
PRÉ- JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Londrina se enfrentam neste domingo, 12, às 16h, no Estádio do Café, pela partida de ida das semifinais do Campeonato Paranaense 2015. Depois de passar com certa facilidade pelo Cascavel, que sucumbiu à força do Verdão e amargou duas derrotas, o Alviverde agora enfrenta um adversário bem mais qualificado pela frente e deve ter dois jogos duríssimos para tentar chegar à final do torneio. Pela frente, terá o aguerrido Londrina, que conseguiu uma classificação heroica diante do Maringá e, com um jogador a menos desde o primeiro tempo de jogo, venceu seu grande rival do interior no tempo normal e nos pênaltis para seguir sua caminhada na defesa do título
O time
Na última quarta-feira, 8, o Coritiba recebeu o Cascavel, no Couto Pereira e, com muita tranquilidade, carimbou o seu passaporte para as semifinais do Campeonato Paranaense. A situação foi definida ainda no primeiro tempo, após Wellington Paulista e Rafhael Lucas fazerem os gols que deram uma imensa vantagem ao Verdão. Com o adversário totalmente batido, coube, à equipe Alviverde, tocar a bola, esperar o tempo passar e se preservar para o difícil compromisso diante do Londrina. De positivo, a maturidade da equipe em não correr riscos de lesão ou tomar cartões desnecessários, o que pode fazer diferença nesta fase aguda da competição.
Em relação ao time que encara o Londrina, Marquinhos Santos não possui qualquer problema. Aliás, pelo contrário. O treinador ganhou as opções de Leandro Almeida e Rosinei, que se recuperaram de lesão e estarão à disposição. Entretanto, como Welinton e Alan Santos entraram muito bem em suas vagas e deram conta do recado, o técnico Coxa-Branca os mantém na equipe. Norberto, que sentiu uma pancada na coluna na partida diante do Cascavel, está recuperado e vai para o jogo normalmente. Assim, a equipe que desafia o Tubarão no Norte do Estado será exatamente a mesma que bateu o Cascavel.
O adversário
Atual campeão do Estado, o Londrina vem mostrando que, definitivamente, se tornou um time de chegada no Paranaense. Após uma primeira fase discreta, em que teve a possibilidade de, inclusive, se classificar apenas em oitavo lugar, o Londrina se rearranjou, resolveu seus conflitos internos e foi forte para as quartas-de-final. Tanto que, mesmo após perder em casa para o Maringá no primeiro jogo, a equipe foi buscar o resultado na partida de volta e eliminou seu rival nos pênaltis. Para a partida diante do Coritiba, o desfalque é o lateral Allan Vieira, expulso no último jogo. Lino deve ser o seu substituto. Apesar de alguns jogadores estarem bastante cansados, a única dúvida do técnico Cláudio Tencati parece ser a entrada do volante Léo Maringá. Neste caso, Neílson deixaria a equipe e o Londrina voltaria a atuar no 4-4-2.
O jogo
A partida deste domingo tende a ser, talvez, o jogo mais complicado para o Verdão até aqui neste Campeonato Paranaense. Empolgada com a heroica classificação de seu time, a torcida do Tubarão finalmente deverá comparecer em bom número ao Estádio do Café e empurrar o time do Norte do Estado em busca de um resultado positivo. Cabe ao Verdão, então, jogar com paciência no início de jogo e suportar uma possível pressão para, aos poucos, conquistar o domínio da partida. A atenção deverá ser total durante os 90 minutos. Raça, determinação e vontade não poderão faltar, até porque um mau resultado comprometeria toda a competição realizada pelo Alviverde.
Na parte ofensiva, mais ainda nesta partida, o Verdão deverá explorar a velocidade de seu ataque, formado por Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista. A constante movimentação destes homens de frente deve criar espaços e oportunidades de gol. O apoio pelas laterais, com Norberto e Carlinhos, também será de fundamental importância, assim como as chegadas surpresa de Alan Santos, que vem se tornando uma excelente alternativa de ataque para a equipe Coxa-Branca. Por fim, a bola parada de João Paulo, sempre perigosa, também deverá ser uma boa arma do Coritiba.
Defensivamente, o Verdão, em primeiro lugar, precisará conter a atuação do meia Rone Dias, que vem sendo o maestro do Londrina desde a contusão de Celsinho. É por ele que passam praticamente todas as jogadas de ataque da equipe do interior. Além disso, o meia é muito perigoso nas jogadas de bola parada. Portanto, o Coritiba deverá evitar fazer faltas próximas à área. Além dele, a defensiva Alviverde deve ficar de olho em Arthur, que quase foi afastado, fez o gol que eliminou o A. Paranaense do campeonato e, com isso, ganhou moral. Por fim, é preciso controlar a presença dos altos zagueiros do Londrina na área de Vaná.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Estádio do Café para empurrar o Verdão neste primeiro jogo da difícil semifinal diante do Londrina. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um bom resultado, que garantiria a vantagem para o segundo jogo e deixe o Alviverde muito perto das finais do Campeonato Paranaense.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Campeonato Paranaense 2015 - Semifinais - Jogo de Ida
Londrina x Coritiba
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data: 12/04/2015, domingo
Horário: 16h
Londrina:
Vítor; Lucas Ramon, Dirceu, Sílvio e Lino; Diogo Roque, Germano, Léo Maringá (Neílson) e Rone Dias; Paulinho e Arthur
Técnico: Claúdio Tencati
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Hélder, Alan Santos e João Paulo; Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Assistente 1: Luiz Henrique de Souza S. Renesto/PR
Assistente 2: João Fábio M. Brischiliari/PR
4º Árbitro: Ronaldo Parpinelli/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)