Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A cidade de Maringá desde 2020 conta com mais uma equipe profissional de futebol e que faz sua estreia na elite do futebol paranaense no campeonato de 2023, trata-se do Aruko Sports Brasil, um clube empresa que foi fundado em 18 de dezembro de 2020 e que em apenas dois anos de existência já contabiliza um título da 3ª divisão de profissionais do Paraná, e um vice-campeonato da 2ª divisão (o campeão foi o Foz do Iguaçu), o que lhe assegurou a vaga na elite em 2023.
O Aruko foi um projeto idealizado pelo ex-jogador Alex Santos, nascido em Maringá, com apoio do Grupo Aruko Japan. Alex fez sua carreira no futebol japonês, tornou-se ídolo no país do Sol Nascente e se naturalizou japonês para poder defender a seleção daquele país. Pela seleção do Japão, Alex disputou as copas de 2002 e 2006.
Em 2015 retornou para sua cidade natal Maringá, e em 2016 encerrou a carreira como jogador de futebol no PSTC, ano em que fundou o Instituto Alex Santos, uma escola modelo de formação de atletas.
O técnico do Samurai Black é Rafael Andrade, 43 anos, que em 2022 treinou o União de Francisco Beltrão, equipe que acabou sendo rebaixada no campeonato paranaense, mas que, ao assumir o time do Aruko para a disputa da 2ª divisão, conseguiu realizar um bom trabalho que culminou com o vice-campeonato e em consequência a vaga na elite em 2023. A expectativa do treinador é que a equipe maringaense consiga fazer um bom campeonato, com objetivo mínimo de conseguir se manter na elite do futebol do Paraná para 2024, mas é claro que almeja coisas maiores como por exemplo, uma vaga para disputa da série D nacional.
O Aruko vai mandar seus jogos no tradicional Estádio Regional Willie Davis, em Maringá.
Em sua pré-temporada a equipe maringaense realizou vários amistosos, dentre eles dois jogos com o Grêmio Prudente, de Presidente Prudente – SP, quando perdeu por 2 x 0 em Presidente Prudente, porém devolveu o placar de 2 x 0 em Maringá quando venceu o time paulista.
O elenco do Aruko possui uma mescla de jovens jogadores com alguns já bem experientes como no caso do atacante Ermínio, de 37 anos, jogador que já passou por várias equipes de São Paulo e do nordeste brasileiro, e que antes de vir para o Aruko estava no ASA de Arapiraca. Porém, se existe experiência, também existe juventude no time, caso do jogador Rhyan de 19 anos, vice-artilheiro do campeonato paranaense sub-20 com 13 gols em 17 jogos pelo Apucarana Sports e do meia Danilo Jordan, 23 anos, que atuou na base do Londrina e fez parte da equipe que foi campeã paranaense em 2021 pelo Tubarão. O goleiro Jeferson, que veio do Tocantinópolis – TO e o meia Castanha, que já jogou pelo Paraná Clube, são outros destaques da equipe que foram incorporados recentemente.
O jogo contra o Coritiba, que será disputado neste domingo dia 15 de janeiro de 2023 no Estádio Couto Pereira é histórico, pois será o primeiro jogo da equipe do Aruko na elite do futebol paranaense.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)