
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O FC Cascavel conseguiu manter a base da equipe que disputou o paranaense de 2022 e faz um campeonato regular. A equipe está em 7º lugar na classificação com 11 pontos ganhos, mas ainda não garantiu lugar na próxima fase. Ainda faltam dois jogos a serem disputados, o primeiro neste domingo contra o Coritiba e na próxima semana contra o Foz do Iguaçu já rebaixado, portanto as chances de classificação são boas.
Mesmo que seja derrotado pelo Coritiba neste domingo de carnaval, se a equipe de Cascavel conseguir os três pontos no último jogo contra o time da fronteira, que será jogado no estádio Olímpico em Cascavel, se classifica sem depender de outros resultados.
A serpente aurinegra iniciou o campeonato com o técnico Ademir Fesan no comando, porém o treinador foi desligado do clube após sete partidas, com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Em seu lugar foi contratado Luiz Carlos Cruz, experiente treinador de 58 anos, que inclusive já havia passado pelo Cascavel em 2021. Em 2022 seu último trabalho foi no Guarani de Santa Catarina. Luiz Carlos comandou a Serpente nas últimas duas partidas com duas derrotas, para o Aruko em Maringá e Athletico na baixada. No jogo baixada, a equipe cascavelense foi muito elogiada pelo treinador pois deu muito trabalho ao time do Athletico, e na sua opinião, merecia melhor sorte na partida.
A equipe cascavelense além do paranaense, disputa este ano a série D do Brasileiro, portanto tem calendário cheio. A vaga foi conquistada devido à sua boa colocação no paranaense do ano passado, quando terminou a primeira fase em 5º lugar sendo eliminada nas quartas de finais pelo Maringá (vice-campeão).
Um dos destaques do elenco do FC Cascavel é o atacante Rodrigão, que já passou pelo Coritiba em 2019. Porém, acima do peso ideal, o jogador ainda não entrou em campo pela equipe. Outros destaques podem ser citados como o meia Wagner Gomes, que veio do Primavera de Indaiatuba, o zagueiro Ferreira (São Caetano), o lateral César Moraes (Paraná Clube) e Ferrugem (Ceilândia – DF).
Coritiba e FC Cascavel se enfrentaram ano passado no Couto Pereira valendo pela primeira fase do campeonato e o jogo terminou empato em 0 x 0.
Contra o Coxa a provável escalação da equipe deve ser: André Luiz; Libano, Ferreira, Willian e César Morais; Jacy, Robinho, Gaspar e Wagner; Ferrugem e Lucas Coelho.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)