
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 24, às 16h, no Couto Pereira, pela 10ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Depois de uma espetacular vitória diante do Rio Branco, quando engoliu o Leão da Estradinha por 7x0 e apresentou um bom futebol, o Verdão agora tenta somar mais três importantes pontos para ficar em excelente condição para ganhar o título do turno e garantir uma vaga antecipada na final do Estadual. Pela frente, terá um rival que não fala e, por este motivo, ninguém sabe o que esperar da partida deste domingo
Sem se importar sobre o que vem do outro lado, jogadores querem vencer e botar a mão na taça
No último final de semana, o Coritiba foi até Paranaguá e fez a sua melhor partida no campeonato. Aproveitando-se da fragilidade do Rio Branco, o Alviverde envolveu a equipe parnanguara desde o início e antes mesmo do intervalo já tinha uma vantagem de 5x0 no placar, contando com destacadas atuações de Rafinha, Júlio César e, principalmente, Patric. Na volta para o segundo tempo, mesmo reduzindo o ritmo, o Coritiba continuou superior, fez mais dois gols e fechou a partida, se mantendo na liderança isolada do Estadual ao final da rodada.
Aliás, o último final de semana foi bom para o Coritiba, visto que P. Clube e J. Malucelli tropeçaram e deixaram a briga pelo título restrita ao Verdão e ao Londrina, o que significa que, independente do resultado deste domingo, caso o Coritiba vença o Tubarão na última rodada, se sagra campeão do primeiro turno. Mas há um clássico no meio do caminho, um campeonato a parte, e obviamente este jogo vale muito para jogadores e, principalmente, para a torcida. Por este motivo, é preciso 110% de energia e comprometimento para vencer o rival, independentemente de qual time irá atuar, e continuar com a caminhada firme em 2013.
Em relação à equipe que encara o A. Paranaense, embora Marquinhos Santos tenha feito muitos testes durante a semana, o treinador Alviverde não deve realizar muitas alterações na estrutura tática da equipe. Isso significa dizer que o esquema com três zagueiros deve ser mantido. Mesmo assim, caso Marquinhos Santos resolva surpreender e mexer no time, as alterações mais prováveis são a manutenção de Júlio César no lugar de um zagueiro (neste caso, Pereira) e a entrada de Júnior Urso no lugar de Robinho. Na frente, após cumprir suspensão, Deivid tem retorno garantido, mas precisa jogar mais se quiser manter a sua titularidade.
Ainda fechado em sua bolha, A. Paranaense tem apenas o objetivo de atrapalhar o Coxa
Na sétima colocação do Paranaense com onze pontos e apenas duas vitórias, o A. Paranaense colhe os frutos de sua escolha de mandar a campo uma equipe alternativa neste Estadual. As atenções do clube neste início de temporada ficaram retidas na Marbella Cup, quando a equipe rubro-negra finalmente quebrou o jejum de quatro anos sem qualquer título ao vencer o torneio amistoso diante de equipes reservas ou clubes sem qualquer expressão na Europa. Muito pouco para a sua torcida, que já começa a exigir respeito e transparência de seu presidente, totalmente focado nos assuntos sobre a Copa do Mundo de 2014.
Por falar nele, segue a determinação que ninguém fala no A. Paranaense e, com isso, o clube da Baixada vai se afastando da própria torcida, de patrocinadores e da imprensa. A falta de informações não permite cravar, com certeza, qual é o time que entrará em campo no clássico. Embora a expectativa seja pela manutenção da equipe "sub-23", tudo pode acontecer. Suspenso, o zagueiro Erwin será desfalque. Por outro lado, Davi Henrique e Hernani, que não participaram da vitória por 3x1 diante do J, Malucelli, estão de volta ao time titular.
Panoramas da partida
É decisão, e como em qualquer decisão, o time do Coritiba precisa entrar em campo bastante focado e concentrado em cumprir o seu plano de jogo, independentemente de qual time o rival levará a campo. Do outro lado, não há nada a se perder e, por isso, o A. Paranaense deve jogar solto, sem pressão, com o único intuito de atrapalhar o Coritiba. Por isso, todo cuidado é pouco nesta partida, e o time Alviverde deve estar ciente de que a vitória virá somente com muita disposição, vontade e, sobretudo, comprometimento com a partida.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deve voltar a mostrar a mesma disposição com que encarou o Rio Branco. Utilizando-se da velocidade de Rafinha e da inteligência de Alex, o meio-campo Alviverde deve se mostrar criativo para que as jogadas cheguem a Deivid em boas condições de finalização. As chegadas de Robinho ao ataque (caso realmente o meia atue) e o apoio dos laterais, principalmente Patric pela esquerda, serão boas opções para o Coritiba no jogo. Além disso, as jogadas de bola parada também podem ser boas alternativas para furar um possível bloqueio defensivo.
Na parte defensiva, após realizar a sua melhor partida no campeonato, o A. Paranaense deve vir para cima do Coritiba, por atuar sem pressão, e tentar um gol que pode desestabilizar o time Alviverde. Individualmente, os principais destaques da equipe estão no meio-campo, onde Hernani e Harrison constroem as jogadas para alimentar Douglas Coutinho, que fez uma ótima partida diante do J. Malucelli, no ataque. Seu companheiro de frente, Ricardinho, que fez um bom Paranaense no ano passado, é outro jogador que merece atenção.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá um grande público para o AtleTiba deste final de semana. Empolgada com a incrível goleada da última rodada e com a possibilidade de colocar a mão na taça do primeiro turno do Paranaense, a galera Coxa-Branca comparecerá em peso ao Alto da Glória para empurrar os jogadores em busca dos três pontos. Por isso, torcedor Alviverde, nem pense duas vezes em colocar a sua camisa e partir em direção ao campo. O Verdão necessita de sua energia!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 10ª rodada - turno
Coritiba x A. Paranaense
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 24/02/2013, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Chico; Gil, Willian, Robinho, Alex e Patric; Rafinha e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
A. Paranaense:
Santos; Léo, Diego Ivo, Bruno Costa e Héracles; Renan Foguinho, Davi Henrique, Hernani e Harrison; Douglas Coutinho e Ricardinho.
Técnico: Arthur Bernardes
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Ivan Carlos Bohn/PR
Assistente 2: Sidmar dos Santos Meurer/PR
4º Árbitro: Antônio Valdir dos Santos/PR
5º Árbitro: Jefferson Cleiton Piva da Silva/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)