
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Arapongas se enfrentam neste sábado, 4, às 17h, no Couto Pereira, pela 5ª rodada do Campeonato Paranaense 2012. O jogo tem tudo para ser o mais complicado para o Verdão até aqui no Estadual. Dividindo a liderança com o Cianorte e o rival A. Paranaense, o Alviverde sabe que não poderá vacilar diante do quarto colocado, sob pena de ver os outros concorrentes ao título do primeiro turno abrirem vantagem. Pela frente, terá o empolgado e ambicioso Arapongas, que quer marcar o seu território no Paranaense e também entrar na briga pela ponta da tabela
Time terá volta de Lincoln e conta com a torcida para dobrar o Arapongas
Na última quarta-feira, 1, o Coritiba foi até o Noroeste do Estado para jogar diante do Paranavaí e, mesmo alcançando mais três pontos, definitivamente não fez uma boa apresentação. Com um futebol pobre e pouco criativo, o Coritiba contou com uma jogada de bola parada para chegar ao primeiro gol, através de Marcel e, após isso, se acomodou no jogo. Já no segundo tempo, o Alviverde viu o Vermelhinho crescer, esboçando uma pressão que culminou com reclamações de gol em um lance polêmico, que Vanderlei defendeu a bola em cima da linha. O gol de Willian, logo depois, tranquilizou a equipe por pouco tempo, já que o ACP descontou em cobrança de pênalti e voltou a pressionar. Mas Renan Oliveira deu números finais à partida já nos acréscimos.
A partida no interior diante de um fraquíssimo adversário trouxe mais preocupações à torcida Alviverde, que certamente não gostou de ver as mudanças e postura defensivas de Marcelo Oliveira no segundo tempo e, acima de tudo, o fato de segurar a bola próxima à bandeira de escanteio ao final da partida, portando-se como time pequeno. Dessa maneira, a galera Coxa-Branca espera uma resposta positiva do elenco na partida de sábado, no Alto da Glória, contando que a ofensividade e a busca incessante pelo gol voltem a aparecer.
Em relação ao time, a principal novidade é o retorno de Lincoln que, poupado, não atuou na vitória diante do Paranavaí. Dessa vez, quem não atua é o também meia Davi. A tendência é que Renan Oliveira siga como titular, entretanto, Marcelo Oliveira não descarta testar Geraldo ou Everton Ribeiro no setor. O lateral-direito Jonas, ainda sem ritmo de jogo, permanece na reserva. No meio, Tcheco será mantido enquanto que, na frente, Marcel, que saiu no intervalo contra o ACP, não preocupa e atuará normalmente.
Com a principal estrela no banco de reservas, Arapongas quer manter a invencibilidade
Ao lado do Cianorte, o Arapongas é uma das sensações deste início de Campeonato Paranaense. O time do Norte do Estado, que já havia feito bom papel em 2011, começou muito bem a nova temporada e, ainda invicto, disputa, de igual para igual, a ponta da tabela da competição com o próprio Coritiba, o Cianorte e o A. Paranaense. Fruto de um alto investimento da diretoria que, além de promover reformas no estádio dos Pássaros (principalmente nas problemáticas condições do gramado), investiu na equipe.
A principal estrela da companhia está no banco de reservas. O uruguaio Dario Pereyra, com rica história no futebol brasileiro é quem comanda o Arapongas. Sua experiência dentro do cenário nacional vem trazendo confiança à equipe, o que explica os bons resultados. Sobre a equipe que desafia o Coritiba, no Couto, o desfalque é o lateral Paulo Vitor, que recebeu o terceiro amarelo na vitória do time sobre o Londrina. Valmir e Edinho disputam a condição de titular. Nas demais posições, a equipe deverá ser a mesma da última rodada.
Panoramas da partida
A partida deste final de semana deverá ser complicada para o Verdão. Empolgado, o Arapongas vislumbra a chance de entrar de vez na luta pelo título do primeiro turno, fazendo história com um bom resultado na capital. Em virtude disso, os jogadores Alviverdes devem entrar em campo bastante ligados e com uma alta determinação em buscar o resultado. Caso contrário, o Coritiba pode ser surpreendido e ter o seu objetivo de vencer o primeiro turno bastante comprometido.
Ofensivamente, o Verdão precisará mostrar um volume muito maior do que aquele que se viu na partida diante do Paranavaí. A permanência da bola nesta faixa do gramado poderá ser conseguida com o retorno de Lincoln que, com sua experiência, tende a cadenciar mais a partida, buscando o passe preciso para a criação de oportunidades de gol. Além disso, é preciso que os laterais continuem apoiando o ataque para desafogar o jogo pelo meio, furando, assim, uma possível retranca adversária. Por este mesmo motivo, as jogadas de bola parada serão igualmente importantes.
Na parte defensiva, o Verdão precisará tomar cuidado, principalmente, com a dupla de ataque do Arapongas, formada por Tiago Adam e Léo Itaperuna. O segundo, inclusive, é vice-artilheiro do campeonato, com 4 gols, e vem se mostrando fundamental para a equipe Alviverde do interior. Além disso, o Verdão também deve conter as jogadas de bola parada, evitando sair atrás do marcador, o que desgastaria muito a equipe em busca da virada.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em grande número ao Couto Pereira, que deve receber o maior público da temporada até o momento para o jogo diante do Arapongas, que pode dar a liderança isolada ao Alviverde ao término da rodada. Dessa forma, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá até o Alto da Glória. Os jogadores do Verdão necessitam de seu apoio e energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 5ª rodada - 1º turno
Coritiba x Arapongas
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 04/02/2012, sábado
Horário: 17h
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian e Tcheco; Rafinha, Lincoln e Renan Oliveira (Geraldo); Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Arapongas:
Vitor; Maicon, Douglas, Neto Gaúcho e Valmir (Edinho); Alexandre, Edmílson, Sandro e Edu Amparo; Léo Itaperuna e Tiago Adam.
Técnico: Dario Pereyra
Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Assistente 1: Roberto Braatz/PR
Assistente 2: Diego Grubba Schitkovski/PR
4º Árbitro: Marcos Daniel de Camargo/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)