
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Toledo se enfrentam neste domingo, 22, às 17h, no estádio 14 de Dezembro, pela rodada inaugural do Campeonato Paranaense 2012. Depois de um ano passado positivo, mas em que faltou aquele "algo a mais", o Verdão inicia uma nova temporada visando títulos. O primeiro desafio é o Estadual, competição em que o Alviverde pode ser considerado favorito absoluto. O adversário do compromisso inicial é o Toledo, time que subiu da divisão de acesso no último ano e que pretende incomodar os concorrentes em busca da vaga para a Série D do Brasileirão deste ano
Reformulado, Verdão tenta largar na frente mesmo jogando fora de casa
O ano de 2011 reservou boas emoções à torcida Coxa-Branca. Com recordes alcançados, boas campanhas em competições nacionais e o bicampeonato paranaense no currículo, o Coritiba acabou por consolidar a sua recuperação após um dos piores momentos de sua história e brilhou em muitas ocasiões, chamando atenção da mídia esportiva nacional por mais de uma vez. Após uma temporada de afirmação, chegou a hora de dar um passo a mais e, além de respeito, acumular títulos de expressão. Para isso, nada melhor do que iniciar a caminhada atuando em um campeonato em que é plenamente favorito, cujo principal concorrente manteve a base de um time rebaixado e implora por um estádio para jogar suas partidas, contando com o apoio irrestrito da federação.
O time que entrará em campo diante do Toledo apresentará caras novas. Jeci, Leandro Donizete, Léo Gago, Marcos Aurélio e Bill seguiram os seus caminhos para outros clubes e abriram espaço para a chegada dos reforços. Destes, Jackson, Júnior Urso, Lincoln e Marcel já farão suas estreias com a camisa titular do Verdão logo no primeiro jogo do ano e esperam repor, com a mesma qualidade, a perda do entrosamento da equipe com a saída dos atletas citados. Certamente, se demonstrarem garra e determinação, contarão com o apoio da Nação Alviverde.
No gol, Vanderlei segue como titular. Na direita, mesmo após o retorno de Jonas (que teve a sua negociação com o Santos fracassada mas ainda pode sair), Jackson aparece como titular. A dupla de zaga será formada por Pereira e Emerson, que já atuaram juntos por diversas vezes, enquanto que Lucas Mendes continua na esquerda. No meio, Júnior Urso e Willian fazem a contenção, enquanto que Davi, Rafinha e Lincoln flutuam na criação e terão toda liberdade para chegar à frente, onde Marcel comanda o setor. Este é o Coritiba 2012, que tenta brilhar com ainda mais intensidade que em 2011.
Com a cidade empolgada, Toledo tenta fazer bonito em sua volta
Após voltar à Divisão Especial na carona do Londrina, o Toledo tenta realizar um bom papel no Paranaense. Mas mesmo com a cidade bastante empolgada com o retorno do Porco à elite, a diretoria do Toledo mantém os pés no chão e afirma que a primeira meta é permanecer entre os grandes. Após isso, jogadores, treinador e todos da cúpula diretiva pensarão em objetivos maiores, como disputar o título do interior e tentar a vaga na Série D do Brasileirão.
A base do time que disputa o Estadual deste ano é a mesma que fez um bom papel na Divisão de Acesso. A aposta do conhecido técnico Rogério Perrô é na continuidade do trabalho, mesmo admitindo que o time ainda terá que fazer mais esforços para ser competitivo e vislumbrar algo maior. Os destaques da equipe estão no gol e no comando de ataque. Os experientes Oliveira e Irineu, respectivamente, terão a responsabilidade de comandar o time e carregar o Toledo para a metade de cima da tabela do Estadual.
Panoramas da partida
Neste primeiro compromisso de 2012, além da dificuldade em saber o que encontrará pela frente no aspecto técnico e tático, o Verdão terá a pressão de uma cidade empolgada em um acanhado estádio e o forte calor de Toledo como principais desafios na estreia do Paranaense. Entretanto, o Coritiba terá que fazer valer a sua condição de favorito, superar todas as adversidades e impor a sua maior qualidade técnica sobre a equipe do interior, acumulando os três primeiros pontos do campeonato.
Na parte ofensiva, pelo menos na parte teórica o esquema montado por Marcelo Oliveira parece interessante. Rafinha, Davi e Lincoln devem se movimentar constantemente no meio-campo, confundindo a marcação adversária, tirando os zagueiros da área e abrindo espaços, tanto para a chegada de jogadores surpresa de trás, como para as conclusões de Marcel. Além destas opções ofensivas, o Coritiba também poderá investir nas jogadas de bola parada, visto que Pereira e Emerson dominam muito bem este fundamento e podem auxiliar na frente.
Defensivamente, há pouco a se afirmar sobre o Toledo, visto que não são muitas as informações que chegam do interior a respeito do Porco. A impensa da cidade deposita as fichas no jovem meio-campo Ferraz, que se destacou nos amistosos de pré-temporada. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deve prestar atenção no atacante Irineu e no volante Eurico, jogadores que atuam no futebol paranaense há algum tempo, conhecem os caminhos para enfrentar o Coritiba e possuem certa qualidade.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente no estádio 14 de Dezembro para empurrar o Coritiba neste primeiro compromisso da temporada e ajudar o Verdão a estrear com o pé direito no Paranaense. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, milhares de Guerreiros Alviverdes estarão acompanhando a partida, na expectativa de uma grande vitória para que a caminhada se inicie com um bom motivo para alegria e otimismo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 1ª rodada - 1º turno
Toledo x Coritiba
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo
Data: 22/01/2012, domingo
Horário: 17h
Toledo:
Oliveira; Rafael Victor (Gerônimo), Rodrigo, Everton e Negretti; Edson, Eurico, Cícero e Ferraz; Diego Dedoné e Irineu.
Técnico: Rogério Perrô
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso e Willian; Rafinha, Lincoln e Davi; Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Antônio Denival de Morais/PR
Assistente 1: Roberto Braatz/PR
Assistente 2: Marcelo Pavan/PR
4º Árbitro: Rafael Pedro Feza/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)