
RESULTADO
O Coritiba deu um enorme passo para chegar às semifinais do Campeonato Paranaense. Na manhã deste domingo, 3, debaixo de um sol escaldante, o Verdão foi até o interior e bateu a equipe do Toledo pelo placar de 2x0, com uma bela atuação de Juan, decisivo na maioria dos lances. Agora, o Verdão pode perder por até um gol de diferença na partida de volta, no Couto Pereira, para avançar de fase.
O Coritiba iniciou muito bem a partida em Toledo e pulou na frente logo aos três minutos. João Paulo bateu escanteio na área e a zaga do Toledo afastou. O rebote caiu nos pés de Negueba, que imediatamente acionou Juan no bico direito da área. Ele cruzou na medida para Kléber apenas empurrar para as redes e fazer o seu décimo gol do campeonato. Sete minutos depois, o Coritiba desceu com perigo novamente. Agora pela esquerda, Juan fez boa jogada e cruzou na medida para Kléber. Ele subiu livre, cabeceou com estilo, mas a bola saiu por centímetros. Depois disso, o jogo teve momento mais tensos. Valorizando todas as jogadas, os atletas do Toledo tentavam arrancar cartões de qualquer jeito. Aos 17 minutos, Negueba se enroscou com Tácio e deixou o cotovelo. O jogador adversário desabou simulando a falta, mas o árbitro nada marcou.
O Toledo só foi chegar ao gol de Elisson aos 26 minutos. Após boa trama no meio, a bola sobrou para Eduardinho que chutou da entrada da área. A bola saiu à esquerda do goleiro Alviverde. Um minuto depois foi a vez de Dodô chegar pelo meio, mas ele bateu sobre o gol. Aos 31 minutos, o Toledo teve uma grande chance. Depois de troca de passes no meio, Murilo lançou Tácio, que saiu cara a cara com Elisson. Ele bateu e o goleiro Coxa-Branca fez uma defesa simplesmente espetacular, espalmando para escanteio quando já estava sentado. Depois disso, talvez preocupadas com o forte calor, as duas equipes diminuíram o ritmo. O Toledo só foi chegar novamente aos 43, quando Dodô cabeceou para fora um cruzamento da direita. Dois minutos mais tarde, o Porco chegou ao gol de empate, mas o lance foi corretamente invalidado pela arbitragem. Tetê cruzou da esquerda e Tácio, levemente à frente da zaga, empurrou para as redes. Mas nada valia. Final de um primeiro tempo em que o Coritiba fez o gol, mas o Toledo esteve melhor a partir dos 30 minutos.
O Coritiba voltou com uma alteração do intervalo. Negueba, que esteve nervoso em alguns momentos, cedeu lugar a Thiago Lopes. Logo aos cinco minutos, a primeira grande chance do Verdão. Juan descolou passe magistral para Thiago Lopes, que avançou por trás da zaga do Toledo. Ele correu, invadiu a área mas, na hora de finalizar, foi pressionado pelo zagueiro adversário e chutou fraco, nas mãos de Fabrício, desperdiçando ótima chance. Aos 11 minutos, o Coritiba chegou ao segundo. Carlinhos cruzou da esquerda e encontrou Kléber no meio da área. Ele recebeu e tocou para Juan, que dominou, puxou para a perna esquerda e bateu no canto direito de Fabrício, dobrando a vantagem. Gol merecido para o melhor jogador do jogo. Logo depois, Gilson Kleina fez a segunda substituição. Dudu, que outra vez não esteve bem, cedeu lugar a Vinícius. Aos 17, Elisson fez outra boa defesa. Tácio cobrou falta, a bola passou por todo mundo e o goleiro Alviverde mandou para escanteio.
Aos 32 minutos, o Toledo voltou a chegar com perigo ao ataque. Eduardinho recebeu pela direita, passou como quis por Vinícius e soltou a bomba. A bola explodiu no travessão de Elisson. No lance seguinte, Tácio entrou como quis pelo meio e bateu para outra ótima defesa do goleiro Alviverde. Seis minutos mais tarde, o Toledo desceu novamente. Murilo recebeu na direita e, na frente de Luccas Claro, bateu firme. Novamente bem colocado, Elisson espalmou para longe. Aos 41 minutos, Gilson Kleina fez a última alteração. Kléber deixou o gramado para a entrada do paraguaio Jorge Ortega. Aos 46, Vinícius desperdiçou grande chance. Ele puxou contra-ataque e, ao invés de tocar para Ortega, que entrava livre, preferiu a finalização. Bem colocado, Fabrício defendeu. Ainda deu tempo de Elisson fazer outra excelente defesa. Aos 48, Eduardinho entrou como quis e bateu firme. O goleiro Alviverde empurrou para escanteio. Final de jogo em Toledo, um 2x0 alcançado com bastante autoridade.
O Verdão volta a campo no próximo domingo, 10, quando recebe o Toledo, no Couto Pereira, pela partida de volta das quartas-de-final do Campeonato Paranaense. A partida inicia uma sequência de jogos para o Alviverde que, neste mês, estreia na Copa do Brasil diante do Guarany de Sobral, do Ceará.
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)