
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Iraty se enfrentam neste domingo, 11, às 16h, no Coronel Emílio Gomes, pela 3ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de vencer as duas primeiras partidas do segundo turno "na marra", o Coritiba tenta mostrar um bom futebol para retomar a confiança de sua torcida e, finalmente, embalar no campeonato. Pela frente, terá o Iraty, a única equipe que ainda não venceu no Paranaense, que reformulou boa parte de seu elenco e que vai jogando as suas últimas fichas para escapar de uma queda, cada vez mais próxima, para a Série Prata do Estadual
Prestes a estrear em nível nacional, Coxa tenta mostrar força no Estado
No último final de semana, o Coritiba foi até o Ecoestádio para desafiar o Corinthians Paranaense e, para um público de menos de 200 pessoas, que foram até o Parque Barigui apesar dos abusivos preços dos ingressos para um estádio sem qualquer cobertura e conforto, venceu a equipe Alvinegra por 2x1. Assim como já tinha sido na estreia do returno, contra o Toledo, a partida valeu apenas pelos três pontos, pois, mais uma vez, o Verdão apresentou nítidos problemas em seu meio-campo, sofrendo com a falta de inspiração dos homens daquele setor. De qualquer forma, o triunfo serviu para manter o Coritiba entre os líderes do returno.
Depois de outra má atuação, Marcelo Oliveira e os jogadores da equipe comemoraram muito a fato de possuírem uma semana inteira para treinar e aprimorar a qualidade técnica. Este era uma dos grandes pedidos do treinador que, a partir de agora, tende a ver a sua equipe mais bem distribuída dentro de campo. As fracas atuações devem ficar no passado e o Verdão deve olhar para frente, sempre buscando o desenvolvimento. Portanto, o Coritiba deve entrar no gramado de Irati com confiança e seriedade, sabedor de sua vantagem técnica para impor seu ritmo e sair com o triunfo.
O treinador Coxa-Branca terá problemas para montar a equipe que enfrenta o Iraty. Machucado, Willian desfalca a equipe por três semanas. Tcheco, outro que sentiu dores musculares nno jogo diante do Corinthians Paranaense, será poupado, cedendo lugar a Gil. Além deles, Rafinha se queixou de desconfortos musculares nos últimos treinamentos da semana e é outro que não vai participar da partida. Nesse caso, Éverton Ribeiro permanece na equipe titular. Roberto, recém-contratado pelo clube, não recebeu a sua documentação a tempo de jogar e é outra baixa na delegação Alviverde.
Sem muita ilusão, Iraty tenta a primeira vitória do campeonato diante do Cori
O Iraty vive uma situação incomum neste Campeonato Paranaense. Única equipe a ainda não ter vencido no campeonato, o Azulão amarga a lanterna praticamente desde o início e vê a queda para a segunda divisão estadual como algo iminente. Recentemente, a diretoria reformulou o elenco e a comissão técnica na esperança de encontrar soluções, entretanto, os resultados não aparecem e a preocupação é visível, mesmo porque o Iraty se encontra seis pontos atrás do Roma, que é o primeiro clube fora da zona do rebaixamento.
Em relação à equipe que encara o Coritiba, a principal mudança deve ser a colocação tática dos jogadores. O técnico Edson Paulista deve promover a volta do esquema 4-4-2, com Nilson assumindo a condição de titular na lateral-direita. Outro que deve retornar ao time é o volante Luís Guilherme. Nesse caso, quem perde a condição de titular é Rafael. Nas outras posições, a tendência é que Edson Paulista mantenha a equipe que perdeu para o Arapongas, na última rodada, mas que fez uma boa partida.
Panoramas da partida
O Coritiba não pode nem pensar em se dar o direito de esperar facilidade na partida diante do lanterna e precisa tratar o jogo deste domingo com respeito e seriedade para não ser surpreendido e passar o vexame de ser o primeiro time da competição a perder para o Iraty. Às vésperas do jogo de estreia na Copa do Brasil, todos sabem que a equipe precisa elevar o nível de seu jogo e uma boa vitória neste final de semana pode ser o combustível necessário para isso.
Ofensivamente, é fundamental que os homens de criação do meio-campo estejam ligados e façam boa partida, especialmente Lincoln, que não vem conseguindo um bom rendimento. A ausência de Rafinha na partida é um problema para a equipe, visto que todo o esquema do Verdão passa por ele. Entretanto, Éverton Ribeiro e Renan Oliveira precisam dar conta do recado e mostrar bom futebol. Assim como na última partida, os lances de jogada aérea são importantes e podem resolver o jogo a qualquer momento.
Na parte defensiva, a principal preocupação deve ser mesmo com o rápido e habilidoso atacante Paraíba. Mesmo com a complicada situação que vive o Iraty, o jogador é um dos destaques da equipe e vive um bom momento. Outro atleta da equipe que merece atenção é o meia Clayton, que atua há um bom tempo no time azul do interior e que possui certa qualidade na armação de jogadas. Por fim, as bolas paradas sempre demandam atenção especial da defensiva Alviverde.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente no Coronel Emílio Gomes para empurrar os jogadores rumo a mais uma vitória na competição, o que manterá o Verdão entre os líderes e dará o gás necessário para que o Alviverde consiga uma boa estreia na Copa do Brasil em Manaus, na próxima quarta-feira, 14. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a galera Coritibana enviará energias e vibrações positivas em busca de mais um bom resultado.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 3ª rodada - 2º turno
Iraty x Coritiba
Local: Estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati
Data: 11/03/2012, domingo
Horário: 16h
Iraty:
Doni; Nilson, Caio, Luiz Henrique e Denis; Luís Guilherme, Clayton, Anderson e Anderson Fumaça; Marcelo e Paraíba.
Técnico: Edson Paulista
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso e Gil; Éverton Ribeiro, Lincoln e Renan Oliveira; Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Antônio Valdir dos Santos/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Ricardo Vilar Neves/PR
4º Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)