
PRÉ-JOGO
Por Luiz Carlos Betenheuser Júnior e Ricardo Honório - COXAnautas
Pelo retrospecto atual, o jogo promete: Coritiba e Toledo são o líder e vice-líder do grupo B do PR 2008, ambos com quarto pontos, mas com o Verdão levando vantagem nos critérios de desempate. O Cori não perde desde o dia 09 de fevereiro, contra o P. Clube, na Vila. São dez jogos sem derrota, o que cria um clima de confronto entre invictos, já que o time do Toledo ganhou todos os oito jogos que disputou em sua casa. A partida começa às 15h50, com transmissão ao vivo, para todo o estado, pela RPC/Rede Globo.
Mesmo time
Para manter a regularidade do time que vem mantendo um bom desempenho na tábua de classificação, o líder Coritiba terá o mesmo time que iniciou a partida da última rodada, contra o J. Malucelli, nesta tarde, em Toledo. O treinador Coxa-Branca poderá ter algumas opções para compor o banco de reservas, já que os meio-campistas Laércio e Carlinhos Paraíba já têm condição documental para atuar pelo Verdão.
Na busca da manutenção dos bons resultados e melhoria no rendimento, o treinador Dorival Jr. fez várias observações durante a semana - não houve rodada no meio de semana, possibilitando, enfim, ao treinador ter mais tempo para avaliar e treinar o elenco, algo que ele reclamava desde o início da temporada. Contra o time do Porco, o Verde e Branco do Alto da Glória deverá ter Édson Bastos; Marcos Tamandaré, Maurício, Jeci e Rubens Cardoso; Veiga, Leandro, Pedro Ken e Marlos; Keirrison e Henrique Dias.
Pela composição da delegação que seguiu viagem ao Oeste do Paraná, o técnico Coxa-Branca deve optar por um fortalecimento no meio de campo, deixando no ar que o empate não será um mau resultado, já que garantiria a liderança ao Coritiba, independente do resultado do jogo Galo x Jotinha.
Com poucas opções ofensivas, Dorival deverá ter alguma carta na manga, seja com os laterais, seja com os meio-campistas, para tornar a dinâmica de jogo favorável ao time coritibano, sem esquecer de 'matar' as jogadas de criatividade do time do Toledo.
A estratégia que o time alviverde deve adotar deve ser a de buscar parar os avanços do Toledo e jogar no contra-golpe, com Keirrison e Henrique Dias procurando espaços na zaga do time local.
O adversário
Do lado do tricolor do Oeste do Paraná, a expectativa é para um bom comparecimento de torcedores no 14 de Dezembro, com expectativa de 10 mil pagantes. A galera do Verdão seguiu viagem à terra da soja, com integrantes da Império Alviverde, que se encontrarão com os integrantes do Consulado da Torcida Coxa de Toledo e cidades vizinhas, como Cascavel.
O relacionamento entre as duas torcidas é pacífico, mas é de se esperar pelo apoio vindo dos torcedores tricolores ao time do Porco. A cidade de Toledo está tomada por um clima de 'decisão' e o Toledo quer aproveitar o mando para fazer a diferença, vencer e ficar na liderança do grupo B.
Para o time comandado pelo treinador Perrô, o jogo desta tarde é tido como 'o jogo do ano'. Tanto que o tema virou manchete de capa no site oficial do TWC. “Nós tivemos um desgaste muito grande nas últimas duas partidas (2x2 contra o Jotinha e TCW 3x2 contra o Galo), mas o grupo é forte e vai administrar bem essa situação domingo contra Coritiba, porque será o jogo mais importante do ano para nós”, disse o treinador do Toledo.
Para encarar de frente o Verdão, o técnico Perrô mudará o esquema de jogo, deixando o 3-5-2 para atuar no 3-6-1, com Oliveira; Murilo, Cleiton e Ciro; Rafinha, Guaru, Godoi, Fabio Rosa, Almir e Aron; e Diego.
Do time do Oeste, os avanços do lateral-esquerdo Guaru e a valentia do meia Almir, o toque de bola de Aron, que se aproxima do ataque, aliado com o oportunismo do atacante Diego deverão ser os pontos fortes do time do Oeste neste jogo. Na última partida, Diego entrou durante o jogo e fez dois gols. Os avanços de Guaru devem ser cuidados, mas por este setor, o Cori poderá ter o caminho do gol, com Henrique Dias, Pedro Ken e Marcos Tamandaré.
Campeonato Paranaense 2008 - 2ª fase, 3ª rodada
Toledo x Coritiba
Data: 23/03/2008, domingo
Horário: 15h50
Loca: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo
Toledo:
Oliveira; Murilo, Cleiton e Ciro; Rafinha, Guaru, Godoi, Fabio Rosa, Almir e Aron; e Diego.
Técnico: Perrô
Coritiba
Édson Bastos; Marcos Tamandaré, Maurício, Jeci e Rubens Cardoso; Veiga, Leandro, Pedro Ken e Marlos; Keirrison e Henrique Dias
Técnico: Dorival Jr.
Árbitro: Maurício Batista dos Santos
Assistente 1: Sérgio Aparecido Aléssio
Assistente 2: Dirceu Eloi Comin
4º Árbitro: Carlos Henrique Basso
Representante: Ivete Lima
Observador: Aurélio Triches
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)