
Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Red Bull Bragantino teve uma campanha discreta no Campeonato Brasileiro de 2025, encerrando a competição na 10ª colocação, com 48 pontos, sem conseguir brigar mais de perto pelas primeiras posições. Para esta temporada, o clube manteve Vagner Mancini no comando técnico, treinador que gosta de trabalhar no esquema 4-3-3, apostando na mobilidade de Eduardo Sasha como referência no ataque.
Em 2026, o Massa Bruta começou o Paulistão de forma muito consistente e empolgante. A equipe ocupa a 3ª colocação, com 11 pontos conquistados em cinco jogos, somando três vitórias e dois empates, sem nenhuma derrota. O ataque marcou nove gols e a defesa segue intacta, sem ser vazada. Destaque para as goleadas sobre o Botafogo (5 a 0) e Corinthians (3 a 0), além da vitória por 1 a 0 contra o Noroeste e dos empates sem gols diante de Mirassol e Santos.
O artilheiro da equipe é John John, com três gols, mas o meia-atacante já está negociado com o Zenit, da Rússia. Além dele, o Bragantino segue com desfalques importantes: o zagueiro Guzmán Rodríguez, o lateral-esquerdo Vanderlan e o atacante Isidro Pitta, todos em recuperação de lesão.
O provável time que Mancini mandará a campo contra o Coritiba, no Couto Pereira, deve formar com: Cleiton; Agustin Sant’Anna, Gustavo Marques, Alix Vinícius e Juninho Capixaba; Gabriel, Eric Ramires (Matheus Fernandes) e Gustavinho; Lucas Barbosa, Eduardo Sasha e Vinicinho.
Em todas as competições foram disputados 13 jogos entre as duas equipes, com seis vitórias do Coritiba, três empates e quatro triunfos do Red Bull Bragantino. Esse histórico contempla também o Bragantino antes de ser adquirido pela Red Bull.
A partir de 2019, quando virou Red Bull Bragantino, foram 8 jogos com três vitórias do Coritiba, três do Red Bull e dois empates.
O último encontro entre essas duas equipes no Couto Pereira foi válido pelo Brasileirão de 2023 e o Red Bull Bragantino venceu por 1 a 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)