
HÁ UM ANO...
Em 2005, o Coritiba, então líder de seu grupo com 7 pontos conquistados em 3 jogos, foi até Apucarana enfrentar o Roma, no Estádio Bom Jesus da Lapa, no dia 30 de janeiro. O adversário havia sofrido uma derrota por 4x0 na rodada anterior, frente à equipe do Cianorte.
Após muitas dúvidas, Antonio Lopes armou a equipe no 3-5-2, dando passagem a Marciano no ataque alviverde. A equipe coxa-branca formou com Fernando, Miranda, Flávio e Nascimento; James, Egídio, Capixaba, Marquinhos e Ricardinho; Negreiros e Marciano.
O Coritiba que jogou em Apucarana fez um primeiro tempo apático. Pouco inspirado, o Cori pouco mostrou, repetindo os tediosos primeiros tempos das três partidas anteriores. Tanto é que o primeiro bom momento da partida foi do Roma, com o veterano Tainha, que arrematou para fora, quando eram passados 20 minutos de jogo.
Quinze minutos depois, o time Coxa-Branca foi ao ataque com mais força, quando, numa jogada individual, o atacante Negreiros livrou-se dos zagueiros e chutou forte, de dentro da grande área, para boa defesa do goleiro do time da casa.
O jogo no Bom Jesus da Lapa, com um péssimo gramado, onde os diferentes tipos de grama eram visíveis, ficou caracterizado pela forte marcação e rigor nas divididas.
No ataque, Negreiros e Marciano até que procuraram os avanços pelo lado esquerdo da zaga do Roma, chegando a causar certo grau de dificuldade aos defensores do time de Apucarana, mas as assistências e o aproveitamento final deixavam a desejar, com a bola indo para fora ou parando nas mãos do goleiro do time da casa.
Numa das poucas oportunidades de gol na primeira etapa, Ricardinho cobrou bem o escanteio e a bola passou muito perto das traves do time da casa.
Ambos os times estavam pouco inspirados ofensivamente na primeira etapa. O Verdão voltou com mais força ao ataque já nos acréscimos da primeira etapa, quando, aos 47 minutos, o ala Ricardinho chutou forte, da entrada da área, mas a bola passou por cima do travessão.
No segundo tempo, o Coritiba voltou mais aceso para o jogo, pressionando no ataque. Aos 8 minutos, Negreiros entrou na área e chutou bem, para ótima defesa do goleiro do Roma, que impediu o gol do Alviverde.
Sete minutos depois, o time da casa voltou ao ataque, numa cobrança de falta, cuja bola foi espalmada para a linha de fundo pelo goleiro Fernando.
Lopes promoveu algumas mudanças na equipe Coxa-Branca na etapa complementar, tirando Negreiros, Marciano para as entradas de Marcelo e Luiz Carlos. As mudanças trouxeram maior mobilidade para o Cori no ataque, mas as finalizações continuavam sem sucesso.
Aos 19, o Roma teve ótima oportunidade, chegando a acertar o travessão do goleiro Fernando, num belo chute de longa distância.
O Coritiba teve uma boa oportunidade com o atacante Luiz Carlos, que, em jogada individual, fintou os marcadores, e, dentro da grande área, chutou forte, mas a bola foi interceptada pelo último marcador, sobrando fácil para o goleiro do Roma.
Aos 35, Capixaba forçou o ataque, numa jogada pela esquerda, fintou dois zagueiros e chutou forte, para ótima defesa do goleiro Mateus, que evitou o gol.
A equipe do Cori tinha maior volume de jogo, apesar da posse de bola não resultar em gols, pois as jogadas ofensivas eram muito cadenciadas. O único que jogava com velocidade era o meio campista Marquinhos, que buscava as jogadas mais agudas, seja pelo meio da zaga, seja pelos lados do campo. Mas Marquinhos brilhava sozinho, sem o apoio dos laterais James e Ricardinho, do meio campista Capixaba e dos atacantes (foram quatro durante a partida: Negreiros e Marciano e depois Marcelo e Luiz Carlos).
O único gol da partida ocorreu depois de uma jogada de escanteio em favor do Verdão. A bola acabou sendo rebatida para o meio de campo e o atacante Caetano, que entrou durante o segundo tempo, arrancou livre, do seu campo de defesa em direção ao gol do Cori. Nascimento tentou parar o lance, mas seu jogo com o ombro não foi suficiente e o jogador do Roma acabou entrando livre na grande área. Flávio tentou parar a jogada com um carrinho, mas o jogador do time do Roma se livrou do lance e na saída do goleiro Fernando tocou no contra-pé do arqueiro alviverde, decretando o placar final: Roma 1x0 Coritiba.
Campeonato Paranaense 2005 - 4ª rodada - 1ª fase
Roma 1x0 Coritiba
Data: 30/01/2005 - Domingo
Local: Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana
Horário: 16h
Renda: R$ 14.805,00
Público: 3.566
Roma:
Matheus; Pereira, Cláudio, Fábio Cuiabá e Zé Maria (Valdo); Kullman, Cícero, Daniel Romeiro e Júlio (Édson Grilo); Alessio (Caetano) e Tainha. Técnico: Itamar Belasalmas
Coritiba:
Fernando, Miranda, Flávio e Nascimento; James, Egídio, Capixaba, Marquinhos e Ricardinho; Negreiros (Marcelo) e Marciano (Luiz Carlos). Técnico: Antônio Lopes
Gol: Caetano (ROM), aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ricardinho, Negreiros, Miranda e James (COR); Cícero e Fábio Cuiabá (ROM).
Árbitro: Henrique França Triches
Assistente 1: Luiz Henquique S. S. Renesto
Assistente 2: Ronaldo Parpinelli
4º Árbitro: Almir Rogério Ruiz Garcia
Representante: José Ademar Soares
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)