
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e J. Malucelli se enfrentam neste domingo, 13, às 16h, no Ecoestádio, pela 9ª rodada do Campeonato Paranaense 2016. Depois de se despedir de maneira satisfatória da Primeira Liga no meio da semana, o Verdão agora concentra suas energias no Estadual e quer vencer o adversário da capital para subir na tabela e garantir vantagens na próxima fase. Do outro lado, um surpreendente J. Malucelli, que faz uma excelente campanha na competição e, novamente, quer se colocar entre os grande para garantir, pelo menos, uma vaga na Série D do Brasileirão
O time
No último meio de semana, o Coritiba recebeu o Avaí, no Couto Pereira, para se despedir da Primeira Liga e fez um bom papel. Composto por um time inteiro de reservas (à exceção de César Benítez), o Verdão passou por cima do time catarinense (que também utilizou a partida para fazer testes) e venceu, facilmente, pelo placar de 3x0. Com dois gols, Leandro (que não vem fazendo uma boa temporada com a camisa Alviverde) ganhou destaque. Entretanto, ele precisa manter o nível para voltar a cogitar uma vaga na equipe titular. Outro jogador que chamou a atenção da galera Coxa-Branca foi Dodô que, com apenas 17 anos, fez a sua estreia na lateral-direita Alviverde.
Com a volta do Campeonato Paranaense, voltam também os titulares e o Verdão precisa se concentrar em marcar mais três pontos diante de um concorrente direto para tentar se aproximar da ponta da tabela e garantir a vantagem de realizar sempre o segundo jogo em casa na próxima fase. Justamente por isso, Gilson Kleina promove o retorno daquele time que venceu facilmente o P. Clube (também pelo placar de 3x0) no último final de semana. A única alteração será a entrada de César Benítez no lugar de Henrique, que está em negociações com a equipe do Náutico. No restante, a equipe será a mesma da última rodada do Estadual.
O adversário
O J. Malucelli é uma das grandes surpresas do Paranaense 2016. A equipe do técnico Ary Marques ocupa atualmente a vice-liderança da competição e já está classificada para a próxima fase da competição. A intenção do time do Parque Barigüi é ficar entre os quatro primeiros colocados para garantir a vantagem de jogar a segunda partida em casa nas quartas-de-final, algo que o time conseguirá com mais três pontos. Para o jogo diante do Coritiba, a tendência é que o treinador do Jotinha repita a mesma escalação do empate por 3x3 contra o Cascavel, na última rodada.
O jogo
A partida diante do J. Malucelli deverá ser mais complicada para o Verdão do que foi o ParaTiba do último final de semana. Bem na competição, o time do Parque Barigui deve tentar se fechar em seu campo de defesa e apostar nos contra-ataques para incomodar a meta do goleiro Wilson. Cabe ao Coritiba, então, ter paciência para concatenar as suas jogadas e, aos poucos, impor a sua melhor condição técnica. Uma vitória diante do adversário deste final de semana é absolutamente fundamental para que o Verdão avance na tabela.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deverá, mais uma vez, utilizar a velocidade para chegar ao gol de Fabrício. Para isso, é preciso que Dudu e Negueba estejam ligados na partida e criem jogadas para a conclusão de Jorge Ortega, na frente. Aliás, o paraguaio já parece ter caído nas graças do torcedor e precisa continuar demonstrando essa vontade e essa gana de defender as cores do Verdão. Por fim, o apoio dos laterais Ceará e César Benítez também será bastante importante.
Na parte defensiva, o Verdão precisará controlar, principalmente, a atuação do centroavante Vandinho. Com passagens pelo P. Clube, ele é um dos artilheiros da competição e deve ser contido. No meio, o destaque é Tomas, que possui excelente técnica e visão de jogo. Ele é um dos grandes responsáveis por construir as jogadas de ataque do Jotinha e também deve ser bastante vigiado. Por fim, o Verdão deve conter as jogadas de bola aérea.
A torcida
O jogo não é no Couto Pereira, mas certamente a torcida do Coritiba se sentirá totalmente em casa no Janguito Malucelli. As arquibancadas estarão inteiramente tomadas com as cores verde e branca e o Verdão precisará utilizar isso a seu favor em busca dos três pontos. De qualquer forma, energias e vibrações positivas serão enviadas daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - 9ª rodada
J. Malucelli x Coritiba
Local: Estádio Janguito Malucelli (Ecoestádio)
Data: 13/03/2016, domingo
Horário: 16h
J. Malucelli:
Fabrício; Alex Fraga, Leandro Silva e Valdomiro; Cristóvam, Wellington, Edu Amparo, Tomas e Diego Prates; Getterson e Vandinho.
Técnico: Ary Marques
Coritiba:
Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e César Benítez; Alan Santos, João Paulo, Juan e Dudu; Negueba e Jorge Ortega.
Técnico: Gilson Kleina
Árbitro: José Mendonça da Silva Júnior/PR
Assistente 1: Felipe Gustavo Schmidt/PR
Assistente 2: Eduardo Luis Teixeira Furiatti/PR
4º Árbitro: Lucas Paulo Torezin/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)