
PARANAENSE
Jogando um futebol apático e burocrático, os jogadores do Coritiba conseguiram apenas um empate contra a equipe do Roma. Embora o resultado tenha garantido o Verdão na continuação do campeonato, não foi o suficiente para que ele conquistasse a liderança do grupo B, ainda sob posse da ADAP. E agora o elenco sofre com a cobrança da torcida, que está cada vez maior, na busca de melhores resultados e desempenhos convincentes dos seus jogadores.
A próxima e última rodada do Campeonato Paranaense será realizada no sábado, às 16h na cidade de Campo Mourão, o jogo contará com uma bela disputa pela liderança do grupo B. Coritiba e ADAP se enfrentam buscando o 1º lugar, mas a ADAP está à frente nesta disputa, pois até então tem um ponto a mais que o Glorioso.
Para a partida contra o time de Apucarana, Cláudio Marques optou por manter a mesma equipe que iniciou jogando contra o Londrina no domingo, esperando que os jogadores se postassem da maneira como jogaram os últimos 45 minutos do jogo, pressionando o adversário em busca da vitória.
O retorno não foi o esperado e logo no início do jogo, aos 2 minutos, em uma falha geral da defesa do Alviverde, Felipe recebe cruzamento da esquerda e abre o placar para a equipe do Roma. O time do Coritiba sente o gol, se reprime dentro de campo e sofre grande pressão.
Com tamanho nervosismo e pressa para reverter o placar, os jogadores Coxas-Brancas acabam por cometer diversos erros, acentuando a dificuldade na saída dos laterais para o jogo e a troca de passes no meio campo.
A percepção que o treinador interino do time de Apucarana teve, de colocar o atacante-artilheiro no meio-campo deu certo, Tony criou várias jogadas e muitas vezes, além de levar a bola aos pés dos atacantes, chamou a responsabilidade para si e chutou direto para a meta Alviverde.
O meia-esquerda Guaru, que pouco se movimentou e perdeu inúmeras bolas, foi substituído aos 34 minutos da etapa inicial. Em seu lugar entrou Julinho, causando certo desentendimento entre os torcedores: enquanto uns aplaudiam a decisão tomada, outros vaiavam.
As falhas da defesa voltaram a aparecer, mas desta vez com maior freqüência, dando grande espaço para o ataque do time de Apucarana, que aproveitava as oportunidades e só não as reverteu em gols graças a bela atuação do goleiro Artur, que novamente salvou o Coritiba de uma derrota.
A equipe Coxa esteve longe de apresentar o futebol esperado tanto por seus torcedores, quanto pelo técnico Cláudio Marques.
Na fase final, o jogo continuou sob domínio do visitante, no entanto, o Glorioso voltou a campo com os ânimos acalmados, conseguindo ao menos manter a posse de bola, mas pecando ofensivamente.
Aos 2 minutos da etapa iniciada, Renan chega a área adversária, chapela em belo lance e em um momento duvidoso, o árbitro Heber Roberto Lopes não marca pênalti.
O jogador Samuel, aos 3 minutos de partida é expulso, ao acertar por trás o volante Peruíbe. Com o adversário atuando com um jogador a menos, o Coritiba melhora tecnicamente, mas ainda é pressionado, Artur é obrigado a continuar trabalhando assiduamente para evitar que o Roma ampliasse o placar.
As jogadas Alviverde fluem com maior facilidade, principalmente nas tabelas feitas por Ricardinho e Renan, que chegam ao ataque com maior freqüência, mas o goleiro Reinaldo, com categoria defende bem a meta do visitante.
Aos 7 minutos, Claudemir muda o time de Apucarana, retira o atacante Felipe e coloca o meia Ramirez, para dar maior movimentação no meio-campo. Mas 8 minutos depois é a vez de Cláudio Marques reforçar o time, substituindo Peruíbe pelo atacante Ludemar.
O atacante já entra em campo rumo ao gol, ele vai com obstinação para cabecear a bola, que entraria se não fosse o arqueiro adversário.
Pouco tempo depois, a torcida aplaudiria uma bela jogada Coxa-Brtanca: Jefferson recebe na grande área e com categoria mata no peito e chuta de primeira, mas novamente brilha Reinaldo, salvando a sua meta.
A equipe do Verdão tanto trabalhou para que o gol saísse, que aos 26 minutos saiu de uma jogada em que Ricardinho levanta a bola na área, o atacante Jefferson novamente recebe, e com um giro perfeito, que deixou para trás o zagueiro adversário, se antecipa ao goleiro e finalmente marca para o Cori: 1x1.
Para completar as mudanças nas equipes, o time do Roma tem Baiano e Alexandre Pitbull retirado para as entradas de Moraes e Marcelo Neuma, respectivamente. Enquanto o até então técnico do Coritiba fez também a última substituição, colocando o jovem Pedro Ken no lugar de Eanes, para reforçar o meio campo, peça inoperante do Cori.
O jogo termina com pressão do Alviverde, mas mesmo tentando até o último minuto, não consegue virar o placar.
Não foi suficiente o resultado para que o Coxa faturasse a primeira colocação, mas por sorte ainda garantiu um empate por 1x1 que lhe deu a classificação. Para o jogo de sábado a torcida espera que os jogadores tenham vergonha do futebol apresentado diante do Roma.
Colaborou: Thainá Laureano Mizerkowski
Serviço
Nesta quinta-feira, a cobertura fotográfica completa da partida Coritiba x Roma
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)