
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paranavaí se enfrentam nesta quarta-feira, 23, às 19h30, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense 2013. Depois de um jogo apático na estreia, quando ficou evidente a falta de entrosamento da equipe, o Verdão agora reencontra a sua torcida e tenta a primeira vitória na competição. Pela frente, um Paranavaí que conseguiu os três pontos na rodada inaugural e tenta surpreender o Coritiba para embalar na competição
Precisando melhorar, Coxa tenta a vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até Ponta Grossa para fazer a sua estreia no Campeonato Paranaense mas não passou de um melancólico 0x0 com o time da casa. Em um jogo de pouquíssimas emoções, o Coritiba até teve a oportunidade de derrotar o Operário em uma cobrança de pênalti já ao final do primeiro tempo. Entretanto, o peruano Raúl Ruidiaz bateu a penalidade de forma bisonha e praticamente recuou a bola para o goleiro Silvio. No segundo tempo, sofrendo com a falta de ritmo e sem o entrosamento ideal, o Verdão teve poucas chances, mas também correu poucos riscos e o placar ficou mesmo no empate.
O destaque Alviverde no jogo foi Djair. Após um empréstimo para o Joinville, na última temporada, o volante dá sinais de amadurecimento e que pode brigar por uma vaga na equipe principal. O jovem prata da casa se apresentou bem no ataque e chamou a responsabilidade, diferentemente do restante da equipe, que ficou bem abaixo do que poderia render. Entretanto, o time ainda sofre com a falta de ritmo e condição física. Sendo assim, espera-se uma evolução para o jogo desta quarta-feira, quando os jogadores tendem a estar mais preparados e soltos, atuando em um gramado melhor, que permite as trocas de passes com mais qualidade.
Embora tenha relacionado Rafinha e Deivid para a partida, Marquinhos Santos não deverá fazer muitas alterações na equipe. As ausências em relação ao time da estreia serão Rafael Bonfim e Rafhael Lucas, que saíram contundidos do jogo diante do Operário. O segundo, inclusive, teve um ruptura de ligamento cruzado anterior e deve ficar afastado dos gramados por cerca de seis meses. Na defesa, quem reaparece é Luccas Claro. Já no ataque, assim como em Ponta Grossa, Marquinhos Santos lança o garoto Rafael Silva, que deverá atuar improvisado na referência. Nas demais posições, a equipe será a mesma que atuou no Germano Krüger.
Vitorioso na estreia, Paranavaí quer surpreender
Depois de sofrer no Paranaense do ano passado, quando ficou praticamente a competição inteira na metade inferior da tabela, o Paranavaí quer fazer tudo diferente em 2013. O Vermelhinho pretende aproveitar a sua força no Waldemiro Wagner para voltar a se destacar e ser uma das surpresas da competição, como aconteceu em 2007, quando a equipe Alvirrubra conquistou o título estadual em cima do P. Clube, na Vila Capanema.
A equipe do técnico Ney César conquistou um bom resultado na estreia. O gol contra de Duda, aos 31 minutos do primeiro tempo, foi o suficiente para o ACP bater o J. Malucelli e iniciar a sua caminhada com o pé direito. Segundo relatos da impensa de Paranavaí, o time da casa chegou a levar pressão na segunda etapa, mas conteve o seu adversário e saiu com os três pontos. Satisfeito com a equipe, o treinador do Vermelhinho não deve promover alterações na escalação.
Panoramas da partida
Certamente, a torcida Coxa-Branca espera uma evolução em relação ao futebol que a equipe apresentou na primeira partida. Embora ainda alguns erros sejam aceitáveis e se justifiquem pelo início da temporada, o time Alviverde precisará jogar mais para conseguir sair do Couto Pereira com os três pontos, impedindo que os líderes se afastem demais neste começo de competição. Nesse cenário, em que tudo ainda é complicado no começo, os jogadores precisam demonstrar ainda mais determinação e vontade em busca dos três pontos.
Ofensivamente, a equipe deve apresentar mais velocidade na frente. Os jogadores do meio-campo e do ataque Alviverde foram muito burocráticos na criação das jogadas diante do Operário, o que facilitou a marcação adversária. Thiago Primão, Rafael Silva e Ruidiaz precisarão trocar passes em velocidade para abrir a defensiva do Paranavaí e conseguir levar perigo ao gol adversário. Além deles, Robinho precisa entrar mais ligado no jogo e não errar tantos passes. No banco, Rafinha e Deivid são ótimas opções para o decorrer da partida.
Na parte defensiva, o Verdão precisará tomar cuidado com os contra-ataques do Paranavaí. Provavelmente, a equipe do interior decerá vir ao Couto Pereira bastante fechada, disposta a aproveitar os erros do Verdão para tentar um gol e jogar ainda mais a responsabilidade para o outro lado. Além destes tipos de lance, as jogadas de bola parada também devem ser explorada pelo ACP. Individualmente, a defensiva Coxa-Branca deverá prestar atenção no centroavante Renato Dias e no meia Alex Ricardo, dois dos destaques na vitória sobre o J. Malucelli.
Apoio nas arquibancadas
Depois de um longo período distante do Couto Pereira, finalmente a torcida Coxa-Branca retorna às arquibancadas do seu estádio para empurrar o time em busca da primeira vitória na competição estadual. Um triunfo diante do Paranavaí será extremamente importante para o objetivo na competição e, por isso, a partida deve ser encarada com seriedade. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba necessita de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2013 - 2ª rodada - turno
Coritiba x Paranavaí
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 23/01/2013, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Luccas Claro, Chico e Eltinho; Júnior Urso, Djair, Robinho e Thiago Primão; Raúl Ruidiaz e Rafael Silva.
Técnico: Marquinhos Santos
Paranavaí:
Naldo; Hesdras; Alex Noronha, Marinho e Anderson; Vieira, Schneider, Alex Ricardo e Carlinhos Bahia; Felipe Rafael e Renato Dias.
Técnico: Ney César
Árbitro: Rafael Traci/PR
Assistente 1: Adair Carlos Mondini/PR
Assistente 2: Maurício José Braga/PR
4º Árbitro: Cristiano Antônio Teixeira/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)