
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Operário se enfrentam neste domingo, 20, às 17h, no estádio Germano Krüger, pela rodada inaugural do Campeonato Paranaense 2013. Recheado de expectativas, principalmente devido à volta de Alex, o ano se inicia para o Verdão longe de casa, diante de um adversário sempre complicado e que é um dos poucos times do interior que pode contar com sua torcida. Mas, mesmo com um time alternativo, o Verdão quer mostrar a força de seu elenco e largar com o pé direito no Estadual
Com o tetra em mente, Coritiba inicia longa caminhada
Depois de um longo período de férias, finalmente a torcida Coxa-Branca pode voltar a ver a sua equipe em campo. E o primeiro objetivo do ano é bem claro: reafirmar a hegemonia a nível Estadual e conquistar o tetracampeonato. Com status de franco favorito, principalmente na comparação com o nível técnico apresentado pelos principais rivais, mas longe de acreditar que somente isso será o suficiente para o título, o Coritiba entra no campeonato apostando em seu planejamento para elevar o nível de seu futebol a cada rodada.
Isso significa que o Verdão utilizará o seu elenco na totalidade para encarar a disputa Estadual. Conforme o planejamento da comissão técnica, optou-se por utilizar uma formação alternativa nestas primeiras rodadas para que seja possível finalizar a preparação física e técnica dos jogadores considerados titulares. E o primeiro desafio é em Ponta Grossa, diante de um adversário que, novamente, promete ser um dos destaques do interior. De qualquer forma, mesmo sem a preparação ideal, será importantíssimo que o Alviverde conquiste os três pontos na estreia e já se coloque entre os líderes desde o início.
O técnico Marquinhos Santos montou um time, embora alternativo, bastante competitivo para a estreia. Por indicação do novo preparador Antônio Carlos Pracidelli, Vanderlei será o goleiro. Na lateral-direita, embora tenha sofrido um desconforto muscular, Patric deverá ser o titular e fazer a estreia com a camisa Alviverde. O garoto Rafael Bonfim e o agora zagueiro Chico formam o miolo de zaga, enquanto que Eltinho completa a defesa pela esquerda. O meio será formado por Júnior Urso, Gil, Robinho e Thiago Primão, todos remanescentes do time do ano passado e que tiveram boas oportunidade no Brasileirão. Por fim, o ataque será composto pelo peruano Raúl Ruidiaz e pelo garoto Rafhael Lucas que, por ter ido muito bem na pré-temporada, desbancou o recém-contratado Arthur e será o titular.
Sempre competitivo, Operário quer se destacar novamente
Apoiado por sua torcida (uma das poucas que realmente se importam com o futebol do Estado), o Operário vem se tornando um dos destaques do Campeonato Paranaense nos últimos anos. Para 2013, o Alvinegro da Vila Oficinas terá o apoio da LA Sports, também parceira do Coritiba, e aposta nisso param pelo menos, conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D neste ano e para a Copa do Brasil de 2014. A ideia da diretoria é, além de conquistar o título do interior, desafiar os times grandes da capital.
O técnico da equipe é o mesmo do ano passado. Lio Evaristo comanda a equipe novamente e aposta na sua experiência dentro do clube para encontrar a formação ideal o mais rápido possível, tornando o time ainda mais competitivo. Na última semana, o Operário fez jogos-treino diante do P. Clube e A. Paranaense e, embora tenha saído com a derrota em ambos os confrontos, mostrou um bom futebol. Isso elevou as expectativas da torcida, que deve lotar o Germano Krüger para apoiar o Fantasma.
Panoramas da partida
Nem é muito esforço para identificar as dificuldades que o Coritiba terá em Ponta Grossa. Sem qualquer ritmo, longe da preparação física ideal e atuando em um estádio que tende a estar lotado, o Verdão ainda deve ter pela frente um dos principais times do interior. De qualquer maneira, com o time titular ou não, o Alviverde tem totais condições de se impor no Germano Krüger, apostando em sua maior qualidade técnica para sair dos Campos Gerais com os três primeiros pontos do Estadual.
Ofensivamente, a equipe Coxa-Branca deve se aproveitar da velocidade de seu ataque para criar boas oportunidades de gol. Thiago Primão, Raúl Ruidiaz e Rafhael Lucas prometem muita movimentação na frente e devem incomodar constantemente a meta do adversário Alvinegro. Os passes de Robinho, que obteve certo destaque nas assistências no Brasileirão do ano passado também podem ser importantes. Por fim, as jogadas de bola parada para Rafael Bonfim e Chico, ambos de elevada estatura, devem ser aproveitadas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tentar conter o ímpeto do Operário nos minutos iniciais de jogo para, aos poucos, impor o seu jogo. Apoiado pela torcida, a equipe do técnico Lio Evaristo tende a ensaiar uma pressão para tentar abrir o placar logo e construir uma vantagem. Resta ao Coritiba, controlar o adversário e aproveitar as suas chances no contra-ataque. Individualmente, a defensiva Alviverde deve prestar atenção no meia Rone Dias e no segundo volante Édson Grilo, que se destacou nos últimos anos com a camisa do Operário.
Com muitas saudades de ver a sua equipe atuar, a torcida Coxa-Branca pegará a estrada e acompanhará o seu time na estreia do Campeonato Paranaense, lotando a parte destinada ao visitante no estádio Germano Krüger. Além do apoio "in loco", daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, os Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas em busca da primeira vitória no Paranaense.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 1ª rodada - turno
Operário x Coritiba
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Data: 20/01/2013, domingo
Horário: 17h
Operário:
Silvio; Felipe Correia, Alex Moraes, Neguetti e Fabinho; Edimar, Batista, Édson Grilo e Rone Dias; Maicon e Thiago (Valdir).
Técnico: Lio Evaristo
Coritiba:
Vanderlei; Patric, Rafael Bonfim, Chico e Eltinho; Júnior Urso, Gil, Robinho e Thiago Primão; Raúl Ruidiaz e Rafhael Lucas.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR
Assistente 2: Moisés Aparecido de Souza/PR
4º Árbitro: Marcelo Sales Corrêa/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)