
PARANAENSE
Nova partida, novas mudanças no Coritiba. Para a partida desta tarde, contra a ADAP, líder do grupo B no Campeonato Paranaense, às 15h30, no Estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, deixam a equipe titular o zagueiro Henrique, o lateral Wilton Goiano e os meias Jackson e Renan. Os jogadores vindos da base do Cori, Henrique e Renan, farão uma espécie de inter-temporada para fortalecimento muscular. Esses jogadores não tiveram um período de férias entre a temporada 2005/2006. Jackson deixa a equipe vetado pelo Departamento Médico, em função de uma contusão no tornozelo. O lateral direito Wilton Goiano deixa a equipe titular por opção técnica de Cláudio Marques, técnico interino. Para seu lugar será escalado James, na ala.
As mudanças no Verdão não foram apenas de ordem técnica ou por contusão, mas também de ordem tática, pois Cláudio Marques abandona o sistema 4x4x2 e utilizará três zagueiros na partida de logo mais. A provável equipe que enfrentará a ADAP de Campo Mourão será formada por: Artur; Anderson, Marcelo Batatais e Índio; James, Peruíbe, Guaru, Julinho e Ricardinho; Eanes e Jefferson.
Quem reapareceu nesse sistema foi Julinho, inoperante como lateral/ala esquerdo, agora é encaixado no meio campo, enquanto que Eanes, com bom rendimento comprovado quando joga de meia-atacante, segue sendo improvisado no ataque ao lado de Jefferson.
A Nação Alviverde tem total consciência da extrema limitação do atual elenco Coxa-Branca. Porém, gostaria sempre de ver os melhores em campo, tendo como exemplo, dentro desse esquema tático implantado para o jogo de hoje, a escalação de Eanes no meio, no lugar de Julinho, e a entrada de Anderson Gomes no ataque ao lado de Jefferson.
De qualquer forma, todos os jogadores Alviverdes que estiverem em campo vestindo a Gloriosa camisa terão uma motivação a mais: o novo técnico Coxa-Branca, Estevam Soares, que assume o comando da equipe na próxima segunda-feira, estará na arquibancada, assistindo a partida.
Já pelo lado da ADAP, o técnico Gilberto Pereira terá bastante dificuldade para manter o primeiro lugar no grupo B, pois não poderá contar com diversos jogadores do time titular: Marcelo Peabiru (negociado), Batista e Fernandinho, que cumprem suspensão, Barbieri e Elvis, ambos lesionados.
O fato das duas equipes já estarem classificadas não fará com que o jogo seja morno, pois a busca pela melhor posição na classificação, ou seja, a liderança, traz uma série de vantagens para as próximas partidas. Este pode ser um dos motivos que o técnico interino do Coxa, Cláudio Marques, tenha optado por um esquema tático mais cauteloso, com três zagueiros, imaginando uma possível pressão mourãoense.
Baseado neste pensamento, o Coritiba deverá explorar os contra-ataques e o constante toque de bola no meio campo, além de torcer pelas boas atuações de Ricardinho e James na função de ala, pois os alas são peças fundamentais para que o sistema tático com três zagueiros funcione com efetividade.
Raça, Verdão!
ADAP x Coritiba
Data: 05/03/2006 – 15h30
Local: Estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão.
ADAP
Fábio; Ângelo, Alex Noronha, Dezinho e Mineiro; Silas, Felipe Alves, Gildásio e Souza; Adilson Popó e Warley (Robson). Técnico: Gilberto Pereira.
Coritiba
Artur; Anderson, Marcelo Batatais e Índio; James, Peruíbe, Guaru, Julinho e Ricardinho; Eanes e Jefferson. Técnico Cláudio Marques.
Árbitro: Antônio Denival de Moraes
Assistente 1: Ildefonso Trombeta
Assistente 2: Júlio César de Souza
4ª Árbitro: Laércio Aparecido
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)