
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Toledo se enfrentam nesta quinta-feira, 1, às 19h30, no Couto Pereira, pela rodada que abre o returno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de um fraco primeiro turno em que, apesar da invencibilidade, ficou longe de apresentar um bom futebol, o Verdão tenta iniciar com o pé direito a sua caminhada neste segundo turno para permanecer sempre na frente, vencer a fase e fazer a final contra o A. Paranaense. Pela frente terá um Toledo em ascensão, que parece ter eliminado qualquer risco de rebaixamento e tenta voos maiores na competição
Seriedade e concentração máxima. As chaves do Coritiba no 2º turno
No último final de semana, o Verdão entrou em campo diante do Roma sabendo que o título do primeiro seria algo muito difícil de conseguir. Precisando de uma complicada combinação de resultados, os jogadores Alviverdes se concentraram em fazer sua parte, e a fizeram muito bem. Demonstrando vontade em campo, o Coritiba foi para cima do time tricolor do Norte do Estado e, ao natural, construiu uma boa goleada por 5x0, desperdiçando outras inúmeras chances de fazer um placar ainda mais elástico. Para efeitos de classificação, o resultado pouco adiantou, visto que o rival também fez sua parte e levou o turno. Mas a goleada pode ter servido para renovar os ânimos no Alto da Glória.
É justamente nisso que jogadores, comissão técnica, diretoria e, principalmente, a torcida Coxa-Branca acreditam para a segunda parte do Campeonato Paranaense. Os atletas Coritibanos sabem que não poderão mais errar, sob pena de fazer o Coritiba, único time da elite nacional a disputar a competição, ser eliminado antecipadamente, de maneira vexatória. Em virtude disso, os jogadores serão obrigados a manter o foco rodada após rodada, evitando deslizes, como aconteceu contra Londrina, Rio Branco e Cianorte, para chegar com força ao final do returno e fazer a final da competição Estadual.
Sobre o time que enfrenta o Toledo nesta quinta-feira, algumas boas novidades. Poupado do jogo contra o Roma, Pereira está de volta à zaga e forma dupla com Emerson, normalmente. Outro que retorna ao time titular é Jackson, que cumpriu suspensão na última rodada e fica novamente à disposição de Marcelo Oliveira. Muito embora tenha feito uma boa partida diante do Roma, Gil retorna ao banco de reservas. Outra novidade é o retorno de Willian. Nesse caso, a surpresa fica por conta da manutenção de Tcheco no meio e a consequente volta de Júnior Urso ao banco de suplentes. Por fim, Éverton Ribeiro ganha nova chance na meia e substitui Renan Oliveira, por opção tática. No restante, a equipe é a mesma que goleou o Roma no fechamento do turno.
Toledo quer continuar surpreendendo para sonhar
Recém promovido da segunda divisão do Campeonato Paranaense, o Toledo, sem alarde, vem fazendo uma excelente campanha no Estadual. À sombra de Cianorte e Arapongas, os mais badalados times do interior, o Toledo foi acumulando pontos, principalmente em casa, e encerrou o turno com uma ótima quinta colocação, ficando muito distante da briga pelo rebaixamento e muito próximo da disputa do título do interior. Apenas três pontos separam o Porco do Arapongas, o que deixa jogadores, comissão técnica e a cidade em geral bastante esperançosos com a situação do clube.
Com quatro vitória consecutivas, o técnico Rogério Perrô espera que seu time mantenha o foco e a disposição para continuar acumulando bons resultados, entretanto, o treinador do Porco está ciente das dificuldades e tende a montar um time um pouco mais cauteloso para enfrentar o Coritiba. A novidade em relação à equipe que massacrou o Iraty, fora de casa, na última rodada, deve ser o retorno do zagueiro Rodrigo, que cumpriu suspensão naquele jogo. Entretanto, a boa atuação de Negretti pode fazer com que Rogério Perrô mantenha o substituto. Nas demais posições, o Toledo não deve sofrer alterações.
Panoramas da partida
Como dito e reforçado por várias vezes, o Coritiba perdeu o direito de errar neste Campeonato Paranaense. Após perder o primeiro turno da competição, o Verdão precisará ter o dobro de concentração e vontade para permanecer sempre próximo à ponta da tabela, visando a conquista do returno e a consequente passagem para a final da competição. Essa mudança de postura já foi vista na vitória diante do Roma e precisa ser reforçada em todos os jogos daqui para frente, a começar pelo duelo diante do ascendente Toledo.
Ofensivamente, o Coritiba deve voltar a mostrar velocidade, com constante movimentação dos meias e de Caio Vinícius, no comando de ataque. Além disso, os laterais necessitam apoiar o ataque de maneira mais incisiva, como Gil fez na goleada da última rodada. Esse papel caberá mais a Jackson, que detém tais características. Jogando como nas últimas partidas, Rafinha tende a ser o diferencial Alviverde e deve sofrer marcação cerrada. Para resolver este possível problema, os jogadores de meio devem aparecer para o jogo. Pelo alto, Pereira e Emerson são boas opções.
Na parte defensiva, o Coritiba deve tomar cuidado com o atacante Diego Dedoné, que vem crescendo bastante de produção nas últimas rodadas, marcando três gols na vitória por 5x0 sobre o Iraty, em pleno Coronel Emílio Gomes. Além dele, o bom volante Cícero, que tem um bom chute de fora da área e aparece bastante para o jogo, e o jovem meia Ferraz são outras duas importantes armas do Toledo para a partida da noite de quinta-feira.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para o início da caminhada rumo ao título do returno do Campeonato Paranaense. Sendo assim, Guerreiro Alviverde, vá até o Alto da Glória e empurre os jogadores nesta nova fase que se inicia. Seu apoio será bastante importante nesta caminhada para, finalmente, o Coritiba carimbar a sua vaga na final.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 1ª rodada - 2º turno
Coritiba x Toledo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 01/03/2012, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian e Tcheco; Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro; Caio Vinícius.
Técnico: Marcelo Oliveira
Toledo:
Oliveira; Gerônimo, Rodrigo (Negretti), Everton e Fernandinho; Eurico, Cícero, Thiago Almeida e Ferraz; Diego Dedoné e Guilherme.
Técnico: Rogério Perrô
Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Assistente 1: Maurício José Braga/PR
Assistente 2: João Fábio Machado Brischiliari/PR
4º Árbitro: Robson Toloczko Coutinho/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)