
AVALIAÇÃO
Um empate de 1x1 no Couto Pereira entre Coritiba e Roma deixou um ar de preocupação na torcida Coxa-Branca. Uma atuação fraca perante o time de Apucarana deixa a torcida cada vez mais irritada com os maus resultados do Verdão. O empate garantiu o Cori na próxima fase, mas o primeiro lugar no grupo agora depende de uma combinação de resultados, já que a líder ADAP jogará na quinta-feira.
O desempenho do time jogo da noite desta quarta-feira foi aquém do esperado pelos torcedores coritibanos. O gol do adversário aconteceu logo nos primeiros minutos do jogo, num vacilo defensivo do Cori.
Em desvantagem no marcador, nitidamente os jogadores do Alviverde demonstraram sentir a pressão, errando passes e sendo pouco produtivos ofensivamente, o que causou mais irritação aos torcedores, sendo que alguns que chegaram a pedir, em coro, a saída do Presidente Giovani Gionédis.
Durante etapa inicial, apupado pela torcida, Guaru foi substituído depois de uma série de erros individuais. Cláudio Marques tentou mudar o panorama da partida e trocou o meia pelo ala esquerdo Julinho, que trouxe um pouco mais de mobilidade ao time.
O treinador Coxa-Branca procurou mudar o panorama tático da partida, mas o Cori permaneceu sob domínio do Roma. Sem usar os lados do campo para atacar, e deixando Jefferson isolado entre três zagueiros, o time coritibano não trouxe preocupação para o sistema defensivo do Roma.
No segundo tempo, novas mudanças no Verdão. Saíram Peruíbe e Eanes, para as entradas de Ludemar e Pedro Ken, que poderia ter até entrado na etapa inicial, no lugar de Wilton Goiano (com um desempenho apagadíssimo em campo). O lateral levou o terceiro cartão amarelo e não jogará contra a ADAP, no domingo.
O time visitante teve um jogador expulso, mas nem por isso cedeu espaços para o Alviverde do Alto da Glória. O seu treinador deixou o Roma postado com três zagueiros e três meio-campistas defensivos, jogando em linha.
Cláudio Marques novamente mexeu taticamente no time: tirou Eanes, que atuava pelo meio (posição onde ele não rende bem), deixando Renan pela direita e Pedro Ken na esquerda, com apresetou variações de posicionamento de Julinho.
Pedro Ken jogou mais pelo lado esquerdo do campo, uma variação sem sucesso. Cláudio Marques poderia ter optado por deixá-lo na direita, onde teve um ótimo desempenho na Copa SP. Naquela competição, Ken tinha uma jogada de alto desempenho, triangulando com Renan. Pela meia-esquerda, Pedro Ken acabou ocupando o lugar de Julinho, que fez algumas variações de jogo interessante, mas acabou sendo ofuscado com a entrada do jovem Pedro Ken.
Mesmo alterado taticamente e com um jogador a mais em campo, o Cori continuou pecando ofensivamente, já que Jefferson continua isolado entre os zagueiros. Mesmo assim, Jefferson foi o jogador que mais trouxe perigo à meta do time de Apucarana. Foi dele uma bela jogada individual, matando a bola no peito e chutando de primeira, de volêio, para uma difícil defesa do goleiro do time visitante.
O gol de empata do Cori saiu de uma jogada pelo lado direito, com Jefferson aproveitando bem o cruzamento, tocando a bola com o peito para o fundo das redes do Roma: 1x1, placar final, numa partida que novamente deixa preocupada a massa torcedora do Glorioso, especialmente para a disputa da Série B, que começa dia 15 de abril. Até lá, uma certeza: o elenco do Coritiba precisa de vários reforços.
Com o empate, novamente o Coxa perde uma boa oportunidade para garantir a liderança da competição e manter vantagens para as fases seguintes do PR 2006.
A cobertura completa de Coritiba x Roma nesta quinta-feira, no site Coxan@utas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)