
PARANAENSE
Apesar de poucos reforços, o técnico Antônio Lopes não tem do que se queixar, pois a diretoria do Alviverde manteve praticamente o mesmo time do final do ano passado, possibilitando tranqüilidade e seqüência ao trabalho do delegado. Além disto, a diretoria Coxa acabou reforçando a equipe justamente onde mais havia carência: no setor de criação, com a contratação do excelente meia Marquinhos (foto).
Mesmo contando com jogadores muito jovens como Ricardinho, Miranda, Rafinha, entre outros, o Coritiba pode-se considerar uma equipe bem experiente, pois a grande maioria dos atletas do Verdão treinam e jogam juntos há pelo menos um ano, sendo assim, o entrosamento, um dos pontos fortes do Coxa.
De acordo com os últimos treinamentos, o técnico Antônio Lopes demonstra abrir mão de jogar com dois volantes “pegadores”. Jogando no sistema 3x5x2, Lopes, definiu o meio campo com Ricardinho e Jucemar como alas, e Marquinhos, Capixaba e Roberto Brum, sendo que destes, apenas Brum tem a característica do volante “cão de caça”.
Para a surpresa de muitos, durante os treinamentos, o Delegado quando alterou o sistema tático para o 4x4x2, sacou um zagueiro e colocou o habilidoso Reginaldo Vital, formando o meio campo com Roberto Brum, Vital, Capixaba e Marquinhos. Nesta formação os meias Capixaba e Marquinhos terão mais liberdade para atacar. Resta ressaltar que em ambas as formações a equipe rendeu muito bem.
A incógnita ficará para o recém-formado ataque Alviverde. Para a partida de hoje, a tendência é de que Negreiros comande o setor, desde que esteja completamente recuperado das bolhas nos pés, sendo que seu companheiro poderá ser Luiz Carlos que se destacou e deixou Marciano na reserva, que provavelmente entrará no decorrer da partida.
Já o Engenheiro Beltrão, comandado pelo técnico Zé Humberto, está pronto para a sua estréia na primeira divisão do estadual e promete não fazer feio entre os grandes. O período de preparação foi longo e bastante movimentado. Nos últimos dias, em partidas amistosas, o Engenheiro Beltrão venceu o Nacional (2x1) e a Portuguesa-PR (3x1), além de conquistar um empate contra a bem-estruturada equipe do Cianorte (1x1), time do técnico Caio Júnior.
O Engenheiro Beltrão não deverá se arriscar muito ao ataque, até mesmo porque o empate fora de casa contra o atual Bicampeão pode ser considerado como uma vitória. Deixará assim a responsabilidade nas mãos do Coxa, que se jogar com objetividade e tranqüilidade, tem todas as condições de sair do Pinheirão com os três pontos.
Vale lembrar que a torcida do Alviverde ficará no habitual espaço para os torcedores visitantes no Pinheirão. As cadeiras superiores à direita serão disponibilizadas para os sócios do Coritiba, cujo acesso se dará por um portão logo após o acesso destinado à imprensa. Os instrutores contratados pelo Verdão chegarão mais cedo ao estádio da Federação para orientar os torcedores coritibanos.
Assim sendo, a temporada 2005 está aberta! Torcedor Coxa-Branca prestigie seu time, vá à campo e grite COXXAAAA sem parar! Vamos rumo ao Tri!!!
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)