
PARANAENSE
Apesar de ser uma partida decisiva, o clima de Coritiba x Paranavaí não lembrou em nada a emocionante conquista coxa-branca no ano passado. Apenas 6.500 torcedores assistiram à mais uma vitória do Coritiba no campeonato, justamente a que garantiu ao Verdão o primeiro lugar do grupo e o direito de decidir a semifinal em casa.
Além disso, o Coritiba terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais. O adversário é o Cianorte, uma das surpresas do campeonato, comandado por Caio Júnior. Por sua vez, o clube de Paranavaí deu adeus ao campeonato. Na outra semifinal jogam A. Paranaense e Londrina.
Durante os 90 minutos, o Coritiba mandou três bolas na trave e marcou duas vezes. Apesar disso, o jogo foi muito ruim, principalmente o primeiro tempo.
Luís Mário foi vetado momentos antes da partida e Antônio Lopes decidiu manter o esquema 4-3-3, treinado durante a semana. Mas em vez de Laércio, Lopes lançou o jovem Thiago Santos, de 19 anos. A experiência não deu muito certo. Thiago errou muitos passes e recebeu muitas críticas dos torcedores. No segundo tempo, Ígor entrou em seu lugar e passou a ajudar Capixaba na criação de jogadas. Dessa forma, o Coritiba chegou mais ao ataque e conseguiu os dois gols.
Na primeira etapa, quem começou assustando foi o Vermelhinho. Com um minuto, Neizinho teve boa chance na área. Ele girou em cima de Reginaldo Nascimento, mas escorregou e bateu fraco. No lance seguinte, Miranda furou ao tentar cortar um lançamento e Neizinho recebeu a bola na área, livre de marcação. Para sorte do Coritiba, o jogador chutou muito alto.
Daí para frente, o Verdão tomou conta do jogo e, mesmo de forma desordenada, assustou o goleiro Vílson algumas vezes. Aos cinco minutos, Ataliba experimentou de fora da área e a bola explodiu na trave direita. Outro bom lance aconteceu aos 28, com Tuta, que cabeceou e também mandou a bola na trave.
No segundo tempo, o Coritiba resolveu jogar bola durante 25 minutos e decidiu a partida. Logo aos dois minutos, Capixaba passou por dois e cruzou para Tuta, que perdeu o gol ao cabecear para fora. Pouco depois, Adriano - mais uma vez o melhor em campo - puxou contra-ataque e cruzou. Tuta cabeceou no chão, o goleiro não alcançou mas o zagueiro José Luciano salvou em cima da linha.
O artilheiro do Verdão não desistiu. Mantendo a média de um gol por jogo, aos dez minutos foi ele quem abriu a contagem. Adriano recebeu a bola no meio-campo e arrancou de forma espetacular pela esquerda, com direito a meia-lua no zagueiro. O lateral cruzou a bola e Tuta, com extrema categoria, tirou o zagueiro e tocou para as redes.
O Coxa chegou com perigo mais algumas vezes, mas aos poucos afrouxou a marcação e deixou o adversário pressionar. No lance mais perigoso do ACP no jogo, Itamar cobrou falta da intermediária com muita força, no canto esquerdo de Fernando. O goleirão fez grande defesa e, no rebote, abafou o chute de Márcio, impedindo o gol de empate.
No desespero, o Paranavaí avançou sua linha de zagueiros e deu espaço para o veloz ataque do Coritiba. Aos 44, Ígor recebeu a bola no meio-campo e lançou Tuta. O atacante esperou Aristizábal se colocar na área e cruzou. De primeira, o colombiano chutou cruzado e deu números finais ao jogo.
O Coxa jogou com: Fernando; Jucemar, Miranda, Reginaldo Nascimento e Adriano; Márcio Egídio, Ataliba (Cacique, aos 13 do 2º), Capixaba (Éder, aos 38 do 2º) e Tiago Santos (Igor, no intervalo); Aristizabal e Tuta. Técnico: Antônio Lopes.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)