 minutos do 2º tempo da partida.
O plantel do Azuriz foi reformulado para este ano, mas um dos destaques do time no ano passado continua, trata-se do meia Fabrício Oya, revelado no Corinthians e que está no Azuriz desde 2022, tendo saído no meio de 2022 para jogar no futebol da Grécia, mas retornou no começo deste ano. Alguns outros destaques da equipe em 2023 podem ser citados, como o meia Zézinho, que estava no São Bernardo (SP) e que já passou pelo Athletico, o goleiro Fabrício que veio do Água Santa (SP), o lateral Eliandro vindo do Santo André (SP) e o centroavante Lucas Vieira, que já atuou pela equipe em 2022.
Segundo seu novo presidente, Nelson Ramos Júnior, que assumiu este ano, o Azuriz quer ser reconhecido como um dos maiores clubes de formação e venda do Brasil, isso porque o clube do sudoeste tem priorizado muito as categorias de base para formação de jogadores. Só este ano, 14 jovens jogadores foram emprestados para jogar na base de várias equipes do futebol brasileiro como Cruzeiro, Botafogo, Flamengo, Internacional e outros.
No último encontro entre as equipes do Azuriz e Coritiba, jogado no estádio Os Pioneiros, em Pato Branco, o Azuriz venceu o Coxa por 1 x 0, em jogo válido pelo campeonato paranaense de 2022. O gol foi marcado pelo zagueiro Vinícius Guarapuava, num chute de fora da área que o goleiro Marcão aceitou e a bola morreu no fundo das redes.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)