
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cianorte se enfrentam neste sábado, 16, às 16h, no Couto Pereira, pela 3ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2013. Depois de conseguir apenas dois empates nas rodadas iniciais, o Verdão precisa voltar a vencer a qualquer custo para ainda ter alguma chance de conquistar o título da competição sem a necessidade de fazer dois jogos finais. Pela frente, terá o Cianorte, que fez um péssimo início de campeonato, mas vem se recuperando para afastar, de vez, o fantasma do rebaixamento para a Série Prata
Time precisa jogar mais para conquistar os objetivos
Na última quarta-feira, 13, o Verdão foi até Paranavaí e, novamente, voltou a apresentar deficiências. Depois de um primeiro tempo de dar sono, em que esteve completamente perdido no gramado encharcado do Waldemiro Wagner e, por isso, foi ao intervalo perdendo por 1x0, o Alviverde até se recuperou na segunda etapa, liderado pelo brilhantismo de Alex. Com dois gols, o Menino de Ouro virou o jogo e comandava a equipe nas quatro linhas. Entretanto, em uma nova desatenção do sistema defensivo, o Verdão sofreu o gol de empate, não teve forças para voltar à frente do marcador e desperdiçou mais dois pontos nos minutos finais da partida.
O resultado fez com que o Coritiba terminasse a segunda rodada quatro pontos atrás dos líderes A. Paranaense, J. Malucelli e Londrina, o que dificulta bastante a tarefa de lutar pelo título do returno e obter, diretamente, o tetracampeonato Estadual. Justamente por isso, é fundamental que os jogadores Alviverdes tenham consciência da importância dos três pontos diante do Cianorte, pois um novo tropeço pode enterrar de vez as chances neste returno. Diante disso, a torcida Coxa-Branca exige organização determinação e raça dos atletas.
Em relação ao time, Marquinhos Santos deve fazer novas alterações, a principal delas, de ordem tática. Com a suspensão de Chico, o técnico Alviverde deve voltar a fazer o seu time atuar no 3-5-2, com Leandro Almeida, Pereira e Escudero formando a trinca de zagueiros. Luccas Claro ainda corre por fora e pode aparecer no lugar do argentino. Na direita, a novidade é Gil, que volta a atuar após três rodadas. Com isso, Patric volta à ala esquerda e manda Eltinho de volta ao banco de reservas. Como Deivid ainda se recupera de lesão e Arthur, fortemente gripado, segue de fora, Júlio César volta a comandar o ataque.
Cianorte tenta manter a pegada para afastar o risco da queda
Depois de um péssimo início de campeonato, o Leão do Vale do Ivaí vem mostrando sinais de recuperação. Após a troca de treinador, o time do interior do Estado evoluiu e, com resultados expressivos, como a vitória diante do P. Clube, deixou a zona de rebaixamento. Entretanto, o fantasma da degola ainda ronda o Albino Turbay e, após a derrota por 1x0 para o J. Malucelli na última rodada, a preocupação ficou ainda maior. Justamente por este motivo, o Cianorte também joga pressionado por um bom resultado.
O técnico Ronaldo Bagé deve fazer alterações em sua equipe em relação à última partida. O volante Cleiton recebeu o terceiro amarelo diante do J. Malucelli e está suspenso. Mineiro, que retorna ao time após também ter cumprido suspensão deverá ser o substituto. Na zaga, Alexandre Luz segue no Departamento Médico. Assim sendo, Tairone e Maurício devem formar a dupla de contenção novamente. No ataque, outra dúvida. Contratado recentemente do futebol carioca, Ícaro pode aparecer no lugar de Ely. A definição fica para minutos antes do jogo.
Panoramas da partida
Depois de resultados horríveis em termos de classificação, o Coritiba precisa reencontrar o caminho das vitórias para ainda ter alguma chance neste segundo turno. Para isso, o time precisa se mostrar muito mais organizado dentro das quatro linhas e modificar a sua postura, bastante passiva nestes dois primeiros jogos. É preciso que os jogadores voltem a passar a sensação de comprometimento com os três pontos, e isso vem apenas com atitude, raça e determinação em todas as disputas de bola.
Ofensivamente, o Verdão deverá ser capitaneado por Alex, que, ao contrário do time como um todo, vem subindo de produção nas últimas partidas e assumindo o protagonismo das ações da equipe Alviverde no setor de meio-campo. Além dele, é fundamental que Rafinha volte a reeditar as boas atuações do primeiro turno para levar o Alviverde ao campo de ataque e alimentar Júlio César, na referência. As chegadas de Robinho no campo de ataque e as jogadas de bola parada também devem ser boas alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar bastante cuidado com o contra-ataque da equipe do Cianorte. A tendência é que o Leão do Vale do Ivaí jogue fechado, apostando na velocidade para incomodar o gol defendido por Vanderlei. Neste sentido, a marcação deverá ser mais apertada em Diego Dedoné e Eydison, que possuem boa movimentação para chegar ao ataque com rapidez. Por fim, a zaga Coxa-Branca deve prestar atenção nas jogadas de bola parada, sempre perigosas.
Apoio nas arquibancadas
Embora chateada com os dois primeiros resultados do returno, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para incentivar os jogadores rumo à primeira vitória nesta parte do campeonato. Os três pontos serão fundamentais para fazer com que o Coritiba volte ao seu caminho e lute por seus objetivos. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 3ª rodada - returno
Coritiba x Cianorte
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 16/03/2013, sábado
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Leandro Almeida, Pereira e Sergio Escudero (Luccas Claro); Gil, Willian, Robinho, Alex e Patric; Rafinha e Júlio César
Técnico: Marquinhos Santos
Cianorte:
Paes; Lisa, Tairone, Maurício e Digão; Mineiro, Juliano e Thiago Ferreira; Diego Dedoné, Ícaro (Ely) e Eydison.
Técnico: Ronaldo Bagé
Árbitro: Selmo Pedro dos Anjos Neto/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Jefferson Cleiton Piva da Silva/PR
4º Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
Nota do Editor: Por motivo de férias, deixarei de escrever neste espaço antes dos jogos do Verdão por 15 dias. Neste período, o Coxanautas fará outras ações e textos para que você, leitor, continue informado. Nos reencontramos novamente no início de abril, para, quem sabe, conversamos sobre os derradeiros jogos do Campeonato Paranaense, na contagem regressiva para o tetracampeonato. Até lá!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)