
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 21, às 15h30, na Vila Olímpica do Boqueirão, pela 10ª rodada do returno do Campeonato Paranaense 2013. Depois de ter a sua estreia na Copa do Brasil frustrada por uma liminar da Justiça Comum, o Verdão agora volta as suas atenções para o Estadual e precisa da vitória para, dependendo do resultado do Londrina, ainda se manter com chances de conquistar antecipadamente o campeonato. Do outro lado, um rival que também sonha com o título antecipado do returno para marcar o seu lugar na final e voltar a encontrar o Coritiba em dois jogos decisivos
Coxa vai em busca dos três pontos, sem se preocupar com o desgaste
O Coritiba viveu uma das semanas mais atípicas de sua história. Após uma verdadeira novela, finalmente a equipe viajou à Paraíba para fazer a sua estreia na Copa do Brasil, mas não chegou nem a vestir o uniforme de jogo. Em mais uma destas coisas que só acontecem no futebol brasileiro, uma liminar da Justiça Comum, expedida cerca de três horas antes da partida, cancelou o jogo. A alegação do CSP de não ter participado do julgamento no STJD foi absurdamente acatacada por um juiz paraibano, que imediatamente notificou a CBF. Mais um capítulo de "pastelão" na história da entidade máxima do futebol, que não tem pulso para tomar uma decisão definitiva e "pune" o único clube que não tem nada a ver com o caso: o Coritiba.
Depois de viajar até Juazeiro do Norte e pegar um ônibus da cidade cearense para Souza, na Paraíba, praticamente a turismo, o Alviverde volta as atenções para o clássico AtleTiba. O desgaste foi grande, mas, como se trata de um clássico, isso tudo deve ser superado no momento em que a bola rolar. O único resultado que interessa é a vitória, e é um busca deste objetivo que o Coritiba vai até a Vila Olímpica do Boqueirão e desafia o até então líder do returno.
Em relação à montagem do time, Marquinhos Santos não alterará muito aquilo que ele tinha imaginado para a partida de estreia na Copa do Brasil. Leandro Almeida e Gil devem voltar normalmente à equipe. Enquanto Leandro Almeida forma a dupla na defesa com Escudero, Gil atuará de segundo volante, somando-se a Willian na contenção das jogadas do time adversário. A única dúvida parece ser mesmo em relação ao terceiro homem de criação. Robinho e Zé Rafael disputam uma vaga ao lado de Rafinha e Alex. No restante, a equipe será a mesma que vem atuando junta há algumas rodadas.
Sem seu artilheiro, A. Paranaense fala em título já nesta rodada
Bastante regular e até certo ponto surpreendente, o A. Paranaense vem fazendo um belo segundo turno de campeonato. A equipe rubro-negra conseguiu gols fundamentais já nos acréscimos de algumas de suas partidas e sempre se manteve entre os dois primeiros, pressionando o Londrina, o que deixou sempre vivo o objetivo de conseguir a segunda vaga na final da competição. A vantagem de um ponto para o Tubarão permite, até mesmo, que o rival sonhe com o título já nesta rodada. Para isso, é preciso vencer o Coritiba e torcer para que o J. Malucelli derrote o Londrina.
A equipe que atua neste final de semana mais uma vez é a "alternativa" (que, em alguns momentos parece ser, inclusive, melhor que a principal). O técnico Arthur Bernardes terá apenas um problema para montar a sua equipe. Entretanto, o desfalque é Douglas Coutinho, artilheiro do A. Paranaense no Estadual e, talvez, o grande responsável pela recuperação do time. Para o seu lugar, o treinador adversário estudou algumas alternativas mas, aparentemente, o substituto deverá ser Marcos Guilherme, o que faria o A. Paranaense desmanchar o esquema com três atacantes e atuar no 4-4-2. Harrison e Júnior Barros também correm por fora. Nas demais posições, a equipe será a mesma que venceu o J. Malucelli no último domingo.
Panoramas da partida
Trata-se de uma decisão. O AtleTiba deste domingo é crucial para o Coritiba por dois motivos: o primeiro é para ainda permanecer vivo no segundo turno do campeonato, mantendo a intenção de conquistar antecipadamente o título. O segundo é para seguir próximo ao Londrina e ter a chance de, na última rodada, confirmar a melhor campanha geral, adquirindo as vantagens para uma possível final. Por conta de todos estes fatores, raça, determinação e vontade não poderão faltar até mesmo para superar o possível desgaste trazido pela viagem frustrada à Paraíba.
Ofensivamente, o Coritiba deverá ter, em Alex e Rafinha as suas duas principais armas para o clássico. A dúvida de Marquinhos Santos é quem os acompanhará nas tarefas de criação. Caso Zé Rafael seja o escolhido, o Verdão ganha em velocidade. Por outro lado, se Robinho atuar, o Alviverde ganha em qualidade no passe. O apoio dos laterais Victor Ferraz e Patric também será fundamental. Por fim, a presença de área de Deivid será importante para que o Verdão concretize as oportunidades criadas. Resta ao artilheiro manter a cabeça no lugar e evitar se envolver em confusões como aquela do primeiro turno.
Na parte defensiva, certamente o A. Paranaense perderá demais sem o seu principal jogador. Douglas Coutinho é o responsável direto pela ótima fase no returno, com gols e boas atuações e, certamente haverá uma perda de qualidade natural na frente. Mas engana-se quem pensa que a partida será fácil. O adversário continua com muito menos a perder que o Coritiba e atuará solto, em busca de uma vitória que pode lhe garantir o título antecipado do returno. Individualmente, a defensiva Coxa-Branca precisará conter a boa dupla de ataque formada por Edigar Junio e Crislan, além do meio-campo Hernani, um dos destaques do time em todo o Estadual.
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas da Vila Olímpica para empurrar os jogadores Alviverdes em mais uma decisão neste Campeonato Paranaense. Sendo assim, vista a sua camisa e, em um clima de paz, vá até o Boqueirão para ajudar os jogadores na busca por mais três fundamentais pontos. O Verdão precisa, novamente, de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 10ª rodada - returno
A. Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Érton Coelho Queiroz (Vila Olímpica do Boqueirão)
Data: 21/04/2013, domingo
Horário: 15h30
A. Paranaense:
Santos; Léo, Rafael Zuchi, Bruno Costa e Héracles; Renan Foguinho, Marcos Guilherme (Harrison), Hernani e Zezinho; Edigar Junio e Crislan.
Técnico: Arthur Bernardes
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Sergio Escudero e Patric; Willian, Gil, Alex, Robinho (Zé Rafael) e Rafinha; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Assistente 1: Luciano Roggenbaum/PR
Assistente 2: Luiz Henrique de S. S. Renesto/PR
4º Árbitro: Antônio Valdir dos Santos/PR
5º Árbitro: Diego Grubba Schitkovski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)