
Atletiba
Por: Ricardo Honório
Na primeira partida das semifinais do campeonato regional, o Coritiba enfrenta o A.Paranaense nesta quarta, 23, às 20h, na Arena da Baixada, em busca de um bom resultado que o permita ter tranquilidade para decidir a classificação em casa.
A partida que pode ser considerada como uma final antecipada, coloca frente a frente os arquirrivais que vivem momentos distintos. Enquanto o A. Paranaense vem se consolidando no cenário nacional, o Coritiba busca recuperar o terreno perdido por conta da más administrações anteriores, que fizeram com que o clube perdesse espaço entre os grandes do futebol brasileiro.
Além disso, a partida tem grande importância no sentido de poder ter a oportunidade de ver a torcida Coxa-Branca resgatar o orgulho, tão machucado nos últimos anos. Eliminar o principal rival significa não só avançar de fase, mas principalmente perceber que um Coritiba bem administrado, pode voltar a ser forte.
O jogo na Arena da Baixada tem vários ingredientes para motivar o torcedor, porém, não terá o principal deles, o torcedor alviverde. Por determinação da FPF, com o consentimento dos clubes, o jogo terá apenas a presença da torcida mandante, assim como o jogo da volta, que terá apenas a torcida Coxa-Branca como espectadora “in loco”.
O time alviverde terá retornos importantes para o clássico, sendo o principal deles o volante Willian Farias, que não atua desde o jogo contra o Pouso Alegre. Porém, sua presença entre os jogadores que iniciarão a partida ainda não é certa. Devido a inatividade por conta da lesão, a tendência é que comece no banco de reservas.
Outro jogador que retorna é o volante Val. O jogador deve atuar como companheiro de Andrey na meia-cancha, fazendo com que Warley permaneça atuando como lateral-direito.
Na frente, Morínigo deve promover o retorno de Alef Manga, sacando da equipe o meia Régis. A entrada de Manga, além de fortalecer o setor ofensivo, pode servir também como segurança defensiva, uma vez que o jogador costuma ajudar muito na marcação do lateral adversário. Como o A. Paranaense é um time muito forte pelas laterais, a presença de Alef Manga pode ajudar ao lateral-esquerdo Egídio na contenção do lado direito deles.
A tendência é que o Coritiba entre de forma cautelosa nesta partida. Considerando que o time terá o segundo jogo no Couto Pereira, entrar de “peito aberto” na Arena da Baixada pode ser um risco, uma vez que a necessidade de se fazer o resultado neste jogo é deles. Porém, mesmo atuando de forma mais fechada, a simples presença de jogadores como Igor Paixão, Manga, Léo Gamalho e Thonny Anderson no quarteto ofensivo deve fazer com que o Coritiba não se limite a ficar apenas esperando o adversário.
Pelo lado deles, o técnico Alberto Valentim que vem sendo fortemente pressionado pelo torcedor deve armar uma equipe bem ofensiva, apostando no apoio dos laterais e na presença do meia David Terans, que deverá iniciar a partida.
O time terá os desfalques do volante Erick, do meia Léo Citadini e do atacante Julimar, mas, por outro lado, terá a presença do seu setor defensivo titular, um dos pontos fortes da equipe.
Ficha Técnica
A.Paranaense x Coritiba
Local: Arena da Baixada
Data: 23/03/2022
Horário: 16h
Transmissão: TV Coxa Prime e NSports
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn
A.Paranaense: Santos, Daniel Bolt, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinicius; Matheus Fernandes, Christian e David Terans; Jader, Pablo e Davi Araújo.
Técnico: Alberto Valentin
Coritiba: Alex Muralha, Warley, Henrique, Luciano Castan e Egídio; Val, Andrey e Thonny Anderson; Igor Paixão, Léo Gamalho e Alef Manga.
Técnico: Gustavo Morínigo
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)