
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Operário se enfrentam neste sábado, 7, às 19h30, no Couto Pereira, pela 3ª rodada do Campeonato Paranaense 2015. Depois de vencer duas partidas seguidas, o Verdão agora tenta encaixar mais um triunfo para se manter entre os líderes e, acima de tudo, continuar com a evolução da equipe, que já dá sinais de melhora. Pela frente, terá o invicto Operário, que empatou com o Maringá na estreia, venceu o Foz na última quarta-feira e já desponta como um dos candidatos a participar da segunda fase do Paranaense 2015
O time
Apesar da intensa chuva que caiu em Curitiba às vésperas da partida diante do Maringá, na última quarta-feira, e colocou em xeque, inclusive, a realização do jogo, o Verdão teve uma boa apresentação diante da equipe do Noroeste do Estado e venceu mais uma partida no Paranaense. O Alviverde sofreu um susto no início do jogo, com o gol de Rafael Santiago, mas Pedro Ken tratou de empatar logo em seguida, tranquilizando a torcida no estádio. Embora ainda tenha sofrido na parte defensiva, o Verdão virou a partida no segundo tempo com um gol de Alan Santos e fechou o placar com Rafhael Lucas, que aproveitou um contra-ataque puxado por Negueba. A vitória colocou o Coritiba, com Londrina e J. Malucelli, entre os líderes da competição.
A expectativa de Marquinhos Santos para o confronto diante do Operário é fazer com que a equipe siga evoluindo e apresentando mais conjunto. Em virtude disso, o treinador Coxa-Branca não fará muitas alterações. A grande novidade será o retorno de Rosinei, recuperado de dores musculares, que volta a ocupar a vaga de Alan Santos, no meio-campo. No banco, Welinton será as principal novidade e pode fazer sua estreia na temporada 2015.
O adversário
Depois de sofrer um grande susto na temporada passada, quando disputou o torneio da morte e quase foi rebaixado para a segunda divisão do Estadual, o Operário parece ter aprendido a lição. A equipe de Ponta Grossa permanece invicta após duas rodadas e, mesmo sem atuar em seus domínios por conta de uma punição do TJD/PR, parece que vai ser uma das candidatas a ocupar um lugar na segunda fase. A grande novidade da equipe do técnico Itamar Schülle para o jogo diante do Coritiba deverá ser a estreia de Juba. O jogador se lesionou ainda na pré-temporada e, recuperado, pode integrar a equipe titular. No restante, sem motivos para alterações, a equipe deve ser a mesma que bateu o Foz, no última quarta-feira, 4.
O jogo
A partida deste sábado diante do Operário deverá ser bastante semelhante ao jogo contra o Maringá, no meio de semana, obviamente sem o fator "estado do gramado", que prejudicou bastante o futebol das duas equipes. Entretanto, o Operário, assim como o Maringá, deverá esperar uma bola para tentar sair em vantagem. Assim, o Coritiba necessita controlar os contra-ataques do time adversário e reduzir os erros na defesa, principalmente às costas de Carlinhos, que sofreu bastante com a falta de cobertura dos volantes no meio de semana. É preciso que Marquinhos Santos corrija este aspecto e fortaleça a marcação neste setor.
Na parte ofensiva, o Verdão novamente deverá utilizar o expediente da velocidade para chegar ao gol adversário. Abertos pelas pontas, Negueba e Mazinho devem puxar o Verdão ao ataque e criar oportunidades de gol. No meio, com a volta de Rosinei, a bola tende a sair com mais qualidade da defesa, assim, Pedro Ken terá ajuda na criação das jogadas e, dividindo as funções, poderá aparecer mais para o jogo. Por fim, o apoio pelas laterais e a ótima fase de Rafhael Lucas serão importantes armas do Verdão na partida.
Defensivamente, o Coritiba deverá tomar muito cuidado com os contra-ataques do Operário. Os quatro jogadores de frente do Fantasma são muito rápidos e devem causar transtornos à defensiva Alviverde. Por conta disso, os problemas verificados na partida diante do Maringá deverão ser solucionados. Individualmente, o time Alviverde precisa prestar atenção em Ruy, que é um dos principais responsáveis pela criação do Alvinegro de Ponta Grossa, e em Douglas, a principal referência ofensiva do time adversário.
A torcida
Depois do verdadeiro dilúvio que acometeu a cidade de Curitiba na última quarta-feira, a torcida Alviverde espera um tempo bom para o jogo deste sábado diante do Operário. A partida deverá ser bastante disputada e, por isso, a participação da galera Alviverde será fundamental. Assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Coritiba necessita de seu apoio e motivação.
Vai pra cima deles, Verdão
Campeonato Paranaense 2015 - 3ª rodada
Coritiba x Operário
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 07/02/2015, sábado
Horário: 19h30
Coritiba:
Vaná; Ivan, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; João Paulo, Rosinei e Pedro Ken; Negueba, Rafhael Lucas e Mazinho
Técnico: Marquinhos Santos
Operário:
Jhonatan; Danilo Baía, Douglas Mendes, Marcelo Carvalho e Peixoto; Chicão, Leo Salino, Ruy e Pedrinho; Juba (Paulinho) e Douglas.
Técnico: Itamar Schülle
Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Assistente 1: Ivan Carlos Bohn/PR
Assistente 2: Arestides Pereira da Silva Júnior/PR
4º Árbitro: Diego Bonfim/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)