
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Toledo se enfrentam neste domingo, 3, às 11h, no estádio 14 de Dezembro, pela abertura das quartas-de-final do Campeonato Paranaense 2016. Depois de passar por uma primeira fase com altos e baixos, o Verdão busca a afirmação diante de um dos três times que o derrotaram durante a fase classificatória e precisa de um bom resultado no interior para tentar definir a vaga para as semifinais no Couto Pereira. Pela frente, terá um renovado Toledo que, após um início complicado, conseguiu reagir e garantiu a sua vaga na última rodada, quando bateu o A. Paranaense dentro de seus domínios
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Maringá em uma partida que valia muito mais para o time do interior que para o próprio Verdão. Talvez por isso, o jogo foi bastante sonolento no primeiro tempo, sem muitas chances de gol. Na segunda etapa, entretanto, o time de Gilson Kleina chegou ao gol logo aos dois minutos, com Vinícius, mas tomou o empate logo em seguida. No final do jogo, Leandro e Kléber garantiram o 3x1 e mais três pontos para a conta. E depois de uma semana de expectativa por conta do julgamento do Londrina no STJD, a FPF confirmou o Toledo como adversário do Alviverde nas quartas-de-final. O Porco foi um dos três times a bater o Verdão na fase de classificação e está "entalado" na garganta dos jogadores.
Depois de uma semana diferente de trabalho, com atividades realizadas no horário para o qual a partida foi marcada, o Coritiba vai ao Oeste do Estado com alguns retornos em sua equipe titular. Juninho e Negueba, que não atuaram diante do Maringá por estarem contundidos, voltam normalmente ao time. Com isso, Walisson e Vinícius retornam ao banco de reservas. No gol, Wilson ainda não se recuperou de sua lesão na coxa e novamente fica de fora. Com isso, Elisson volta a ser o responsável por fechar a meta do Coritiba. Nas demais posições, a equipe será a mesma que venceu o Maringá.
O adversário
O Toledo é uma das surpresas do Campeonato Paranaense deste ano. Depois de iniciar a competição com maus resultados, o Porco conseguiu uma excelente recuperação e atingiu a classificação com uma boa vitória por 3x2 diante do A. Paranaense na última rodada. Aliás, o placar foi exatamente o mesmo do triunfo do time do interior sobre o Coritiba, no início do campeonato. O grande desfalque da equipe é o atacante Rafael Bastos, que foi muito bem na partida diante do Verdão no primeiro turno.
O jogo
A partida terá um componente fundamental para as duas equipes. O time que conseguir se adaptar mais facilmente à alta temperatura da cidade no horário em que a partida foi marcada sairá em vantagem na disputa. Por isso, o Verdão deve ser capaz de dosar as suas energias no início do jogo e, aos poucos, se impor com a sua melhor qualidade técnica. Raça e disposição não poderão faltar, visto que um resultado negativo na partida de ida no interior poderá complicar bastante a vida do Verdão para o jogo de retorno no Couto Pereira, na próxima semana.
Ofensivamente, o retorno de Negueba certamente traz mais velocidade ao ataque, algo que faltou um pouco à equipe no jogo contra o Maringá. Além disso, o time precisa ser mais criativo no meio-campo. Juan subiu um pouco o seu nível no final do campeonato, entretanto, Dudu não passa por um bom momento e precisa dar uma resposta imediata para não perder a condição de titular, especialmente porque Thiago Lopes pede passagem. O apoio dos laterais, Ceará e Carlinhos, e o oportunismo do artilheiro Kléber na frente também podem ser fatores de desequilíbrio para a equipe de Gilson Kleina no jogo.
Na parte defensiva, certamente a equipe do Toledo irá sentir a falta da presença de área de Rafael Bastos, que faz um bom campeonato. Entretanto, o principal destaque da equipe de Rodrigo Cascca é o lateral-direito Diego Tavares. Com liberdade, ele flutua pelo meio-campo e tem carta branca para chegar ao ataque, sendo uma das principais armas da equipe do interior. Por fim, a defensiva Coxa-Branca deve ficar atenta à velocidade de Eduardinho, que incomodou a equipe na partida da fase de classificação.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente às arquibancadas do Couto Pereira na partida deste domingo, em Toledo. De qualquer forma, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Verdão consiga um bom resultado e traga a decisão para o Couto Pereira em boa posição, visando garantir a vaga para as semifinais.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Toledo x Coritiba
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo
Data: 03/04/2016, domingo
Horário: 11h
Toledo:
Fabrício; Diego Tavares, Jhonatan, Júnior Maceió e Tetê; Tácio, Evandro, Murilo Rangel e Gilson; Eduardinho e Dodô.
Técnico: Rodrigo Cascca
Coritiba:
Elisson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Juan e Dudu; Negueba e Kléber.
Técnico: Gilson Kleina
Árbitro: Eduardo Elias Melek/PR
Assistente 1: Júlio César de Souza/PR
Assistente 2: Luiz Paulo Galli/PR
4º Árbitro: Fábio Marcos Zocante/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)