
ATLETIBA
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
No próximo domingo, 19h30 na Vila Capanema, acontece o primeiro atleTiba do ano e sempre com a chegada de um clássico, aumenta a preocupação de toda população com relação à violência nos estádios e nas ruas de Curitiba.
Nesta quarta-feira, haverá a tradicional reunião envolvendo as torcidas, a Polícia Militar e o Ministério Público, para definir as melhores ações para que não haja confusão. O presidente da Império Alvivede, Reimackler Alan Graboski, fez um alerta aos torcedores através do Facebook. Reimackler alerta principalmente para uma possível "armadilha", com a marcação de um clássico para domingo, 19h30.
"Por que armadilha? Vou jogar aberto aqui: sei que alguns gostam de uma briguinha, um “fervo”. Os poderes maiores estão dando esta oportunidade, marcando um clássico á noite, onde tudo pode acontecer e depois poderem falar sobre as torcidas. Uma parte da imprensa então nem se fala. Eles estão esperando um bêbado qualquer esfaquear alguém no boteco neste domingo para ligarem o caso à torcida organizada. Ou seja, o que acontecer de ruim neste final de semana na cidade inteira, vão querer dizer que a culpa é nossa", declarou.
O presidente da IAV ainda lembra aos mais exaltados, que "não vale a pena acordar segunda-feira num hospital ou numa cela. A vida continua. Se você ficar preso, no dia seguinte a rotina continua sem você. Os jogadores continuaram jogando bola; no seu trabalho arrumarão outro para te substituir e você perderá o emprego; na primeira semana você terá 100 amigos preocupados com você. Na segunda, uns 30. Um mês depois, apenas a sua família estará indo te visitar ou correndo atrás para te colocar em liberdade. Pense nisso! A vida é ótima aqui fora, podendo ir, vir e correr atrás para curtir o melhor da vida".
Após a reunião, serão divulgadas as regras para o clássico, incluindo a liberação e/ou proibição de materiais, bem como os horários de circulação das torcidas pelos terminais e os horários de saída da Caminhada do Duende rumo à Vila Capanema.
"O que a galera também não pode esquecer é de que Torcida Organizada é sinônimo de Festa na Arquibancada. Então, tentem agilizar para comprar seus ingressos (ainda não estão a venda, mas maiores informações durante a semana, bem como, horário de saída da organizada) para que possamos estar num bom número na arquibancada e empurrar o Coritiba em busca da vitória. Para alguns que não se lembram, este é o nosso objetivo: empurrar o Coritiba Foot Ball Club para a vitória dando incentivo na arquibancada através de cantos.
Muitas torcidas organizadas no Brasil estão proibidas de frequentar os estádios. Nós já sentimos na pele como é não poder entrar com um boné que seja com a logo do Duende. Ter que esconder a camisa dentro da calça para pôr lá na arquibancada porque a segurança ou PM proíbe a entrada de qualquer material da IAV. Nossas faixas proibidas... enfim, já passamos por isso e sabemos como dói em nosso sentimento e ego. Então, galera, vamos ajudar! Ajudem a manter a ordem. Temos tudo para crescer. A Império tem tudo para voltar a ser uma gigantesca torcida. Ame esta torcida, ajude a mantê-la. Os tempos mudam, meus amigos... ou mudamos conforme a evolução, ou seremos extintos. Não sou eu quem diz isso, são as consequências dos nossos atos", finalizou Reimackler.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)