
AVALIAÇÃO
Por Gibran Mendes - COXAnautas.
O Coritiba foi até a Arena da Baixada com a invenciblidade de seis jogos em perder para o principal rival. Em jogo, além da vitória no clássico, a possibilidade de garantir o Supermando na segunda fase do Campeonato Paranaense 2010 com duas rodadas de antecedência. Com grande presença da massa Alviverde, o Coxa fez um grande primeiro tempo sendo amplamente superior ao rival, mas saiu atrás no placar. Já na segunda etapa, com um jogo mais equilibrado, o Cori empatou com um golaço de falta de Marcos Aurélio, que mais uma vez, decidiu um AtleTiba em favor do Coritiba.
Primeiro Tempo
A partida começou muito movimentada, com ambas as equipes buscando o gol. O empate parecia não passar pela cabeça de nenhum dos vinte e dois jogadores em campo que disputavam o maior clássico do futebol paranaense. Logo no primeiro minuto Bill recebeu a bola na ponta esquerda, tentou driblar e acabou perdendo a bola. Logo depois foi a vez de Renatinho buscar a jogada ofensiva, ele recebeu passe de Rafinha e avançou, mas se atrapalhou com a marcação e a bola saiu pela linha de fundo.
O Coritiba estava melhor em campo ofensivamente, criando jogadas com mais facilidade que o rival. Tanto é que o A. Paranaense chegou pela primeira vez ao gol de Edson Bastos aos 11 minutos com um chute de Javier Toledo, facilmente defendido pelo camisa 1 Alviverde.
No lance seguinte o Coxa seria claramente prejudicado no jogo. Renatinho recebeu a bola e invadiu a área, passou por Alan Bahia e foi derrubado. Mas o árbitro Heber Roberto Lopes não marcou a penalidade máxima a favor do Coxa. O Cori seguia mais perigoso no ataque e cinco minutos depois do pênalti não marcado, Fabinho Capixaba arriscou de fora da área e a bola passou muito perto do gol de Neto.
Aos 21 minutos o goleiro do rival faria outra grande defesa. O zagueiro Manoel se atrapalhou e cortou muito mal a bola, que caiu no pé de Marcos Aurélio. O camisa 10 do Cori bateu forte e o goleiro fez boa defesa. Um minuto depois Marcos Aurélio recebe dentro da área, dribla o goleiro e toca para o fundo das redes do goleiro Neto. Mas o árbitro paralisou a jogada marcando impedimento em lance complicado. Aos 24 Marcos Aurélio sofre falta de Rhodolfo na entrada da área, na cobrança ele cruza mas ninguém aparece para concluir. O Coxa seguia muito melhor do que o rival na partida.
Perto dos trinta Rafinha fez grande jogada driblando os marcadores e tocou para Marcos Aurélio. O baixinho do Cori pegou de primeira e a bola passou tirando tinta do travessão do gol adversário. Mais uma vez o Verdão esteve próximo de abrir o placar. Logo depois nova grande chance de gol Coxa. Falta em cima de Rafinha. Na cobrança jogada ensaiada e bola rolada para Marcos Aurélio que soltou a bomba e o goleiro Neto fez novamente uma grande defesa. No rebote Marcos Aurélio cruzou e Jeci desviou de cabeça e a bola explodiu no travessão.
Mas como no futebol quem não faz, leva, o castigo veio aos 35 minutos. A manjada jogada de bola parada do A. Paranaense deu certo mais uma vez. Netinho cobrou o escanteio no primeiro pau e o zagueiro Manoel, sem dificuldades, empurrou de cabeça para o fundo do gol de Edson Bastos. O A. Paranense abriria o placar com seu segundo chute a gol.
A equipe Alviverde parecia sentir o gol. Embora continuasse pressionando o time rival, as oportunidades não foram mais tão incisivas e claras. Tanto é que o Coxa só levou perigo ao gol de Neto novamente aos 43 minutos com uma cabeçada de Pereira após levantamento na área. Contudo a bola saiu por cima do gol adversário.
Aos 46 minutos Héber Roberto Lopes apitou o final do primeiro tempo com derrota parcial do Coxa, apesar do amplo domínio Alviverde
Segundo Tempo
O Coxa começou o segundo tempo da mesma forma que terminou a primeira etapa, em busca do gol. Logo aos quatro minutos boa jogada pela direita e Fabinho Capixaba cruzou para Bill, mas o goleiro Neto adiantou-se à jogada e ficou com a bola.
Aos cinco minutos, sem bola, Manoel agrediu Renatinho depois de fazer falta dura em Marcos Aurélio. Jogada típica para cartão vermelho, mas o zagueiro do rival sequer foi advertido. A força da pancada foi tão grande que o jogador teve que ser substituído e deu lugar para a entrada do argentino Ariel Nahuelpan
Aos 10 minutos boa jogada do ataque do A. Paranaense. A bola chegou para Bruno Mineiro, que livre, pegou de primeira mas mandou a bola longe do gol de Edson Bastos. O rival quase ampliou o placar.
Quatro Minutos depois Bill, na entrada da área, matou no peito e girou bonito, mas o chute explodiu em cima da defesa adversária. O jogo no segundo tempo estava muito mais truncado e as jogadas de ataque não aconteciam de maneira tão fácil como na primeira etapa, equilibrando a partida. Os jogadores do A. Paranense, por sua vez, valorizavam muito qualquer falta com o objetivo de esfriar o jogo.
O jogo seguia mais pegado e o Coritiba perdeu criatividade e velocidade com a entrada de Ariel no lugar de Renatinho. Aos 19 minutos Marcos Aurélio cobra falta pela esquerda, com curva, e o goleiro Neto socou para a lateral. No rebote Marcos Aurélio novamente tenta a jogada aérea, mas Neto segurou.
Quatro minutos depois bom lançamento para Walysson, que no mano a mano dentro da área cortou Triguinho e chutou rasteiro, para boa defesa de Edson Bastos. O Coritiba seguia buscando o empate, mas com o jogo mais pesado e a marcação mais fechada, não conseguia transformar em oportunidades de gol a posse de bola.
Novo lance de perigo Alviverde somente sos 27 minutos. Com cruzamento na área Bill subiu muito bem. A cabeçada passou muito perto do gol de Neto. Um minuto depois boa troca de passes do Coxa e Fabinho Capixaba, de esquerda, chutou forte. A bola passou por cima do gol assustando a torcida adversária.
Aos 31 minutos Rafinha fez boa jogada pela direita, deu um drible de letra em Manoel e sofreu a falta próxima a entrada da grande área. Marcos Aurélio ajeitou a bola com carinho e bateu com curva, no canto esquerdo do goleiro Neto e no lado contrário à barreira. Golaço do Coxa com direito a comemoração do ex-jogador do rival colocando as duas mão nos ouvidos.
Dois minutos depois o Coxa quase virou o jogo. A defesa adversária se atrapalhou e a bola ficou com Bill. Ele fintou o zagueiro e bateu forte, mas a zaga explodiu na defesa adversária. Dois minutos depois Fabinho Capixaba tocou para Edson Bastos, mas com pouca força, obrigando e o goleiro a sair para cortar a bola que encontraria Bruno Mineiro.
Um minuto depois Marcos Aurélio e Ariel bateram boca dentro da grande área. O camisa 10 alviverde tocou para o argentino e esperava a devolução da bola, já que ele entraria livre. O gringo preferiu a jogada individual, perdeu o lance e ambos bateram cabeça e discutiram.
O técnico Ney Franco promoveu a segunda alteração na equipe Coxa-Branca aos 39 minutos. Fabinho Capixaba saiu para a entrada de Rodrigo Heffner. Logo em seguida cobrança de falta da Marcos Aurélio e bola na área, Pereira ganhou de cabeça mas a bola subiu demais e foi para fora. Quase o Coxa vira o placar.
Aos 43 a boa chance seria para o A. Paranaense. J ogada pela esquerda da defesa Alviverde cruzamento da área. Paulo Baier apareceu livre e subiu para escorar de cabeça. A bola passou tirando tinta da trave de Edson Bastos. Quatro minutos depois, aos 47, de novo o experiente meia, ele recebeu livre na intermediária e chutou de longe com a bola passando por toda a área mas nenhum jogador para cortar ou complementar a jogada apareceu. Depois disso só restou o apito final de Héber Roberto Lopes.
O empate embora seja um bom resultado para o Coxa, acabou não sendo justo. O excelente primeiro tempo apresentado pelo Coritiba poderia lhe valer a vitória se não fosse o excesso de gols perdidos e o erro de Heber Antônio Lopes ao não marcar um pênalti claro para o Alviverde. Na segunda etapa a equipe perdeu velocidade e criatividade com a saída de Renatinho após agressão do zagueiro Manoel, mas conseguiu na raça empatar com um golaço de falta de Marcos Aurélio. O Coxa segue com a vantagem de quatro pontos sobre o rival na tabela faltando duas rodadas para o final da primeira fase do Campeonato Paranaense 2010. Agora a equipe se concentra já pensando no Luverdense, no Couto Pereira, em partida válida pela Copa do Brasil.
Destaque Positivo: Marcos Aurélio. Cada vez mais identificado com a torcida Coxa, o ex-jogador do rival foi mais uma vez seu carrasco. Marcou um golaço de falta e buscou as jogadas ofensivas durante todo o tempo. Menção honrosa para Leandro Donizete, que mais uma vez foi um guerreiro dentro de campo.
Destaque Negativo: Héber Roberto Lopes. O árbitro contribuiu diretamente no resultado da partida ao não marcar um pênalti claro em cima de Renatinho quando jogo ainda estava empatado sem gols. Ainda deixou de expulsar o zagueiro Manoel, que além de fazer falta dura em cima de Marcos Aurélio agrediu Renatinho que foi substituído em função do lance. Menção honrosa para Ariel, que entrou no lugar do meia, e não produziu rigorosamente nada em campo, a exceção de uma discussão com Marcos Aurélio.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)