
Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
O Coritiba faz sua estreia na temporada 2023 neste domingo, às 16h, no Couto Pereira contra o Aruko, time da cidade de Maringá que faz a sua estreia na primeira divisão do campeonato paranaense. Será a primeira partida entre as duas equipes na história.
Ainda em reformulação, foram 20 dispensas e 6 contratações em relação ao time do ano passado, o Coritiba tem deixado o seu torcedor com altas expectativas em relação ao desempenho do time nesta temporada, em razão dos novos reforços. Além da chegada do técnico português António Oliveira, que dirigiu o Cuiabá no último Brasileirão, a equipe terá novidades como o meia argentino Marcelino Moreno e o atacante Rodrigo Pinho, que estava jogando no Benfica, o clube alviverde trouxe novamente o volante Júnior Urso e o atacante Robson, que chegam para a sua segunda passagem, além também do lateral-esquerdo Victor Luis e do atacante William Pottker.
O plano inicial era a utilização de um time alternativo no estadual, para que alguns atletas pudessem ser testados, mas a mudança na regra de classificação da Copa do Brasil, que passou a valorizar os estaduais e utilizar a classificação final como parâmetro de distribuição de vagas, fez com que o Coritiba revisse o planejamento e decidisse usar o que tem de melhor em seu elenco.
A estreia alviverde no paranaense só poderá ter a presença de mulheres e crianças de até 12 anos no Couto. O jogo seria de portões fechados, em razão de uma punição imposta à dupla Atletiba por conta de uma briga entre torcedores dos dois times no Paranaense do ano passado, mas a Justiça Desportiva atendeu a um pedido das equipes e liberou a presença de mulheres e crianças.
EQUIPE COXA-BRANCA DEVERÁ TER NOVIDADES NA ESTREIA
A escalação alviverde ainda é uma incógnita ao seu torcedor, uma vez que o Coritiba decidiu não divulgar os relacionados nas partidas do Campeonato Paranaense. Mas o time que vem treinando tem a presença de três recém-contratados, Victor Luis, Júnior Urso e William Pottker. As demais posições serão completadas por atletas que já estavam no clube, com destaque para a volta do capitão Willian Farias a titularidade e a presença de Márcio na zaga, no lugar que era ocupado por Luciano Castán.
O meia Marcelino Moreno, e os atacantes Rodrigo Pinho e Robson, deverão ficar no banco de reservas e podem ser opções para o decorrer da partida.
CAÇULA QUER SE FIRMAR NA PRIMEIRA DIVISÃO
Disputando pela primeira a divisão principal do Campeonato Paranaense, o objetivo do Aruko é fazer um campeonato seguro e garantir sua permanência na primeira divisão.
O time é comandado por Rafael Andrade e o principal destaque é o veterano atacante Ermínio, de 37 anos, e que já rodou pelo país.
Confira a live de Pré-Jogo do COXAnautas.
FICHA TÉCNICA
Coritiba x Aruko
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 15/01/2023
Horário: 16h
Transmissão: TV COXA PRIME
Árbitro: Elvio Kertelt Legnani/PR
Assistentes: Rafael Trombeta/PR e Welvys Fladerson Gomes Afonso/PR
Coritiba: Gabriel Vasconcelos, Natanael, Chancellor, Márcio e Victor Luis; Willian Farias, Bruno Gomes e Junior Urso; Alef Manga, Fabrício Daniel e William Pottker.
Técnico: Antônio Oliveira
Aruko: Jefferson; Diego Petrin, Zé Pedro, Vitão, Abraão; Lagoa, Guilherme Borges, Danilo Jordan, Tales, Bebel; Ermínio.
Técnico: Rafael Andrade
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)