
PARANAENSE
Em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense de 2005, o Coritiba entra em campo com o aparente abandono do sistema tático 3x5x2, além das indefinições no ataque, pois Marciano vem se destacando na equipe e pode ficar com uma posição entre os titulares do Verdão.
Quem achou que o técnico Antônio Lopes (foto) manteria o time com Flávio, Miranda e Alexandre formando a zaga, e Nascimento, Capixaba e Marquinhos juntos com os alas Ricardinho e James formando o meio campo, se enganou. Também se enganou aqueles que achavam que o meio campo Coritibano poderia ser formado por Nascimento, Vital, Capixaba e Marquinhos, com o time atuando de uma forma mais técnica e ofensiva neste modelo tático.
De acordo com os últimos treinamentos, o Coxa deverá entrar em campo com Nascimento ao lado de Egídio, ambos atuando como volantes, sendo que Egídio jogará mais próximo aos zagueiros. Desta forma o Coritiba alterna o sistema tático durante a partida, transformando um de seus volantes em terceiro zagueiro, repetindo o sistema utilizado em meados do ano passado durante o Campeonato Brasileiro.
Entretanto, muitas vezes o delegado treina a equipe jogando de uma forma e, no momento da partida, joga de outra.
Ainda existem outras dúvidas para a partida de hoje. Uma delas é referente ao lateral direito Jucemar que pode ceder seu lugar para o jovem James, caso não se recupere de dores na coxa esquerda. James vem se destacando nos treinos, chamando a atenção da Comissão Técnica Alviverde. A outra dúvida, e principal dúvida, é quanto ao ataque Alviverde, que poderá ser formado por Marciano e Luiz Carlos ou Marciano e Negreiros, podendo ainda o Delegado manter a dupla de ataque que iniciou a última partida, formada por Luiz Carlos e Negreiros.
Indefinida também está a equipe do Roma. O técnico Itamar Belasalmas após ver seu time sofrer uma goleada de 4 a 0 frente ao Cianorte, na quarta-feira passada, pretende reforçar seu sistema defensivo, agregando mais um zagueiro. Como a equipe joga em casa e ainda não apresentou nenhuma vitória frente aos seus torcedores, o Roma não poderá abdicar do ataque. A certeza é que Belasalmas não quer que o meia Alviverde Marquinhos tenha liberdade para jogar, devendo fazer uma marcação especial sobre a estrela do time Coxa.
O Roma é um time perigoso e joga em casa. Tem no seu comando de ataque o jogador Tainha que foi o artilheiro do Campeonato Paranaense de ano passado. Já o Coritiba defende a liderança e, mesmo indefinido, é a maior força futebolística do Paraná, estando em busca do Tricampeonato.
O torcedor Coxa-Branca que está com saudades de sua casa, o Couto Pereira, poderá assistir a partida de hoje nas praças de alimentação do estádio, pois a empresa FutebolTotal, responsável pelas lanchonetes, disponibilizará os telões à Nação Coxa-Branca.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)