
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Londrina se enfrentam neste domingo, 8, às 18h30, no Couto Pereira, pela 7ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de despachar o Villa Nova na estreia da Copa do Brasil, o Verdão volta as suas atenções para o Estadual e terá um confronto direto na luta pela classificação para a próxima fase. Pela frente, o atual campeão. O Londrina é uma das sensações do Paraná no últimos anos, faz boa campanha novamente e tenta se credenciar para o bicampeonato Estadual
O time
Na última quarta-feira, 4, o Coritiba foi até Nova Lima para fazer a sua estreia na Copa do Brasil e voltou com um resultado convincente na bagagem. A vitória por 3x0 eliminou a necessidade do segundo jogo e colocou o Verdão diretamente na segunda fase. O rendimento da equipe, em si, não foi excepcional, mas bem melhor que o apresentado nas partidas anteriores, muito embora os problemas de criação ainda sejam visíveis. De positivo, o primeiro gol de Wellington Paulista com a camisa Alviverde e a grande eficiência da equipe nas bolas paradas, principalmente com João Paulo, que deu duas assistências para Leandro Almeida marcar dois gols.
Mas agora o Coritiba dá um tempo na competição nacional e volta suas atenções para o Paranaense. O desafio diante do Londrina certamente será um dos mais difíceis da primeira fase e, por isso, todo cuidado é pouco. Em relação ao time, buscando entrosamento, a tendência é que Marquinhos Santos repita a mesma escalação que foi até Nova Lima e bateu o time de casa. Com isso, o time deve atuar novamente com três atacantes, com Negueba, Wellington Paulista abertos pelos lados e Rafhael Lucas centralizado.
O adversário
Repaginado, o Londrina renasceu nas últimas temporadas e vem sendo um dos destaques do futebol paranaense. A equipe do interior do Estado conseguiu uma vaga para a série C do Brasileirão e é a atual campeã do Paranaense após um terceiro lugar em 2013. Ou seja, o time definitivamente encontrou seu espaço no cenário estadual. Sobre a equipe que enfrenta o Verdão, algumas caras são bastante conhecidas da torcida Coxa-Branca, como Dirceu, Germano e Arthur. Além deles, Celsinho segue como "maestro" do Tubarão e um dos destaques do time.
O jogo
A partida diante do Londrina será bastante complicada para o Verdão. O time do Norte do Estado segue como uma das forças do Paranaense e deve incomodar muito na luta do Coritiba pelo título. Além disso, diferentemente dos outros clubes do interior, o Londrina deverá propor um jogo mais franco, atacando o Coritiba quando possível. Por conta disso, o Alviverde deverá atuar com bastante determinação, foco e atenção durante os 90 minutos da partida. Para isso, terá também que resolver seus problemas na criação de jogadas, evitando uma dependência das bolas paradas.
Ofensivamente, o Coritiba deverá insistir nas jogadas pelas pontas do gramado, principalmente pela esquerda, onde Carlinhos e Negueba se entenderam bem e conferem velocidade ao ataque Alviverde. Do outro lado, Norberto e Wellington Paulista também devem trabalhar em dupla e incomodar o goleiro adversário. No meio, é preciso que Alan Santos, João Paulo e Hélder se revezem na chegada ao ataque, muito embora nenhum deles apresente características de criação. Por fim, é preciso investir nas jogadas de bola parada, tão eficientes diante do Villa Nova, e que podem resultar em boas oportunidades para o Verdão.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar bastante cuidado com os meias e atacantes do Tubarão, especialmente Celsinho, que vive boa fase e comanda as ações ofensivas da equipe do interior. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deverá conter a velocidade de Arthur e as descidas dos ofensivos laterais Lucas Ramon e Allan Vieira. Por fim, é preciso cuidado nas jogadas de bola parada, especialmente com Dirceu e Germano, que costumam aparecer constantemente na área adversária para concluir em gol.
A torcida
Neste dia tão especial para as mulheres Coritibanas, a torcida Alviverde deverá comparecer em ótimo número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar os jogadores em busca de uma fundamental e importantíssima vitória. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba necessita de seu apoio e vibração neste grande desafio.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Paranaense 2015 - Primeira Fase - 7ª rodada
Coritiba x Londrina
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 08/03/2015, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Alan Santos e João Paulo; Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Londrina:
Vitor; Lucas Ramon, Dirceu, Silvio e Allan Vieira; Bidia, Germano, Léo Maringá (Rone Dias) e Celsinho; Arthur e Hiago (Wéverton).
Técnico: Claudio Tencati
Árbitro: Fábio Filipus/PR
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos/PR
Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer/PR
4º Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)