
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Operário se enfrentam nesta quinta-feira, 27, às 19h30, no Couto Pereira, em partida que abre a 9ª rodada do Campeonato Paranaense 2014. Depois de encaixar a terceira vitória consecutiva e atingir a liderança da competição, o Coritiba espera manter o ritmo e somar mais três pontos que podem ser suficientes para já garantir o Alviverde na próxima fase. Para isso, terá que superar uma verdadeira crise nos bastidores. Pela frente, um Operário que luta para evitar sua participação no Torneio da Morte. Sempre contando com uma das torcidas mais fieis do interior, o Fantasma ainda não engrenou e tenta somar pontos para entrar na faixa de classificação
Verdão conta com o retorno de Alex para seguir líder
No último final de semana, o Coritiba foi até Toledo para encarar o lanterna da competição e fez o que deveria ser feito: venceu. Com relativa facilidade, provocada muito por conta da fragilidade técnica do adversário, o Coritiba se impôs e chegou ao gol com Norberto. Após isso, o time relaxou e conseguiu levar um gol do último colocado da competição (que, por sinal, deixou claro o motivo de estar nesta situação). Na volta do intervalo, entretanto, Luccas Claro recolocou o Verdão à frente e devolveu o domínio total da partida. Júlio César ainda fechou o marcador para o Verdão, que só não fez mais gols devido à aparente displicência da equipe na hora das finalizações.
Destaques positivos para as atuações de Lincoln e Júlio César, dois jogadores que até então estavam fora dos planos mas que, pelo menos, mostraram ser muito mais úteis que qualquer atleta daquele time alternativo que iniciou o Estadual. Resta saber se manterão a regularidade, algo que, em 2013, passou longe de ser a virtude destes veteranos jogadores. Tudo se encaminhava para uma semana tranquila quando, ainda na tarde desta quarta-feira, uma verdadeira "bomba" estourou no Alto da Glória. Deivid viajou para o Rio de Janeiro e entrou com uma ação contra o Coritiba por conta dos atrasos no direito de imagem. A história ainda é obscura, mas, o que se sabe, é que falta de aviso não foi. Além disso, se está em contrato, é dever do clube honrar com suas obrigações. Quem paga o pato é a torcida, que mais uma vez se vê humilhada por seus irresponsáveis dirigentes, que não se cansam de jogar a imagem do Coritiba no lixo. Assim, Deivid, que foi responsável direto por manter o Coritiba na elite do futebol nacional em 2012, não deve mais vestir a camisa Alviverde.
Em relação ao time, Dado Cavalcanti já começa a ter que se virar com as opções que tem. Sem Roni, Geraldo, Leandro Almeida e Norberto (estes dois últimos os novos pacientes do fraquíssimo - para dizer o mínimo - setor de preparação física e departamento médico do Coritiba), o técnico Alviverde já é obrigado a arrumar o estilo de jogo da equipe. Na vaga de Leandro Almeida, Chico, que já atuou na partida em Toledo, assume a titularidade. No meio, Norberto será substituído por Júlio César, que formará a dupla de ataque com o estreante Zé Eduardo. No meio, Alex volta no lugar de Lincoln e terá a companhia de Robinho para criar as jogadas ofensivas. No restante, a equipe deverá ser a mesma que bateu o Porco no interior do Estado, no último final de semana.
Fantasma tenta mostrar que ainda assusta e luta por pontos
O Operário é uma das principais decepções deste Paranaense. Apontado no início da competição como uma das mais fortes equipes do interior, o Fantasma faz uma campanha extremamente discreta, a ponto de pouco frequentar o grupo dos oito primeiros colocados que estarão na próxima fase do Estadual. No último final de semana, a equipe ainda deu uma reagida com o gol salvador de Jorge Preá já ao final da partida, mas ainda segue na nona colocação e necessita desesperadamente de pontos para conseguir uma vaga na próxima fase.
Apesar disso, curiosamente a equipe de Gilberto Pereira é a que menos perdeu no campeonato (apenas uma vez, para o P. Clube) e está invicta quando atua fora de casa. A semana foi relativamente tensa para o Alvinegro de Ponta Grossa. O atacante Andrezinho, apontado como uma das peças mais importantes do time no início da competição, foi dispensado. A alegação da diretoria foi que o atleta apresentava problemas de relacionamento e, anteriormente, havia descumprido uma ordem da comissão técnica. Em relação à equipe que enfrenta o Coritiba, a tendência é que Jorge Preá apareça na equipe titular. Pedrinho e Vítor Hugo, que não atuaram diante do Maringá por estarem suspensos, voltam a ficar à disposição.
Panoramas da partida
Com mais ritmo de jogo e mais habituado à competição, o Coritiba deve apresentar um futebol melhor em relação às partidas contra o Rio Branco e J. Malucelli, disputadas no Couto Pereira. Do outro lado, estará um adversário que, embora precise de pontos, não deverá se abrir, apostando nas jogadas de contra-ataque para chegar ao gol de Vanderlei. Justamente por isso, a equipe Coxa-Branca deverá ter atenção durante os 90 minutos da partida e aproveitar as oportunidades de gol que surgirem. Também será necessário demonstrar disposição e regularidade durante toda a partida.
Ofensivamente, a volta de Alex eleva consideravelmente o nível de qualidade da equipe. Novamente na companhia de Robinho, o menino de ouro Alviverde dividirá as tarefas de criação e poderá ficar mais livre para buscar os espaços e aparecer como elemento surpresa na frente. A ausência de atletas de velocidade na escalação titular poderá ser um problema. Para solucionar isso, o Verdão deve abrir o jogo pelas laterais e utilizar o apoio de Carlinhos e Moacir para incomodar a meta adversária. Outro aspecto que chamará a atenção será a estreia de Zé Eduardo. Virtual substituto de Deivid, a torcida aguarda com ansiedade a atuação do novo homem gol Alviverde.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar cuidado, principalmente, com a dupla de ataque do Operário, que deverá ser formada por Jorge Preá e Abuda. Ambos já tiveram passagens por grandes clubes do futebol paulista e tentam reerguer suas carreiras no Operário. Além deles, o meio-campista Sandro, que já teve passagem por P. Clube e pelo próprio Coritiba é outro que deve ser bem vigiado. Por fim, é preciso atenção máxima nas jogadas de bola parada e os cruzamentos para a área Alviverde, visto que a dupla de zaga do Fantasma possui boa estatura e promete incomodar.
Apoio nas arquibancadas
Embora atrapalhado por fatores externos, como a grave do transporte público que afeta a capital, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira rumo à mais uma vitória na competição, o que daria tranquilidade na liderança e praticamente garantiria a vaga na próxima fase. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2014 - 9ª rodada - 1ª fase
Coritiba x Operário
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereia
Data: 27/02/2014, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Moacir, Luccas Claro, Chico e Carlinhos; Germano, Gil, Robinho e Alex; Júlio César e Zé Eduardo.
Técnico: Dado Cavalcanti
Operário:
Marcelo; Pedrinho, Renê, Vítor Hugo e Marquinhos; Richardson, Sidnei (Basso), Cléber e Sandro; Jorge Preá (Lucas Batatinha) e Abuda.
Técnico: Gilberto Pereira
Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Assistente 1: Sidney Pedro da Silva/PR
Assistente 2: Fabrício da Silva Martins/PR
4º Árbitro: Eduardo Elias Melek/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)