
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Londrina se enfrentam nesta quarta-feira, 8, às 22h, no Estádio do Café, pela 6ª rodada do Campeonato Paranaense 2012. Líder isolado do campeonato com 100% de aproveitamento, o Verdão tem um novo desafio fora de casa para consolidar a sua posição e já vislumbrar o título deste turno, garantindo, antecipadamente, uma vaga na final. Pela frente terá o Londrina, que volta à primeira divisão do Estado neste ano e que busca retomar as boas condições do passado, quando era um time difícil a ser batido, principalmente em sua cidade
Time quer consolidar melhor entrosamento com um bom futebol fora de casa
No último sábado, 4, o Verdão recebeu o Arapongas, no Couto Pereira, debaixo de um sol e calor típicos do interior do Estado. Mas nem a temperatura de cerca de 34ºC foi capaz de segurar o ímpeto Alviverde. Embora tenha sofrido um pequeno susto com o empate no primeiro tempo da boa equipe do interior, o Verdão jamais teve a sua vitória ameaçada, impôs a sua maior qualidade técnica ao natural e, sob a condução de Rafinha, Renan Oliveira e Lincoln (que fez a sua melhor partida com a camisa do Coritiba), goleou o Arapongas, mantendo os 100% de aproveitamento no Paranaense.
A vitória sobre o Alviverde do interior teve ainda mais sabor no domingo, quando Cianorte e A. Paranaense empataram e deram a liderança isolada da competição para o Coritiba, o que dá, ao Verdão, uma tranquilidade maior para desenvolver o trabalho rumo à conquista da primeira meta da equipe, que é conquistar o primeiro turno e entrar com força para vencer também o returno, evitando, assim como no ano passado, uma decisão. Para isso, o técnico Marcelo Oliveira sabe que precisa manter os jogadores motivados e, acima de tudo, focados em cumprir as metas traçadas.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca deve retornar à formação considerada titular neste início de temporada. Com Jonas lesionado no joelho e contando com suas boas atuações, Jackson assume, definitivamente, a condição de titular na direita. Na posição de segundo volante, Tcheco vem apresentando ótima condição física e permanece na função, deixando Júnior Urso no banco. Na criação, Davi retorna após um jogo de descanso, o que deixará Renan Oliveira novamente como opção. No restante, a equipe será a mesma que goleou o Arapongas.
Ameaçado, Londrina tenta encontrar seu caminho para não conviver com fantasmas
Depois de um ano afastado da divisão principal do Paranaense e após sofrer com sucessivas administrações que quase acabaram com a rica história de um dos mais tradicionais clubes do interior do Estado, o Londrina voltou à elite nesta temporada com a proposta de lutar pelo título do campeonato. Entretanto, neste início de competição, o clube está longe de cumprir a sua meta. Com uma vitória em cinco jogos, o Tubarão convive com a zona do rebaixamento e quer evitar uma possível volta à divisão de acesso, o que atrasaria bastante o projeto de reconstrução do clube.
O time reclamou muito da arbitragem na partida contra o Iraty. O árbitro Robson Toloczko Coutinho (que já demonstrou um péssimo nível técnico em um dos jogos do Verdão no ano passado), conseguiu a proeza de errar na contagem dos cartões, expulsando injustamente o atacante Wéverton. Além dele, o ala Wendell (também expulso), o volante Silvio (que recebeu o terceiro amarelo) e o zagueiro Rogério (contundido) desfalcam a equipe. Por outro lado, o atacante Alexandre Oliveira, ex-Coritiba, que fez um lindo gol de bicicleta contra o Iraty, parece estar recuperado de lesão e deve jogar.
Panoramas da partida
Depois de um bom desempenho no Couto Pereira, o Verdão tenta consolidar a boa fase com uma atuação consistente fora de casa, coisa que ainda não aconteceu neste Campeonato Paranaense. Na partida contra o Londrina, além de uma equipe que busca dar uma resposta ao seu torcedor, o Verdão também terá que driblar o forte calor do Norte do Estado e a própria torcida do Londrina, que deve comparecer em bom número ao estádio do Café. Justamente por isso, o Coritiba deve entrar bastante ligado na partida, marcando forte e saindo em velocidade nos contra-ataques.
Ofensivamente, o Coritiba deve manter as suas características quando atua dentro do Couto Pereira, abusando da velocidade e troca de passes entre os meias para confundir a marcação adversária e criar espaços para as finalizações de Marcel. Jackson e Lucas Mendes, pelas laterais, devem continuar apoiando o ataque para que o Alviverde tenha opções de ataque também pelas pontas do gramado. Novamente, as jogadas de bola parada, que se mostraram efetivas com Emerson na última partida, devem ser utilizadas com frequência.
Na parte defensiva, o Verdão precisará tomar cuidado com a dupla de atacantes do Tubarão. Alexandre Oliveira, que já teve uma boa passagem pelo Coritiba, é o principal jogador da equipe Alviceleste e deve ser vigiado. Warlley ou Arthur, que disputam a vaga ao seu lado, também são bons jogadores e merecem atenção, especialmente Warlley que já atua há um bom tempo no futebol paranaense. Por fim, o Verdão deve conter as investidas do lateral Ayrton, que costumar apoiar, com qualidade, o ataque da equipe londrinense.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do estádio do Café para empurrar o Coritiba rumo a mais uma vitória no Campeonato Paranaense, o que aproximaria o Verdão da conquista do primeiro turno. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a galera Alviverde enviará energias e vibrações positivas rumo à sexta vitória consecutiva, afirmando-se na competição.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2012 - 6ª rodada - 1º turno
Londrina x Coritiba
Local: Estádio do Café, em Londrina
Data: 08/02/2012, quarta-feira
Horário: 22h
Londrina:
Danilo; Ayrton, Élson, Fernando e Fabinho; Serginho Paulista, Bruno, Silvinho e Rodrigo (Bida); Arthur (Warlley) e Alexandre Oliveira.
Técnico: Cláudio Tencati
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian e Tcheco; Rafinha, Lincoln e Davi; Marcel.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Leandro Júnior Hermes/PR
Assistente 1: Roberto Braatz/PR
Assistente 2: Adair Carlos Mondini/PR
4º Árbitro: Leonardo Sigari Zanon/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)