
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Maringá se enfrentam nesta quarta-feira, 4, às 19h30, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de estrear com uma boa vitória diante do Nacional, quando Rafhael Lucas decidiu com dois gols, o Verdão tem seu primeiro encontro com a torcida e busca a vitória para se colocar entre os líderes e deixar uma primeira boa impressão. Pela frente, terá o atual vice-campeão do Estado, o Maringá, que estreou com um empate diante do Operário, no Willie Davids, e reclamou muito da arbitragem, chegando a enviar uma reclamação formal à FPF
O time
Ainda sem ritmo de jogo e longe das melhores condições físicas, pode-se dizer que o Coritiba teve uma boa estreia em 2015. Rápido e se movimentando muito na frente, como já era de e esperar em função da característica de seus jogadores, o Verdão envolveu a fraca equipe do Nacional e abriu o placar em um pênalti convertido por Rafhael Lucas, aos 36 minutos da primeira etapa. Entretanto, no lance seguinte, Vieira aproveitou uma rebatida de Vaná para empatar a partida. Na volta do intervalo, muito melhor condicionado, o Verdão foi o dono do jogo. Rafhael Lucas fez um gol que o árbitro e o bandeirinha não viram mas, logo após, não teve jeito. O prata-da-casa aproveitou uma rebatida da zaga e fuzilou o goleiro adversário. No restante do jogo, o Alviverde ainda teve chances, mas não converteu e o placar ficou mesmo no 2x1.
O técnico Marquinhos Santos gostou do que viu, principalmente da movimentação dos homens de frente. Além de Rafhael Lucas, Negueba e Mazinho fizeram um bom jogo e mostraram que podem ser úteis em um sistema 4-3-3. No meio, entretanto, João Paulo e Pedro Ken foram discretos, enquanto que Rosinei manteve o nível dos jogos no Brasileirão 2014. Buscando entrosamento, Marquinhos Santos pouco alterará a equipe que atua diante do Maringá. A única ausência será Rosinei, poupado após ter levado uma pancada na partida de estreia. Alan Santos assume o seu lugar e forma o meio com João Paulo e Pedro Ken. Na frente, Rafhael Lucas, que já desponta como artilheiro do campeonato, terá a chance de mostrar, para a torcida Alviverde, o seu potencial.
O adversário
Atual vice-campeão do Estado, quando eliminou o Coritiba nas semifinais do Paranaense 2014, o Maringá tenta se firmar, definitivamente, entre os grandes times do interior nesta temporada. A equipe manteve o treinador Claudemir Sturion e alguns importantes jogadores, como Max, Gabriel Barcos e o goleiro Ednaldo, na expectativa de novamente se colocar entre os grandes do Estado. Apesar de já estar envolvido em polêmicas, visto que enviou um recurso oficial para a FPF reclamando da arbitragem do empate diante do Operário na estreia, o Maringá vem ao Couto Pereira com o intuito de surpreender o Coritiba e conquistar sua primeira vitória. Para isso, tentará aproveitar os contra-ataques.
O jogo
A partida diante do Maringá certamente será mais difícil que a da estreia diante do Nacional. A equipe do Norte do Estado possui mais qualidade e deverá ser uma das candidatas a disputar a segunda fase do Estadual. Por conta disso, o Coritiba deverá ter bastante atenção durante os 90 minutos e utilizar-se do expediente da velocidade para furar uma possível retranca do time adversário e chegar ao gol de Ednaldo. Como dizem no mundo do futebol, o Maringá jogará por apenas uma bola e, caso chegue ao gol de abertura, se fechará ainda mais. Raça, determinação e vontade serão fundamentais na partida.
Na parte ofensiva, novamente o Coritiba deverá apoiar o seu jogo na velocidade de Negueba e de Mazinho. Ambos deverão cair pelos lados do campo para alimentar Rafhael Lucas, no comando de ataque. A ausência de Rosinei fará com que a bola saia com um pouco menos de qualidade da defesa, por isso, João Paulo deverá assumir este papel e ajudar na criação de jogadas. Além disso, novamente o apoio dos laterais Ivan e Carlinhos será bastante importante, até porque o Maringá deverá congestionar o meio-campo e tentar se prevenir contra penetrações dos atacantes Alviverdes. Por fim, a jogada de bola aérea pode ser um importante expediente.
Defensivamente, o Verdão deverá se prevenir contra as jogadas rápidas do Maringá no contra-ataque. No meio, o jogador mais perigoso é Max, que deverá receber atenção especial, pois é o principal responsável por concatenar as jogadas da equipe maringaense. Na frente, o homem a ser vigiado é Gabriel Barcos, que, após o campeonato Paranaense do ano passado recebeu algumas chances em equipes maiores, mas não aproveitou nenhuma delas. Por fim, o Coritiba deve controlar as jogadas de bola parada e evitar os cruzamentos à área de Vaná.
A torcida
Depois de um longo tempo, a torcida Alviverde voltará a acompanhar uma partida no Couto Pereira. O jogo diante do Maringá tende a ser um dos mais difíceis contra equipes do interior e, por isso, a equipe Alviverde deverá ter concentração durante os 90 minutos da partida. Nas arquibancadas, a Nação Coxa-Branca deverá comparecer em bom número para empurrar os jogadores rumo a mais uma vitória na competição.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Paranaense 2015 - 2ª rodada
Coritiba x Maringá
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 04/02/2015, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vaná; Ivan, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo e Pedro Ken; Negueba, Rafhael Lucas e Mazinho
Técnico: Marquinhos Santos
Maringá:
Ednaldo; Rhuan, Marcelo Xavier, Fabiano e Juninho; Serginho Paulista, Eurico, Danilo Rios e Max; Gabriel Barcos e Rafael Santiago.
Técnico: Claudemir Sturion
Árbitro: Rafael Traci/PR
Assistente 1: Rafael Trombeta/PR
Assistente 2: João Fábio Machado Brischiliari/PR
4º Árbitro: Jonathan Henrique Andrade/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)