
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Rio Branco não largou bem no campeonato paranaense de 2023 e foi derrotado nos dois primeiros jogos, em Paranaguá contra o Athlético na estreia, quando perdeu por 4 x 0, e contra o Maringá com a derrota por 2 x 0 em jogo realizado na cidade de Maringá. Essas duas derrotas deixaram certa desconfiança por parte da torcida, tanto em relação ao elenco formado, quanto à Comissão Técnica, pois era esperado que a equipe fizesse um campeonato de 2023 melhor que em 2022 quando ficou em 9º lugar na classificação geral, se garantindo no apagar das luzes na elite para este ano.
O Leão da Estradinha não conseguiu segurar o ímpeto da equipe do Maringá no último jogo, e se não fosse a boa atuação do goleiro Patrick, que jogou no lugar do titular Lucas Macanhan, por opção do técnico Norberto, o placar poderia ter sido mais dilatado.
A equipe do litoral do Estado, tem como um dos destaques em seu elenco o experiente Jobson, de 34 anos, que no passado se destacou no Botafogo (RJ), jogando também no Atlético (MG) e Bahia, e depois rodou por muitas equipes, sendo a última, antes do Rio Branco, o Santo Ângelo (RS). A comissão técnica é formada pelo treinador Norberto Lemos, de 58 anos, que quando era jogador atuou pelo Coritiba nos anos de 1990 a 1994 e que está na sua quinta passagem como técnico pela equipe. Norberto tem como um dos seus auxiliares o ex-jogador Finazzi, que teve uma longa carreira como jogador de futebol até 2014 quando pendurou as chuteiras.
A Diretoria e Comissão técnica do Rio Branco procuram acalmar os ânimos da torcida local, ressaltando que ainda faltam nove jogos a serem disputados e a equipe pode se recuperar no campeonato, pelo menos para garantir a permanência na elite para 2024. Mas a vida não está nada fácil para o Leão da Estradinha, pois nesse domingo dia 22, às 18h30min vai subir a serra para encarar o Coritiba no estádio Couto Pereira. Para este jogo o técnico Norberto não poderá contar com o zagueiro Fandinho que foi expulso no jogo contra o Maringá.
O Coritiba leva uma ampla vantagem no histórico dos confrontos com o Rio Branco no Couto Pereira. Até o momento foram 47 jogos com 34 vitórias, 11 empates e apenas duas derrotas, sendo a última em 2007 quando o Coxa perdeu por 2 x 1. Em 2022 as equipes se enfrentaram pelo campeonato paranaense e o Coritiba venceu por 2 x 0 com gols de Igor Paixão e Léo Gamalho.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)