
AVALIAÇÃO
Foto de arquivo
Por Luiz Carlos Betenheuser Júnior - COXAnautas
No confronto entre os líderes do grupo B da segunda fase do Campeonato Paranaense 2008, quem levou a melhor foi o time da casa, que venceu por 1x0. O resultado quebrou a invencibilidade de 10 jogos do Verdão e manteve a invencibilidade de 9 jogos do TCW em partidas sob seu domínio. Com o resultado, o Cori perdeu a liderança, seguindo com quatro pontos. O TCW é o novo líder, com 7 pontos. Na quarta-feira, o Verdão joga fora de casa, contra o J. Malucelli.
Primeiro tempo
Vestindo a camisa 2, calções e mais verdes, o Alviverde do Alto da Glória entrou em campo no Estádio 14 de Dezembro. No 4-4-2, o Cori teria pela frente o Toledo, que entrou no 3-6-1, com o treinador Perrô procurando fechar os espaços no meio de campo, deixando um atacante - Diego - entre os dois zagueiros do Cori.
Com menos de 10 minutos de jogo, o árbitro Maurício Batista dos Santos comete um erro ao mandar seguir o jogo, numa cobrança de escanteio, com o massagista Coxa-Branca dentro do gramado.
Nos primeiros dez minutos, mais observação e vontade dos dois lados do que lances agudos. O primeiro bom momento foi do time local, quando o meio-campista Almir, aproveitando um vacilo da marcação dos zagueiros coritibanos, ficou cara a cara com
Édson Bastos, batendo de canhota, rasteiro, para uma defesa sensacional do camisa 1 do Verdão, que evitou o gol.
Nos dois lances seguintes, uma falta para cada lado, com cobranças que não levaram tanto perigo, mas que obrigaram os goleiros a aparecer na partida. Na cobrança de falta do Toledo, a galera local pediu o cartão amarelo para Rubens Cardoso, que entrou forte no atleta do Porco.
Aos 19, o meia Aron se livra fácil de Leandro e entra pela esquerda, cruzando rasteiro, para o alvoroço da zaga Coxa, que corta o lance antes da chegada de Diego. Com vinte minutos do primeiro tempo, o jogo era caracterizado mais pela condução de bola do Verdão. Maurício fazia a função de avançar pelo lado direito, até a linha de meio-campo, com Jeci ficando na sobra e Veiga fazendo a cobertura pelo lado esquerdo. Este estilo de jogo fazia Rubens Cardoso ir mais a ataque, mas o trio de defensores do Toledo levava vantagem sobre a dupla K9 e PK.
Um bom lance armado pelo Cori surgiu aos 22, quando Leandro rouba bem a bola no meio campo e passa para a meia-esquerda. Marlos recebe, avança e bate rasteiro, cruzado, levando certo perigo para o gol do Toledo.
O primeiro cartão do jogo foi para o volante Veiga, aos 24, que fez a cobertura de zagueiro pela esquerda. Num contra-golpe veloz do Porco, o jogador do Cori fez uma falta mais forte e foi advertido.
Com quase trinta minutos de jogo, o Alviverde voltou ao ataque pela esquerda, com uma boa triangulação entre Rubens Cardoso - que avançava bastante -, PK e K9, mas o artilheiro coritibano bateu de esquerda, fraco, muito errado.
Por volta dos 35 minutos, a partida era caracterizada mais pela marcação e pelos cuidados em não deixar o adversário jogar, do que buscar jogadas de articulação ofensiva. Com muitos jogadores no meio-campo, o jogo não apresentava oportunidades para os atacantes aparecerem com boa chance de conclusão. Pelo lado do Cori, Rubens Cardoso aparecia bem mais do que Marcos Tamandaré, que até então, tentou apenas um cruzamento, mas concluindo errado.
Sem ter um apoio com qualidade dos laterais e dos meias, a dupla ofensiva do Cori, com Henrique Dias e Keirrison, não tiveram oportunidade para furar a forte marcação do Toledo.
Sem emoção, o jogo começou a ter mais faltas e o árbitro anotou dois cartões para o Toledo num mesmo lance, um por falta, outro por reclamação, amarelando Ciro e Diego.
Nos minutos finais, o Cori chegou com muito perigo, aos 42. Depois de uma falta na esquerda, em Pedro Ken, o camisa 2 do Cori, Marcos Tamandaré, cobrou com capricho, o goleiro espalmou a bola para fora da grande área e o rebote ficou com Henrique Dias, que ajeitou e mandou uma bomba, no ângulo, com o goleiro do Toledo espalmando e evitando aquele que seria o gol alviverde.
Aos 44, bom lance do time tricolor. Aron recebe a bola na intermediária e faz um lançamento de longa distância, para o lateral-direito, que se livra da marcação e passa na medida para Guaru, de pé esquerdo, de frente para o gol, bater rasteiro, mas a bola desvia na zaga e sai pela linha e fundo.
Com 45, fim do primeiro tempo, caracterizado por marcação e poucos espaços para os atacantes, com um jogo caracterizado pelas ações na intermediária do gramado.
Uma mudança tática do treinador Perrô, que costuma fazer de Guaru uma ala ofensivo pela esquerda, foi e de colocar o jogador livre, atuando por vários setores do campo, para se aproximar do atacante Diego. Com isto, o treinador do Toledo tanto fechou o setor esquerdo de sua defesa, como teve um jogador rápido para buscar espaços entre os volantes e os zagueiros do Cori. Já Dorival, avançou Maurício para a direita, fazendo Veiga ficar fixo na marcação e liberando Rubens Cardoso para o ataque.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, os treinadores não mudaram seus times. O primeiro bom momento da etapa final surgiu com Leandro, com liberdade para avançar e se aproximar dos meias. O volante Coxa-Branca arrematou de fora da área, com a bola passando perto da trave direita da meta do Toledo.
Aos 5, depois de uma boa reposição de bola pelo goleirão Édson Bastos, Henrique Dias avança bem e de frente para o gol acerta um bom chute, obrigando o goleiro do time do Oeste a fazer boa defesa e evitar o gol Coxa-Branca.
A galera alviverde fazia bonito, cantando sem parar, buscando incentivar o time ao ataque. O participação da torcida Coxa foi destacada durante a transmissão da RPC.
O primeiro momento ofensivo do time da casa surgiu com Diego. O atacante do TCW entra pela direita, e na linha de fundo, finta Veiga e entra na área, recebendo a marcação de Jeci. O árbitro manda o lance seguir.
O Toledo fez sua segunda substituição, trocando um volante - Godoi - por outro - Junior -, para manter a força do setor. Antes, o treinador Perrô tinha trocado Mineiro por Aron, que pouco apareceu no jogo.
O jogo continuava muito condicionado à marcação e desarme, com poucos espaços para os meio-campistas armarem os jogos. Com 20 minutos de jogo, ambos os times pareciam satisfeitos com o zero a zero do placar.
No segundo tempo, o jogo ofensivo do time tricolor do Oeste do Paraná era pelo lado esquerdo da zaga coritibana. Diogo tentou novo lance pelo lado do campo, se livrando dos marcadores, mas cruzou muito forte, perdendo um bom momento para o Toledo chegar mais próximo da meta defendida por EB.
Com 23 do tempo final, Guaru faz um cruzamento na medida, pela meia-esquerda, e o lateral-direito Murilo perdeu um gol incrível, quase na pequena área, cabeceando livre de marcação por sobre o gol.
A melhora do time da casa obrigou o treinador coritibano a mudar o time: Henrique Dias e Marlos deixaram o campo para as entradas de Carlinhos Paraíba e Matheus.
Aos 25, a torcida da casa pede penalidade máxima, mas o árbitro nada marca. Aos 26, nova reclamação da torcida do TCW. Diego entra na área, pela esquerda e é derrubado por Leandro. O árbitro Maurício Batista dos Santos erra e não anota a penalidade em favor do Toledo.
Por volta de trinta minutos jogados, o time do Porco dominava mais as ações do jogo, avançando ao ataque, mas sem se descuidar da defesa. A zaga Coxa-Branca mostrava serviço para parar os avanços do TCW.
Matheus, pelo meio-campo, tentou um bom lance aos 33. Ele se livrou do marcador, ainda na intermediária, e avançou em velocidade, rumo à grande área. No passe para Keirrison, a conclusão foi errada e Matheus perdeu uma boa oportunidade para o Cori.
Outro cartão amarelo surgiu ao 36, quando o meio-campo Mineiro faz falta por trás em PK, num lance em que ficou claro o estilo de jogo do Toledo em não deixar o Coritiba jogar em velocidade, pois a bola estava no campo de defesa do Verdão do Alto da Glória.
Nos minutos finais, mais uma substituição para o time tricolor: Almir deixa o jogo para a entrada de Andrei, aos 41.
O Alviverde teve uma ótima chance de fazer o seu gols, aos 44, depois de um bom passe de Carlinhos Paraíba. O cruzamento foi à pequena área, o goleiro do Toledo vacilou feio e deixou a bola ficar nos pés de Keirrison, que passou do lance e tentou bater, mas desequilibrado, não concluiu com força suficiente. A zaga salvou, tirando a bola que iria para o fundo das redes, na melhor chance Coxa-Branca em todo o jogo.
Faltando dois minutos pra o fim do jogo, aos 46, Douglas Silva entra na partida, no lugar de Veiga.
O que parecia ser um previsível empate sem gols, se tornou vitória para o time do Oeste. Aos 48, escanteio da direita. A bola vai na medida para o zagueiro Cleiton subir mais alto do que toda a defesa coritibana e acertar uma forte cabeçada, indefensável para o camisa 1 do Verdão: 1x0 para o Toledo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)