
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paranavaí se enfrentam neste domingo, 18, às 18h30, no Couto Pereira, pela 4ª rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense 2012. Depois de fazer sua estreia na Copa do Brasil com um melancólico empate diante do Nacional do Amazonas quando, segundo relatos de boa parte dos jornalistas que cobriram a partida, fez um jogo medíocre, o Verdão volta as suas energias para o Estadual e tenta se manter na ponta. Pela frente, terá um Paranavaí que convive com a realidade do rebaixamento, mas que vem de vitória e quer encaixar uma sequência de bons resultados para sobreviver
Atacar para criar chances e vencer
Sem conhecer muita coisa sobre o adversário, o Verdão foi até Manaus para desafiar o Nacional em sua partida de estreia pela Copa do Brasil e "trouxe" um melancólico 0x0 para quem saiu de Curitiba com a intenção de eliminar o jogo da volta. Pior que isso, os relatos dos jornalistas que estiveram no Norte do país não foram nada animadores, com um consenso de que o Coritiba deveria ter jogado muito melhor diante de um limitadíssimo adversário. Muito da péssima atuação pode ser explicado pelo incrível e absurdo esquema de Marcelo Oliveira, que iniciou e terminou a partida com inacreditáveis oito jogadores com características defensivas na equipe.
O resultado disso é que o Alviverde será obrigado a fazer um jogo de risco contra a equipe amazonense nesta semana que se inicia, mas isso é assunto para outra hora. Agora, a obrigação é ligar novamente a chave do Paranaense e se concentrar em vencer o Paranavaí para permanecer entre os líderes, objetivando a vaga na final. Para isso, é fundamental que o treinador Coxa-Branca tenha uma postura com características ofensivas e não encha o meio-campo com volantes, como nas últimas partidas. É preciso ter noção da grandeza do Coritiba, principalmente em comparação a times que, no máximo, disputam a quarta divisão do futebol nacional.
Em relação à equipe, Marcelo Oliveira terá problemas. Suspenso, Júnior Urso não poderá atuar e deverá ser substituído por Djair, com Gil correndo por fora na luta pela posição, visto que Willian segue no DM. Outro que não joga, mas com um problema na coxa, é Rafinha. Nesse caso, quem deve retornar à titularidade é Renan Oliveira. Por fim, Marcel sentiu um problema no joelho e Roberto fará a sua primeira partida como titular, formando dupla com Anderson Aquino. Fechando a lista de novidades, quem reaparece é Tcheco, que novamente será o grande responsável por conduzir a bola à frente. Jonas, de volta após um longo período lesionado, é outro que pode pintar no time.
Com um fio de esperança, Paranavaí se agarra em suas chances e quer pontuar
Com apenas oito pontos conquistados no campeonato, o Paranavaí só é melhor que o Iraty, virtualmente rebaixado para a segunda divisão Estadual. Entretanto, a boa vitória diante do Arapongas, no final de semana passado, reduziu a diferença para o Roma para apenas três pontos e, mais do que isso, empolgou a equipe e a comissão técnica, que passaram a acreditar ser possível manter o ACP na elite do futebol paranaense mesmo com todos os problemas enfrentados pela equipe até aqui. Para isso, todos sabem que, mesmo sendo difícil, o time precisa pontuar na capital.
O técnico Richard Malka, que fez a sua estreia à frente do Vermelhinho na última rodada, já sabe que não poderá contar com o volante Diogo, suspenso pelo terceiro amarelo. Além dele, o zagueiro Alex Noronha e o atacante Rafael Santos reclamaram de dores musculares, mas devem atuar. Quem preocupa mesmo é o lateral-esquerdo Rodrigo Crasso, ex-Coritiba, que faz tratamento intensivo para participar do jogo. Caso Rodrigo Crasso não possa atuar, Mineiro é quem deve assumir o lado esquerdo do campo.
Panoramas da partida
Mais uma vez o Coritiba volta ao Alto da Glória com muita coisa a provar para a torcida Coxa-Branca. O resultado diante do modestíssimo Nacional preocupou, mas o que mais traz angústia à boa parte da Nação Alviverde é o mau futebol, com pouca criatividade. Além disso, a assustadora formação com oito jogadores defensivos, utilizada em Manaus, arrepia qualquer torcedor. Por isso, é fundamental que o time se reencontre em campo, volte a mostrar a sua vocação ofensiva e vença o Vermelhinho pois, um tropeço à essa altura, pode ser fatal para as pretensões do Coritiba.
Ofensivamente, o esquema com Tcheco, Renan Oliveira, Lincoln, Roberto e Aquino tende a soltar o time para o jogo e fazer o Verdão criar mais jogadas, como deve ser. O time Alviverde precisa impor sua maior qualidade técnica dentro de campo, encurralar o adversário e chegar, com frequência, ao gol de Rudi. A movimentação de todos esses homens fará a defensiva adversária ter problemas com a marcação. Além disso, as jogadas aéreas, uma das características do time em 2012, também devem aparecer para tornar as coisas mais simples.
Na parte defensiva, o Coritiba deve tomar cuidado com a presença de área do atacante Edenílson, que está há um bom tempo no Paranavaí e sempre está preparado para aproveitar as suas chances. Além dele, o Verdão precisa estar atento às descidas dos laterais do Paranavaí, Hesdras e Rodrigo Crasso, caso este consiga se recuperar a tempo e atue no Couto Pereira. Por fim, as jogadas aéreas, principalmente nas bolas levantadas a Alex Noronha, precisam ser evitadas.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Alviverde comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar os jogadores rumo a mais uma importante vitória, mas também cobrar uma atuação condizente com as tradições do Coritiba. O time precisa partir para cima do adversário e mostrar superioridade. Torcedor Coxa-Branca, faça o seu papel e vá até o Alto da Glória para incentivar o time. Os jogadores precisam de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 4ª rodada - 2º turno
Coritiba x Paranavaí
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 18/03/2012, domingo
Horário: 18h30
Coritiba:
Vanderlei; Jonas (Jackson), Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Djair (Gil), Tcheco, Renan Oliveira e Lincoln; Anderson Aquino e Roberto.
Técnico: Marcelo Oliveira
Paranavaí:
Rudi; Hesdras, Alex Noronha, Leandro e Rodrigo Crasso (Mineiro); Rafael Pulga, Doriva, Alex Ricardo e Piraju; Rafael Santos (Francis) e Edenílson.
Técnico: Richard Malka
Árbitro: Nilo Neves de Souza Júnior/PR
Assistente 1: Edina Alves Batista/PR
Assistente 2: Luiz Paulo Galli/PR
4º Árbitro: Cristiano Antônio Teixeira/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)