
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Toledo se enfrentam neste domingo, 23, às 16h, no estádio 14 de Dezembro, pela 8ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois de conquistar duas vitórias consecutivas em casa e avançar na tabela, o Alviverde vai a Toledo sem os seus dois principais jogadores para tentar emplacar mais três pontos e já vislumbrar o topo da competição. Pela frente terá o lanterna Toledo, que desesperadamente tenta quebrar a sequência de cinco derrotas consecutivas para ainda nutrir alguma esperança de classificação e não jogar o torneio da morte
Sem Alex e Deivid, Coxa busca a primeira vitória longe do Couto
Na última quarta-feira, 19, o Coritiba recebeu o então líder do campeonato J. Malucelli para tentar derrubar o último invicto do Estadual e obteve êxito em sua missão. Embora não tenha jogado bem e tenha levado alguns sustos, especialmente no segundo tempo, o Coritiba chegou ao gol solitário da partida justamente com a sua maior estrela. No milésimo jogo de sua carreira, Alex brindou a torcida com mais uma brilhante atuação e, de pênalti, deu mais três pontos ao Coritiba. O resultado deixou o Verdão a apenas dois pontos do líder e com chances de brigar seriamente pelo "título" da primeira fase.
Entretanto, a equipe ainda precisa melhorar muito. Durante boa parte do jogo de quarta-feira, o J. Malucelli teve os domínios das ações e assustou constantemente a meta do goleiro Vanderlei. Embora tenha conquistado o resultado positivo, a equipe ainda não esteve bem e pouco evoluiu em relação ao jogo diante do Rio Branco. Outra questão que chamou a atenção foi a lesão de Geraldo. Aparentemente, mesmo com a longa pré-temporada, os problemas do departamento médico e na preparação física continuam. A única diferença é que, neste ano, não é mais divulgado o tempo previsto de recuperação dos atletas, como se isso fosse mascarar a incompetência destes dois departamentos.
Assim, o técnico Dado Cavalcanti já vai ter que se virar para montar a sua equipe para o jogo deste domingo e, sem opções de velocidade para o ataque, será obrigado a modificar a maneira do time atuar. Sem Roni e Geraldo, ele lançará Robinho na equipe e o meia fará o seu primeiro jogo como titular em 2014. Para evitar novas lesões, o DM Alviverde achou por bem poupar os veteranos Alex e Deivid da viagem ao interior do Estado e, por conta disso, eles não foram nem relacionados. Assim, Lincoln e Júlio César assumem a titularidade e farão as suas estreias na temporada. No restante, a equipe será a mesma que bateu o J. Malucelli no último meio de semana.
Na lanterna, Toledo tenta se reerguer e evitar o torneio da morte
O Toledo é, certamente, a grande decepção do campeonato. Após iniciar o Estadual com um empate e uma vitória (esta fora de casa, diante do A. Paranaense), o Porco simplesmente "parou de jogar". De lá para cá foram nada menos que cinco derrotas consecutivas, que derrubaram a equipe do Oeste do Estado para a lanterna do campeonato. A disputa do torneio da morte já é uma realidade e, caso a equipe não reaja imediatamente, o Porco realmente vai encarar apenas o desafio de evitar uma inesperada queda para a série B do Campeonato Paranaense. Muito pouco para quem esteve acostumado a fazer boas campanhas recentes.
O técnico Paulo Foiani, que segue prestigiado mesmo após a grande sequência de derrotas consecutivas, coleciona problemas em sua equipe. A "última novidade" foi a perda do lateral-esquerdo Samuel, que sofreu um princípio de infarto logo após a derrota para o Rio Branco, em Paranaguá, na última rodada. George deverá substitui-lo. Para tentar amenizar a situação na tabela, a diretoria do TCW trouxe dois novos jogadores. Se tiverem condições de jogo, o meia Róbson Goiano e o volante Jonatas devem figurar, inclusive, entre os titulares. Sem muitas alternativas, o treinador adversário deve utilizar o mistério para levar alguma vantagem e a definição da equipe deve ficar para minutos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
Apesar de enfrentar um time que figura na lanterna da competição e que apresenta inúmeros problemas, o Verdão não deve ter vida fácil em Toledo. O jogo diante do Coritiba será uma das últimas chances que o Porco ainda tem para tentar se recuperar na tabela e evitar a participação no torneio da morte. Por conta disso, espera-se uma equipe bastante aguerrida e lutadora que, diante de sua torcida, tenta utilizar o calor e o gramado irregular para obter alguma vantagem sobre o Alviverde. Justamente por isso, a equipe deverá estar atenta e, com determinação e vontade, encarar de igual para igual a equipe adversária.
Ofensivamente, sem seus dois principais velocistas do elenco, Dado Cavalcanti muda um pouco a forma da equipe atuar. Os constantes avanços pelos lados do campo devem dar lugar à um jogo mais cadenciado pelo meio-campo. Assim, Robinho e Lincoln deverão ser peças fundamentais para a equipe. Ao lado de Norberto (quem deverá conferir velocidade ao time), eles têm a missão de municiar, constantemente, Júlio César no comando de ataque. O apoio dos laterais Carlinhos e Moacir também será importante, assim como o aproveitamento das jogadas aéreas.
Na parte defensiva, fica até mesmo complicado analisar o adversário Alviverde visto que, para tentar solucionar o problema de sua equipe, Paulo Foiani muda vários jogadores de um jogo para outro. De qualquer forma, um atleta que vem, de certa forma, de destacando com a camisa do Toledo, é Jorge Miguel. Versátil, ele pode atuar tanto de lateral como de meia, dando opções para seu treinador. Além dele, será preciso controlar as jogadas de bola parada e uma possível pressão adversária no início da partida.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do estádio 14 de Dezembro para empurrar o Verdão para a sua terceira vitória consecutiva, a primeira longe de casa. Os três pontos serão fundamentais na briga pelo topo e das vantagens na próxima fase do Estadual. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um novo triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 8ª rodada - 1ª fase
Toledo x Coritiba
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo
Data: 23/02/2014, domingo
Horário: 16h
Toledo:
Aldo; Jorge Miguel, Duda, Diego Batista e George; Bruno (Murici), André Luís, Vinícius e Róbson Goiano (Marcel); Diego Luís e Giuliano (Eric).
Técnico: Paulo Foiani
Coritiba:
Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Germano, Gil, Norberto, Robinho e Lincoln; Júlio César.
Técnico: Dado Cavalcanti
Árbitro: Rogério Menon da Silva/PR
Assistente 1: Arestides Pereira da Silva Júnior/PR
Assistente 2: Luiz Paulo Galli/PR
4º Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)